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O que é multiletramento?

O multiletramento

O Multiletramento é um conceito bastante relevante para profissionais da educação em busca de atualização e novas formas de estimular o aprendizado dos alunos. 

Ao contrário das técnicas pedagógicas tradicionais, o multiletramento tem o objetivo de ampliar os métodos de ensino por meio de atividades que integrem as novas tecnologias, a globalização e a internet. 

Ou seja, o multiletramento vai além das abordagens comuns de leitura e escrita praticadas nas escolas do passado. Este conceito visa explorar os múltiplos modos de expressão, a diversidade cultural e a linguística para garantir uma formação de excelência aos alunos.

Dessa forma, os estudantes conseguem adquirir cada vez mais habilidades para interpretar textos e ter um olhar mais crítico sobre diferentes temas. 

Para isso, os professores não precisam se limitar aos livros didáticos em sala de aula e podem trabalhar com inúmeras ferramentas para ampliar a comunicação e compreensão por parte dos alunos, incluindo: 

  • Vídeos.
  • Imagens.
  • Memes.
  • Gráficos e infográficos.
  • Notícias.
  • Gifs.
  • Jogos.
  • Animações.
  • E muito mais.

Como surgiu o multiletramento?

As pesquisas sobre o multiletramento (Multliteracy ou multiliteracies, em inglês) foram desenvolvidas por um grupo de estudiosos na cidade de New London, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, em 1994.

Segundo os educadores, a pedagogia do multiletramento é capaz de incorporar e intensificar uma ampla gama de percepções e ferramentas linguísticas, culturais, comunicativas e tecnológicas, que auxiliam crianças e jovens nos desafios de um mundo globalizado.

Além disso, na visão dos pesquisadores, o multiletramento é uma forma mais abrangente do letramento e da alfabetização, pois não é focada apenas nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Sua missão é preparar os alunos para as situações de uma sociedade cada vez mais dinâmica.

Qual a importância do multiletramento para os alunos?

De forma simplificada, podemos afirmar que o conceito de multiletramento surgiu para ampliar as experiências positivas conquistadas com as técnicas de letramento para crianças. 

Isso porque o multiletramento adota as possibilidades do universo digital, permitindo que os alunos aprendam de forma mais atrativa e democrática. 

O resultado desse trabalho são estudantes mais proativos, curiosos, estimulados e aptos a utilizar as diferentes formas de linguagem para se desenvolverem no mundo onde vivem. 

Como usar o multiletramento na sala de aula?

Como vimos, a ideia do multiletramento permite que os professores explorem recursos variados de linguagens no cotidiano dos alunos, incluindo materiais impressos, digitais, mídias audiovisuais e muito mais. 

É possível, por exemplo, levar para sala de aula, jornais, artigos, postagens de mídias sociais, pôsteres, colagens, vídeos, músicas, documentários, trechos de programas de TV, entre outras opções que possam fazer sentido para a realidade dos alunos. 

A partir desses materiais, os professores também podem estimular o protagonismo dos estudantes em debates, rodas de conversas e outras metodologias ativas de ensino capazes de promover a criatividade e a interação na turma.  

No caso dos estudantes menores, as escolas podem, ainda, utilizar jogos digitais, vídeos lúdicos e a gamificação para desenvolver a aprendizagem na alfabetização.

Incentive a capacitação dos professores

Para finalizar, é extremamente necessário que os gestores escolares se mantenham atentos às práticas atuais do mercado para incentivar a capacitação dos professores sobre as múltiplas tecnologias e novas ferramentas de multiletramento. 

Esse cuidado ajudará na elaboração de atividades significativas de leitura e escrita para os estudantes de diferentes níveis, além de manter a instituição de ensino cada vez mais competitiva e capaz de formar cidadãos 100% preparados para as novidades do século XXI.

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Publicado em:Universo pedagógico
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