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A importância da rotina na educação infantil

rotina na educação infantil

Por que a rotina na educação infantil é tão importante? Apesar de parecer algo simples, construir uma rotina para os pequenos é fundamental para o desenvolvimento deles como adultos responsáveis e conscientes.

Portanto, implementar isso não significa preencher o dia das crianças com várias atividades para que fiquem ocupadas na escola. Cada atividade proposta no planejamento tem como objetivo educar e utilizar o tempo como aprendizado. 

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De modo geral, a ideia de rotina está associada a organização de tempo. Na vida adulta, o tempo é organizado para cumprimento de obrigações ou aumento de produtividade. Mas, quando se fala em rotina na educação infantil, organização vai além da otimização do tempo e trata também de ações pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do que se espera da criança quando ela se tornar um adulto.

Segundo a pedagogia Waldorf, os primeiros sete anos de vida da criança são marcantes para o seu desenvolvimento físico e, portanto, determinantes para sua capacidade de atuar com liberdade na vida adulta. Em outras palavras, a rotina na educação infantil ajudará a criança a se tornar um adulto autônomo e responsável. Nesse momento, a escola ocupa um papel de cuidado e educação.

O que diz a BNCC sobre a rotina na educação infantil?

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a rotina na educação infantil é muito importante e deve ser aplicada para promover o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, a BNCC destaca que a rotina não deve ser rígida, mas sim flexível o suficiente para atender às necessidades e interesses dos estudantes.

Por siso, a rotina na educação infantil deve ser estruturada para equilibrar momentos de atividades teóricas com momentos de brincadeiras livres e exploração.

A BNCC normatiza que na educação infantil, educar e cuidar são tratadas como duas diretrizes que se fundem. Isso porque nos primeiros anos de vida, os pequenos estão abertos para as descobertas do mundo e ainda encontram-se dependentes do adulto. A educação se faz pelo cuidado, uma vez que nesse período, a imitação também é mecanismo usado para aprendizagem, seja no ato da fala, nos fazer e até mesmo no comportamento.

Vantagens da rotina na educação infantil 

A infância é o momento em que a criança está formando sua personalidade, construindo caráter, adquirindo a concepção de sociedade. A escola permite que ela saia do círculo em que está sua família e interaja com pessoas novas, que muitas vezes não vivenciam a mesma realidade que ela.

Por isso, muitas vezes, a rotina pode ajudá-las nesse momento de mudança. Maria Alice de Rezende Proença, mestre em didática, afirma que: 

“A rotina estruturante é como uma âncora do dia-a-dia, capaz de estruturar o cotidiano por representar para a criança e para os professores uma fonte de segurança e de previsão do que vai acontecer. Ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escola, diminuindo a ansiedade a respeito do que é imprevisível ou desconhecido e otimizando o tempo disponível do grupo.”

Dessa maneira, as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em cada detalhe do planejamento escolar são fundamentais para a formação da criança em um ser consciente. Essa organização garante vários benefícios, veja quais são as principais vantagens da rotina na educação infantil :

1- Desenvolvimento da autonomia

A rotina escolar desenvolve a autonomia nos alunos, pois uma vez que a ordem das atividades foi memorizada, a criança passa a ter noção dos horários e consegue se organizar sozinha dentro daquilo que está fazendo. Isso faz com que ela queira cada vez mais buscar sua independência e liberdade, sem ter depender de um adulto para saber o que vai acontecer.

2 – Aumento da disciplina

Ter uma rotina na educação infantil também está ligada a cumprir atividades em sala de aula. Dessa forma, os alunos começam a ter mais disciplina, podendo levar essa qualidade durante toda a sua vida.

Mas, é importante que as famílias estimulem essa característica para que o trabalho feito na escola seja reforçado em casa. Portanto, por exemplo, os responsáveis devem distribuir responsabilidades que devem ser cumpridas para os pequenos.

3 – Melhora na comunicação

Muitos não imaginam, mas a rotina na educação infantil ajuda também a desenvolver a comunicação. Isso se dá pois afora elas passam a ter um convívio diário com outras crianças, fazendo com que elas comecem a criar vínculos fora de casa. Além disso, elas podem melhorar a sua capacidade argumentativa, aprendendo a dialogar e se defender.

4 – Promove responsabilidade e organização

A responsabilidade e a organização são qualidades que podem ser ensinadas por meio da rotina. Uma vez que os alunos têm um cronograma proposto, eles precisam segui-lo. Com isso, as crianças passam a perceber que é preciso ter responsabilidade e organização para cumprir com as tarefas impostas.

5 – Facilita a avaliação dos alunos

Torna-se mais fácil avaliar as práticas pedagógicas por meio da rotina. Os professores conseguem perceber quais metas que foram designadas estão sendo cumpridas ou não. Com isso, fica mais claro o que eles devem fazer para ajudar os alunos a melhorarem.

Como organizar a rotina na educação infantil?

Organizar uma rotina escolar não significa planejar o máximo de atividades possível para que a criança esteja ocupada durante toda sua permanência na escola. Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, autoras de  Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil, afirmam a rotina na educação infantil deve ser planejada de modo a incluir atividades que supram três tipos de necessidades das crianças: biológicas, psicológicas e sociais-históricas. 

O dia escolar deve ser planejado desde a entrada até o momento em que as crianças reúnem seus pertences para irem embora. Após os primeiros dias, a execução das atividades se tornará natural.

Rotina na educação infantil

1) Recepção

A recepção representa a primeira parte da rotina escolar e precisa ser animada, para que as crianças se sintam motivadas a passar aquele dia na escola. É fundamental que os educadores acolham os estudantes, para que eles se sintam seguros naquele ambiente.

Durantes os primeiros anos, é bastante comum que os pequenos tenham um pouco mais de dificuldade para se separar dos pais. Essa resistência pode ser superada por meio de um trabalho conjunto entre família, professores e coordenadores. 

Nesse sentido, os educadores podem receber os alunos com músicas, vídeos e brinquedos na sala. Também podem ser disponibilizados materiais para desenho, como papel, giz de cera e canetinha. Os alunos devem entrar, colocar seus pertences no lugar combinado e aguardar os colegas de classe. O zelo pelo ambiente da escola e pelos materiais didáticos contribuem para formação de uma consciência responsável. 

2) Atividades educativas

Na educação infantil, a aprendizagem não ocorre em aulas expositivas. O conteúdo programático pode ser passado de diferentes maneira, de acordo com o método de ensino adotado pela escola. Nesse momento, o professor deve despertar o interesse das crianças em aprender de maneira lúdica, para que as atividades sejam agradáveis.

Portanto, o plano de aulas também pode incluir atividades lúdicas com massinha, tinta, momento de história, roda de brincadeiras, etc.

Os recursos tecnológicos podem ser bastante explorados ao mesmo tem que trabalhar com materiais recicláveis também é um caminho para estimular as pequenas mentes. Quanto mais diversificadas forem as atividades ao longo da semana, mais atraídos os alunos ficarão para realizar as tarefas. 

3) Alimentação

O recreio, ou hora do lanche, deve estar inclusa na rotina da educação infantil. Mas, dependendo da duração da jornada escolar (integral ou meio período), a criança pode fazer uma ou mais refeições na escola. Na infância, os pequenos têm pouco conhecimento sobre texturas e sabores, por isso ele deve ser incentivado a experimentar.

Produtos industrializados não são uma boa opção de alimento, já que são prejudiciais a saúde. A escola deve encorajar as famílias a adotarem hábitos mais saudáveis, priorizando legumes e frutas no lugar de doces, frituras e refrigerantes. Se o espaço permitir, uma pequena horta pode ser feita. 

Após a alimentação, é preciso estimular as crianças à ajudarem na limpeza do espaço. Portanto, incentive-as a jogar os restos na lixeira e cuidar de suas lancheiras. Se houver coleta seletiva, oriente-as sobre a importância da reciclagem e o descarte correto do lixo. 

4) Higiene

Os cuidados com a higiene também fazem parte dessa rotina e do aprendizado infantil. A lista de material deve incluir pasta e escova de dente, para que a criança possa aprender o hábito de escovar os dentes após as refeições. Além disso, os pequenos também devem ser ensinados sobre a importância de se lavar as mãos constantemente. Esses momentos também dão espaço para discutir assuntos como sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

5) Hora de brincar

O psicólogo Lev Vygotsky afirma que ao brincar, a criança está tentando se conectar ao mundo. Portanto, além de trabalhar a dimensão lúdica (parte do universo da criança), o ato de brincar também tem um papel muito importante na consolidação das aprendizagens, na vivência e representação do mundo.

É crucial que dentro da rotina, o estudante encontre um momento em que poderá brincar mais livremente, se divertir, testar os limites do seu corpo no parquinho e diversificar suas as interações. Esse tempo oferece não apenas um descaso para a mente dela, mas também oferece uma oportunidade de autoconhecimento.

6) Descanso

A soneca no meio do dia é essencial para as crianças. Apesar de terem mais energia do que adultos, elas precisam de mais horas de sono. O processo de aprendizado consome bastante atenção dos pequenos, por isso a gestão deve preparar um espaço para o momento de descanso.

Além disso, o ambiente pode contar com pufes, colchonetes, almofadas e mantinhas, além de ser em uma área pouco barulhenta. Todos os elementos devem harmonizar um clima tranquilo para que a criança relaxe.

7) Preparação para a saída

Sem dúvida, os momentos finais das aulas são os demais euforia. Na última hora do dia, os professores podem revisar o que os pequenos aprenderam naquele dia, conversar sobre os planos para o resto do dia e incentivar os alunos a organizar o espaço da sala. Também é importante que as crianças reúnam seus pertences para evitar esquecimentos.

8) Crie um planejamento mensal e semanal

Essa é uma dica para os gestores e educadores pois para se criar uma rotina na educação infantil, é preciso dar atenção aos pequenos ciclos. Assim, observe quais atividades estão previstas para o mês e separe-as ao longo das semanas.

Vale ressaltar também que é importante os gestores analisarem, no início de cada semana, quais são as atividades designadas analisando o que precisa ou não de adaptação.

9) Organize os horários

Para os pequenos e os responsáveis entenderem a rotina, organize as atividades nas agendas dos alunos. Com isso, as crianças começarão a se programar para cada atividade e, com o passar do tempo, elas saberão administrar sozinhas os compromissos.

10) Diversifique as atividades

Você pode e deve investir em diversas atividades na rotina da educação infantil. Isso porque quando os alunos estão fazendo tarefas do mesmo tipo, podem acabar perdendo o interesse e ficando desmotivados.

Portanto, para não deixar a rotina muito monótona e nem pesada, varie as atividades. Vale também intercalar as tarefas, por exemplo, um momento de teoria, outro para recreação e assim por diante.

Publicado em:Ambiente Escolar

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