Menu fechado

Saiba tudo sobre o Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que organiza a proposta educacional de uma escola.  Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, todas as escolas do país são legalmente obrigadas a elaborar o projeto pedagógico anualmente. A proposta surgiu em um contexto de luta por uma gestão democrática do ensino público, que garantisse a autonomia individual de cada instituição de ensino.

Existem alguns aspectos básicos que devem estar presentes na elaboração do PPP e eles podem ser organizados em três partes fundamentais: missão da escola; contexto na qual está inserida; e seu projeto pedagógico. O projeto deve prever os aspectos relativos aos valores que a escola deseja estabelecer como base. Além de estabelecer os parâmetros teóricos, ele também deve indicar práticas e prazos que deverão ser desenvolvidos ao longo do ano letivo. 

Apesar de ser um documento essencial para guiar as ações futuras das escolas, este documento acaba se transformando em um arquivo de gaveta. Se você ainda tem dúvidas sobre como elaborar o projeto, quais itens ele deve abordar e que motivos o fazem ser uma etapa importante no seu planejamento anual, vem com a gente!

Leia também:

+ Itinerários formativos: as polêmicas adaptações do Novo Ensino Médio

Por que devo fazer um PPP para minha escola?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um guia que organiza os objetivos da escola junto com as diretrizes que a levarão a alcançar suas metas, cumprindo sua função social com qualidade. O PPP também deve responder ao ideal de uma gestão democrática, uma vez que sua construção é coletiva. Cada um dos P’s que compõem o nome do documento detalha o que se espera dele.

Projeto – é um planejamento feito com o propósito de organizar e antecipar ações.

Político – ele se refere ao papel social da escola, por isso dialoga com a sociedade, mais especificamente a comunidade escolar.

Pedagógico – cumpre o currículo obrigatório e reforça o compromisso com a aprendizagem do aluno. 

Essas três dimensões são indissociáveis. A escola se constituiu em uma dinâmica política pedagógica, cujo papel é formar cidadãos responsáveis, críticos e  conscientes de seu papel como indivíduos e como grupo dentro da sociedade. O projeto de educação deve apresentar uma proposta emancipatória condizente com a identidade da escola e seu público.

Por que o PPP é importante?

Dessa forma, o PPP é importante para toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, funcionários e gestores. O planejamento tem ancoragem na avaliação da instituição, cujo propósito deve ser oferecer uma educação de qualidade e garantir o sucesso dos alunos. Sendo assim, toda a comunidade escolar deve participar ativamente do processo de elaboração do plano pedagógico. Cada agente, dentro do seu ponto de vista, vai levantar problemas e o  grupo trabalhará em conjunto para encontrar possíveis soluções, indicando as ações que trarão o resultado esperado.

Além de incentivar a união da comunidade escolar, o Projeto Político Pedagógico também reforça a transparência, valor indispensável para uma boa gestão. Ao longo do ano letivo, as diretrizes apontadas no plano servirão como guia para que toda a escola possa direcionar seus esforços de maneira eficiente.  

Sem dúvida, elaborar o PPP é um processo complexo. Ele deve ser completo o bastante para não gerar duplas interpretações, ao mesmo tempo em que precisa ser flexível para se adaptar às necessidades de aprendizagem. 

Projeto Político Pedagógico

Formato

O plano pedagógico pode ser estruturado de diversas formas mas, necessariamente, deve abordar a missão da escola, o contexto em que está inserida, indicativos sobre aprendizado, recursos que a escola dispõe, as diretrizes pedagógicas e o plano de ação. 

Primeiramente, o gestor deve abrir o documento com a identificação da escola. Devem constar o nome da instituição, endereço, CNPJ, registro civil, entidade mantenedora, além do nome do diretor, coordenador pedagógico e dos membros que compõem a equipe responsável pela elaboração do documento. Além da caracterização, também deve constar no documento quais níveis de ensino a escola atende, seu horário de funcionamento, turnos, etc. Por se tratar de um documento oficial, tal descrição é essencial para o registro do documento na Secretaria de Educação da unidade federativa da escola. 

Em seguida, se o diretor optar por uma formatação de capítulos, o próximo tópico a ser inserido no documento deve ser a missão da escola.

Missão

A missão da escola está diretamente ligada com sua história, pois foi ao longo do tempo que os valores e princípios A missão da escola está diretamente ligada com sua história e a seu propósito, pois foi ao longo do tempo que os valores e princípios que norteiam a instituição foram consolidados. Por que a escola foi fundada? Qual é o seu maior objetivo? Que tipo de cidadãos a escola almeja formar? O propósito da escola será determinante no momento de elaboração do currículo pedagógico.

A história não deve engessar a instituição. Mudanças são naturais e a missão também vai acompanhar as mudanças sofridas pela instituição. Contudo, esse não é um capítulo do PPP que precisa ser atualizado anualmente. A missão da escola deverá mudar quando seu papel dentro da comunidade for alterado. 

Contexto

Esse é um pilar muito importante para o PPP. A equipe responsável pela elaboração do documento deve ter claro qual é o contexto no qual a escola está inserida. Se a escola não souber quem é seu público, não conseguirá identificar suas dores e nem como resolvê-las. Consequentemente, nenhuma ação proposta será eficaz. Conhecer o universo dos alunos e da comunidade ao redor da escola permite que, além da identificação de problemas, também sejam elencadas as prioridades.

Nesse sentido, a participação da comunidade escolar é fundamental, uma vez que ela pode auxiliar na descrição da realidade social, econômica e cultural da região em que a escola está localizada.  

O levantamento de dados pode ser feito por meio da análise das fichas de matrícula e por pesquisas com as famílias. Durante as pesquisas, é possível que a escola enfrente certa resistência por parte das famílias, por isso o gestor deve estar preparado. O objetivo do PPP não é expor, oprimir nem excluir ninguém e a gestão deve explicar isso para sua comunidade, seja por meio de palestras, material impresso ou por canais digitais. O Projeto Político Pedagógico é o instrumento que vai auxiliar a escola no firmamento de seus compromissos e consequente entrega de resultados.

Recursos

Definir recursos é mais abrangente do que apenas organizar uma planilha fiscal  da escola. Neste capítulo devem ser detalhados todos os recursos que a escola dispõe para colocar em prática o plano de ação. O corpo docente é parte fundamental deste tópico, assim como também são essenciais os demais funcionais, a infraestrutura do prédio, os dispositivos tecnológicos e demais recursos acadêmicos que garantirão a qualidade do ensino oferecido. 

A organização desses dados auxilia o gestor no planejamento financeiro da escola. Com base nos números, é possível redirecionar recursos, controlar gastos e despesas, planejar investimentos (na infraestrutura, nos equipamentos e nos sistemas), organizar o horário dos professores de maneira mais eficiente, dentre outros aspectos. 

Leia também:

+ Alunos do Melhor Escola reduzem taxas de inadimplência escolar: entenda como

Indicativos sobre aprendizado

Anteriormente falamos sobre o dever da escola em oferecer uma educação de qualidade e é nesse capítulo que os dados deverão ser apresentados. A qualidade do ensino pode ser medida por vários indicadores, mas a gestão pode começar o levantamento internamente, calculando a média dos alunos, taxa de absenteísmo, número total de alunos (por turma e por ciclo) e taxa de evasão. O desempenho em avaliações governamentais também é um indicador de qualidade, assim como a taxa de aprovação em vestibulares, os prêmios que a escola recebeu, participação em competições acadêmicas, etc.

Além disso, o desempenho em avaliações governamentais também é um indicador de qualidade, assim como a taxa de aprovação em vestibulares, os prêmios que a escola recebeu, participação em competições acadêmicas, etc.

Diretrizes pedagógicas

O currículo pedagógico de todas as escolas deve estar pautado segundo a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é  um “documento normativo que define as diretrizes obrigatórias de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica nas redes de ensino públicas e privadas”. As instituições têm liberdade para montar seus próprios currículos e grades curriculares, focando nas áreas que mais condizem com sua missão e cultura. Contudo, seja qual for a metodologia de ensino adotada pela escola, o planejamento pedagógico de, obrigatoriamente, trabalhar as dez competências gerais da Base.

A gestão deve detalhar neste capítulo quais são os objetivos de conhecimento previstos para cada ciclo e quais A gestão deve detalhar neste capítulo quais são os objetivos de conhecimento previstos para cada ciclo e quais métodos de avaliação serão utilizados. Dessa forma, será possível acompanhar a evolução dos alunos durante o ano letivo. 

Plano de ação 

Por fim, a equipe deve determinar um plano de ação. A organização do plano de ação vai estar diretamente ligada aos pontos levantados e deverá existir uma ação para cada melhoria a ser realizada. O Projeto Político Pedagógico não só define objetivos como também descreve quais recursos serão necessários, quem serão os responsáveis, como deverão ser realizadas as propostas e em que prazo deverão ser entregues. Em outras palavras, esse capítulo vai indicar o caminho a ser percorrido pela escola para alcançar suas metas no final do ano letivo.

A gestão pode realizar as etapas do processo da maneira que mais for conveniente, com prazos semestrais e/ou por anuais. O mais importante é que haja um comprometimento do time no cumprimento do que foi estabelecido e que a cobrança por resultados ocorra.    

Como elaborar o PPP?

O PPP não deve ser um documento de gaveta, ele precisa estar presente no dia a dia da escola, gerando mudanças no modo de agir.

Elaborar o Projeto Político Pedagógico demanda tempo, organização, planejamento e engajamento. Toda a comunidade escolar precisa estar envolvida no processo para que ele seja coerente. O PPP não deve ser um documento de gaveta, ele precisa estar presente no dia a dia da escola, gerando mudanças no modo de agir. Sua elaboração pode começar já no dia da matrícula. 

O diretor da escola é responsável por liderar, encorajar e motivar seu time. Ele também é a figura principal dentro da equipe de elaboração do PPP, pois será responsável por organizar os encontros, delegar as funções de redação, mediar os debates e incentivar a participação da comunidade escolar. Todos devem contribuir e participar do processo de desenvolvimento da instituição. Ou seja, pais, educadores, coordenação, diretoria, e etc. Ao envolver todos os participantes nesse trabalho, a gestão se mostra participativa e reforça seu compromisso social. 

A construção do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de várias formas, seja por meio do Conselho Escolar ou pela participação individual. Não há regras quanto a essa organização, já que cada instituição possui uma organização diferente e condizente com sua realidade. 

Um trabalho que vale a pena

Contudo, existem algumas orientações gerais que podem auxiliar gestores durante o processo. Por exemplo, para que as reuniões sejam produtivas, é essencial definir pautas e atas para serem discutidas durante o encontro. Assim, os participantes podem se preparar e organizar todas as questões que consideram pertinentes para o debate. Também devem ser definidos os responsáveis pelo registro das reuniões, garantindo que nenhum dado será perdido. Para finalização do documento, algumas escolas optam por convocar especialistas pedagógicos para garantir um padrão de qualidade no PPP.  

Definir os rumos de uma escola é um grande desafio e somente com o apoio de todos é que os objetivos serão alcançados. No fim, os esforços valerão a pena. Um PPP bem feito oferece a escola identidade, parâmetros claros e transparência em suas tomadas de decisões. Por sua vez, a equipe tem mais segurança para desenvolver seu trabalho, pautada nas diretrizes pedagógicas e nos indicativos sobre aprendizagem, ela pode sugerir ao aluno uma jornada de sucesso. 

5 erros comuns: 

1 – Copiar modelos prontos

O PPP deve reunir a visão da comunidade na qual a escola está inserida. O documento é individual e não pode ser produzido por terceiros. A elaboração do PPP deve ser colaborativa, visando gerar mudanças no modo de agir da sua comunidade.

2 – Fazer uma revisão anual

Revisar não é a mesma coisa que mudar. O plano deve sempre mudar e se adequar a realidade presente. Alterar alguns detalhes do projeto somente para comprir com a lei, vai contra as funções sociais da escola. O PPP deve ser atualizado e adequado às necessidades dos alunos, conforme as mudanças ocorridas no ambiente escolar, sejam elas econômicas, tecnológicas ou socioculturais. 

3 – Guardar o plano na gaveta

A gestão escolar não deve burocratizar o acesso ao PPP, transformando-o em um documento de gaveta. Ele é um projeto que reafirma a transparência nas ações pedagógicas, por isso deve ser acessível, dentro e fora da escola. Para garantir isso, o gestor pode enviar o arquivo por e-mail para pais, professores e funcionários. 

4 – Desconsiderar debates

É inevitável que haja conflitos de ideias durante a elaboração do plano. Cada um possui suas próprias experiências e por isso têm diferentes visões para um mesmo problema. A gestão escolar deve ser democrática e não pode ignorar nenhuma sugestão, tão pouco desmotivar a sugestão de ideias. Cada figura dentro da comunidade escolar tem um papel importante no plano e é papel da gestão encontrar, de forma democrática, um meio nos debates. 

5 – Não acompanhar os avanços da sociedade

O PPP deve ser atualizado anualmente porque as esferas nas quais estamos inseridos mudam constantemente.  A escola não deve ser um ambiente engessado e preso ao passado. O projeto deve estar presente na rotina escolar para que também possa se ajustar às mudanças. O uso de tecnologia é previsto pela BNCC e não deve ser ignorado aqui. Digitalizar processos burocráticos facilita a elaboração do projeto, garantindo mais precisão na elaboração do Projeto Político Pedagógico como um todo. 

Leia também:

+ Diário escolar digital do professor: escola conectada

Gostou desse conteúdo? 

Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o universo pedagógico, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. No Clube dos Diretores, você poderá acessar videoaulas com especialistas, ver dicas, ler e-books e fazer networking com outros profissionais e muito mais.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *