Os métodos de ensino são importantes não apenas para construção do saber. Eles também refletem os valores de uma instituição. Ao longo do tempo, descobrimos que o conhecimento pode ser transmitido de diferentes maneiras. Assim como a humanidade passou por transformações, os métodos de ensino também mudaram. Se há algumas décadas, acreditava-se que a único modelo de aprendizagem eficaz era aquele centrado na figura do professor, hoje sabemos que existem diversas formas de aprender.
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Mas afinal, que é um método de ensino?
Chamamos de método de ensino e de aprendizagem a maneira como o conteúdo será transmitido por professores para crianças na escola. Portanto, ao elaborar seu Projeto Político Pedagógico (PPP), todas as escolas têm autonomia para escolher, dentre os diversos métodos de ensino, o mais adequado para refletir os valores defendidos pela instituição.
Se por um lado a escola tem liberdade para escolher o modelo de aprendizagem, por outro ela ainda deve cumprir com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do conteúdo programático, o método de ensino também é responsável por determinar os tipos de avaliação da aprendizagem dos alunos em cada ano escolar.
Apesar do método tradicional ser o mais conhecido, diferentes novas abordagens têm sido adotadas no Brasil. Suas diferenças podem ser notadas principalmente no papel ocupado por aluno e professor dentro do processo de aprendizagem. Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a eficácia deles, confira abaixo a lista que preparamos.
Tradicional
Dentre todos os métodos de ensino, a abordagem tradicional, como o próprio nome sugere, é a mais convencional dentre todas e integra a prática educacional formal. O modelo predominante no país tem como princípio uma relação vertical de exposição de conhecimentos e cobrança de resultados. Desse modo, o professor ocupa uma posição central, como o detentor do conhecimento, e o transfere as informações para a criança. A absorção desse conhecimento ocorre de maneira passiva.
Nesse método, existe uma ênfase nos exercícios, repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização, visando disciplinar a mente e criar hábitos. As aulas são sempre expositivas e o desempenho é analisado por meio de provas. Os alunos que não conseguirem atingir as metas propostas, dentro do tempo estabelecido, ou cujos resultados forem insatisfatórios, são reprovados.
As escola que utilizam o método tradicional se organizam por séries e o número de alunos em cada sala varia. Acredita-se que os esforços da criança e seu comprometimento com o conteúdo são determinantes para o alcance de bons resultados em provas e vestibulares.
Método de ensino construtivista
Ao contrário do modelo tradicional, o método construtivista coloca o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. A educação não é vista como uma simples transmissão de conhecimento, mas sim como uma construção de aprendizagem base na experiência do aluno. Assumindo a posição de um sujeito ativo, a criança é estimulada a buscar por seus próprios interesses, levantar questionamento e buscar soluções para os problemas dentro do seu próprio tempo, de acordo com a sua realidade
Esse método tem como base os trabalhos do biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e propõe um currículo bastante flexível. A escola construtivista possui uma abordagem filosófica e científica. Como filosofia, dois conceitos se destacam como formas de conceber o conhecimento: racionalismo e empirismo. O racionalismo concentra o conhecimento no sujeito em seu interior. Enquanto o empirismo possui o conceito de conhecimento a partir dos sentidos e objetos, ou seja, do contato do sujeito com o mundo. Já em sua abordagem científica, o construtivismo busca entender a gênese do conhecimento, isto é, como o conhecimento é construído.
Em território nacional
O método chegou no Brasil por volta da década de 1980 e defende a organização da escola em ciclos ao invés de séries. Além disso, uma sala de aula construtivista conta com poucos alunos, para que haja o acompanhamento da evolução do aprendizado e a intervenção do professor sempre que se faça necessário. O papel do professor é propor e incentivar o desenvolvimento das atividades, e não impô-las. Nesse sentido, os alunos são incentivados a participar constantemente das discussões, seja para expor opiniões ou tirar dúvidas.
Outra característica marcante da escola construtivista é a ênfase dada ao erro, considerado um elemento importante para o crescimento e construção da aprendizagem. O aluno aprende a aprender, por isso o trabalho em grupo também é bastante valorizado.
A BNCC prevê que o aluno deve concluir os anos de ensino sendo capazes de aplicar o conhecimento adquirido na prática. Essa é exatamente a proposta do método, por isso ele vem substituindo cada vez mais o método tradicional. Contudo, sua aplicação integral ainda recebe muitas críticas, uma vez que o contexto da educação brasileira não permite a adoção do modelo em todas as escolas. A desigualdade social não permite que todas as escolas tenham condições estruturais para colocar uma quantidade reduzida de alunos por sala e nem alterar a forma de trabalho dos professores.
Apesar do modelo sugerir a abolição dos métodos avaliativos, no Brasil as escolas também aplicam provas e podem ocorrer reprovação de alunos.
Método Montessoriano
O modelo montessoriano foi criado pela médica italiana Maria Montessori (1870 – 1952), e possui como maior princípio o respeito e compreensão da individualidade da criança. O ambiente montessoriano é organizado de maneira que estimule a autonomia e independência da criança durante o processo de aprendizado. Nesse contexto, os professores se tornam facilitadores do conhecimento, assumindo um papel de guia do processo ao tirar dúvidas e ajudar os alunos a superar dificuldades.
Cada indivíduo se desenvolve em seu tempo e de maneira independente, seguindo seu próprio ritmo de desenvolvimento neurológico e social. Desse modo, as classes são mistas em relação à faixa etária e podem ser organizadas por série ou ciclos, tendo como parâmetro módulos obrigatórios a serem cumpridos. Essa organização que uma criança ensine a outra, permitindo a troca de experiências.
O método montessoriano possui 6 pilares:
1- Autoeducação: o aluno deve aprender sozinho, sem grande interferência de adultos.
2- Educação cósmica: tudo está interligado. Áreas separadas se tornam abstratas, por isso, todo o conteúdo possui um vínculo.
3- Educação como ciência: a análise e compreensão do comportamento das crianças.
4- Ambiente preparado: o ambiente é propício para que as crianças tenham liberdade e autonomia. Além de objetos na altura do alcance das crianças, o espaço de aula também é minimalista, contendo apenas o necessário para o desenvolvimento das atividades.
5- Adulto preparado: o papel do adulto é observar as crianças e intervir somente quando necessário. A maior regra desse passo é nunca fazer pela criança aquilo que ela pode fazer sozinha.
6- Criança equilibrada: quando a criança se encontra concentrada, isso significa que ela está em equilíbrio. É importante que não haja a interrupção de um adulto neste momento.
A abordagem montessoriana se baseia na observação e compreensão da verdadeira natureza do indivíduo por meio de experiências sensoriais que serão úteis para a vida. Cozinhar, cuidar da natureza, compreender a importância do respeito ao próximo, organizar o ambiente da escola, aprender a se vestir e cuidar dos mais novos são algumas das habilidade trabalhadas pela escola montessoriana.
No que se refere à avaliação, ela pode ser feita por meio de registros do professor, monografia ou provas.
Pedagogia Waldorf
O método Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925) e foi aplicado pela primeira vez em uma escola para filhos de operários alemães de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf-Astoria.
Segundo a visão antropológica do método, os princípios gerais do desenvolvimento dos seres humanos ocorrem em etapas de sete anos, os denominados setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais a criança demonstra diferentes interesses, levanta questionamentos e possui necessidades concretas.
Durante o primeiro setênio (de zero a sete anos) a criança se desenvolve fisicamente e esse período é bastante importante para determinar se ela terá uma maior ou menor capacidade de atuar com liberdade ao longo de sua vida adulta. O desenvolvimento do corpo é fundamental à educação, pois é por meio dele que o indivíduo cumpre sua missão. A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã.
Sua estrutura se baseia em 3 colunas principais: pensar, querer e agir. Essa abordagem busca o desenvolvimento do ser como um todo, não apenas intelectualmente, e tem como objetivo criar indivíduos livres mas plenamente responsáveis. Sendo assim, todas as atividades desenvolvidas na escola visam estimular sempre a autonomia e a independência
Além de fortalecer o aspecto emocional de cada criança, o método de ensino também valoriza a imaginação, os sentidos e a criatividade. integração do humano com a natureza. Por meio de trabalhos manuais, artísticos e colaborativos, o alunos tem uma relação intensa com a natureza.
Avaliação
Na abordagem Waldorf, o professor atua como um facilitador do conhecimento e acompanha a turma de alunos desde a fase inicial até completarem 14 anos de idade. No primeiro setênio, as crianças aprendem por meio de jogos e brincadeiras. Portanto, o processo de alfabetização inicia-se a partir dos 7 anos.
Além das disciplinas obrigatórias do currículo nacional, os alunos também têm aulas de música, teatro, dança, artesanato e idiomas. A avaliação é feita de modo a englobar mais do apenas o conteúdo programático, compreendendo também habilidades sociais, virtudes, interesses e força de vontade.
Diferentes métodos de ensino: a educação que transforma e se transforma
Como vimos, existem difrentes métodos de ensino disponíveis. Em outras palavras, isso quer dizer que existem diversos caminhos e possibilidades para o desenvolvimento da educação das crianças. Reunimos aqui apenas alguns dos métodos de ensino utilizados pelas escolas e mesmo com abordagens diferentes, todos tem apenas um objetivo: promover uma formação de qualidade ao indivíduo.
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Muito bom o conteúdo 😉
Olá, Kellen!
Muito obrigada pelo seu feedback! 😀
Grande abraço!
amigo o governo no brasil eles nao respeita sertas estrategia estou teno dificuldades para responde certa coisas porque el se mete em tudo ate minha empresas no brasil ele querem obter ordem em tudo e olha sou um adiministrador da ecolas geral no brasil enterncional eles fica em cima feito orubu sem asas querem voa nas minha empresas mas ele se da mal nao trablho sozinho vc sabe quanto socios tem no trunal de conta qual o brasil e controlado por mim vc sabia que o brasil tem q pagar todo anos 400 bilhoes de juros eles fica se meteno empresas dos zotros fica qurendo enpor ordem mas eles pesam q as empresas esta abdonada e ai q coisa tem exido emquanto ele pesam o contrario a uniao esta de olho no brasil amigo vou muda sim muitas coisas mas nao agora nao ,
Material muito bom, é mt informação. Assim como nossos alunos precisamos de meios para assimilar melhor o td.
Talvez o uso de vídeos, imagens e exemplos tornasse mais real e pedagógico as definições.
Olá, Rosemary!
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Grande abraço!
🙂🙂🙂