Menu fechado

Boletim escolar online: escola dentro de casa

Boletim escolar online

O boletim escolar online já é uma realidade para as escolas públicas de grande parte dos estados brasileiros. A informatização do ensino é uma medida que não apenas segue as tendências de modernização mas também visa aproximar os pais da vida escolar de seus filhos. A rotina cada vez mais atribulada e o ritmo acelerado da vida urbana tem afastado as pessoas. Para pais e responsáveis, o tempo para acompanhar a rotina escolar das crianças é cada vez mais limitado. Frente a essa realidade, a escola tem que enfrentar mais um desafio: como aproximar os pais do ambiente escolar? 

Leia também:

+ Diário escolar digital do professor: escola conectada

Muitos papéis e documentos tão comuns há alguns anos já foram substituídos ou ganharam uma versão digital: CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, contratos, livros, revistas, jornais… Fato é que a escola, ambiente em que jovens e crianças passam a maior parte de seus dias, também precisa acompanhar essa digitalização. É possível encontrar inúmeros exemplos de escolas que já adotaram o diário de classe digital, a agenda virtual e até mesmo a automatização da cobrança de mensalidades. Assim, seguindo esse fluxo de modernização de processos burocráticos, o boletim escolar online se mostra também necessário. 

Vantagens do boletim escolar online

Na perspectiva da rede pública de ensino, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina já possuem um sistema online para lançamento das notas e acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos. À primeira vista, o boletim escolar online apenas permite que os dados do aluno sejam consultados de qualquer lugar e a qualquer momento. Contudo, além da praticidade, o sistema online também garante agilidade no lançamento das notas, já que o professor pode disponibilizar os resultados assim que finalizar as correções, e  cálculo automático da média da turma.

Desse modo, os pais estão livres do risco de nunca receberem o boletim impresso porque o aluno acabou perdendo o papel. Os responsáveis podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos ao longo do semestre, identificando matérias em que o aluno está com dificuldade ou que precisa canalizar um pouco mais de atenção. Nesse sentido, a consulta prévia do rendimento do aluno garante mais agilidade para a reunião de pais, uma vez que eles podem chegar até o encontro já preparados para ouvir o professor. Os pais podem levar de casa as anotações com tópicos que deseja discutir durante a reunião. 

Além disso, outra grande vantagem do sistema online é o aumento da transparência. A confiabilidade do boletim online diminui a burocracia e as fraudes dos boletins impressos. 

Participação dos pais na rotina escolar

Alunos aprendem melhor quando tem o apoio dos pais. Portanto, o relacionamento entre família e escola deve ser colaborativo. A parceria funcionará bem somente se as duas partes estiverem envolvidas no processo de aprendizagem das crianças e jovens. Nesse sentido, vale dizer que o envolvimento da família na escola não se restringe ao acompanhamento de notas. É preciso que pais e responsáveis deem sugestões, participem dos planejamentos e opinem sobre as tomadas de decisões.

Do ponto de vista da escola, é preciso que a gestão esteja aberta para ouvir as famílias e disposta a trabalhar com as possibilidades. Não basta apenas enviar os comunicados de eventos e reuniões, cabe ao gestor manter uma comunicação ativa e honesta, que incentive um diálogo contínuo. 

Leia mais:

+ Base Nacional Comum Curricular: fique por dentro

+ Saiba tudo sobre o Projeto Político Pedagógico

Obrigatoriedade legal do boletim escolar online

A adoção do boletim escolar online não é obrigatória no âmbito nacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 24 afirma que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com regras comuns. O  parágrafo VI do artigo diz que “o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação”.

Por outro lado, alguns municípios tornaram a adoção do boletim escolar online obrigatória por lei. Este é o caso da cidade de Campinas, que por meio da LEI Nº 14.745 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 “institui na rede pública municipal de ensino o boletim escolar eletrônico, no âmbito municipal de Campinas, na forma que indica e dá outras providências.” O artigo primeiro da lei afirma que “ fica instituído no Município de Campinas que as escolas da rede pública deverão disponibilizar o boletim escolar eletrônico, contendo dados com notas, frequências e observações acerca do comportamento do aluno, através da internet. Parágrafo I – O poder público municipal deverá proporcionar os recursos técnicos necessários para viabilizar a implantação do boletim escolar na forma eletrônica através do site da Secretaria Municipal de Educação.”

Como resultado, a iniciativa municipal reforça a importância da adoção de sistemas digitais e permite que a rede privada de ensino siga os mesmo passos. 

Não tenha medo da tecnologia

Adotar novas ferramentas e processos para a rotina escolar pode causar certa insegurança. Porém,  não tenha medo de levar a inovação para sua escola. A tendência é que a escola se conecte cada vez mais com os alunos e seus ambientes familiares. Automatizar processos burocráticos aumenta a produtividade da escola toda, além de garantir transparência e eficiência para a gestão. O papel da escola é motivar, instigar, educar, ensinar e preparar crianças e jovens para as experiências que virão

Se você quiser saber mais sobre o uso de tecnologia no dia a dia escolar, preparamos um e-book com algumas sugestões de ferramentas voltadas para o setor educacional. Clique no botão abaixo para saber mais.

Publicado em:Tecnologia
Post relacionado
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *