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Multiletramento: o que é e como aplicar?

O multiletramento é um conceito bastante relevante para profissionais da educação em busca de atualização e novas formas de estimular o aprendizado dos alunos. 

Ao contrário das técnicas pedagógicas tradicionais, o multiletramento tem o objetivo de ampliar os métodos de ensino por meio de atividades que integrem as novas tecnologias, a globalização e a internet. Mas, afinal, o que é multiletramento? Continue a leitura para você entender mais sobre a técnica.

O que é o multiletramento?

Multiletramento é a habilidade de entender, criar e comunicar significados de várias maneiras, como através de imagens, palavras faladas, gestos, música e texto. Ou seja, ele vai além das abordagens comunicativas comuns de leitura e escrita praticadas nas escolas do passado.

Esta abordagem visa explorar os múltiplos modos de expressão, a diversidade cultural e a linguística para garantir uma formação de excelência aos alunos. Além disso, esse conceito busca tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e diversos.

Dessa forma, os estudantes conseguem adquirir cada vez mais habilidades para interpretar textos e ter um olhar mais crítico sobre diferentes temas. 

Para isso, os professores não precisam se limitar aos livros didáticos em sala de aula e podem trabalhar com inúmeras ferramentas para ampliar a comunicação e compreensão por parte dos alunos, incluindo: 

  • Vídeos.
  • Imagens.
  • Memes.
  • Gráficos e infográficos.
  • Notícias.
  • Gifs.
  • Jogos.
  • Animações.
  • E muito mais.

Como surgiu o multiletramento?

As pesquisas sobre o multiletramento (Multliteracy ou multiliteracies, em inglês) foram desenvolvidas por um grupo de estudiosos na cidade de New London, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, em 1994.

Segundo os educadores, a pedagogia do multiletramento é capaz de incorporar e intensificar uma ampla gama de percepções e ferramentas linguísticas, culturais, comunicativas e tecnológicas, que auxiliam crianças e jovens nos desafios de um mundo globalizado.

Além disso, na visão dos pesquisadores, o multiletramento é uma forma mais abrangente do letramento e da alfabetização, pois não é focada apenas nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Sua missão é preparar os alunos para as situações de uma sociedade cada vez mais dinâmica.

Quais as linguagens fazem parte da abordagem do multiletramento?

O The New London Group, criadores da metodologia, considerou quatro linguagens. Mas, em 2009, com o passar dos anos e do desenvolvimento tecnológico, o conjunto de linguagens passou a ser constituído por:

  • Linguagem escrita;
  • Linguagem oral;
  • Linguagem visual;
  • Linguagem sonora;
  • Linguagem tátil;
  • Linguagem gestual;
  • Linguagem emocional e espacial.

Qual a importância do multiletramento para os alunos?

De forma simplificada, podemos afirmar que o conceito de multiletramento surgiu para ampliar as experiências positivas conquistadas com as técnicas de letramento para crianças. 

Isso porque o multiletramento adota as possibilidades do universo digital, permitindo que os alunos aprendam de forma mais atrativa e democrática. 

O resultado desse trabalho são estudantes mais proativos, curiosos, estimulados e aptos a utilizar as diferentes formas de linguagem para se desenvolverem no mundo onde vivem. 

Quais as vantagens em adotar esse método?

O multiletramento oferece diversos benefícios para os alunos, alguns deles são:

  • Aprimorar habilidades de comunicação, colaboração e criatividade;
  • Estimular o pensamento crítico (por exemplo, a capacidade de argumentação do aluno);
  • Desenvolver valores, atitudes e comportamentos (por exemplo: trabalho em equipe, autoconhecimento, valorização da diversidade e etc.);
  • Maior participação ativa do aluno;
  • Melhorar as habilidades de interpretação;
  • Aprender e produzir conhecimento em diferentes mídias.

Como usar o multiletramento na sala de aula?

Como vimos, a ideia do multiletramento permite que os professores explorem recursos variados de linguagens no cotidiano dos alunos, incluindo materiais impressos, digitais, mídias audiovisuais e muito mais. Alguns exemplos do que pode ser levado para a sala de aula são:

  • Jornais;
  • Artigos;
  • Postagens de mídias sociais;
  • Pôsteres;
  • Colagens;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Documentários;
  • Trechos de programas de TV.

A partir desses materiais, os professores também podem estimular o protagonismo dos estudantes em debates, rodas de conversas e outras metodologias ativas de ensino capazes de promover a criatividade e a interação na turma.  

No caso dos estudantes menores, as escolas podem, ainda, utilizar jogos digitais, vídeos lúdicos e a gamificação para desenvolver a aprendizagem na alfabetização.

Incentive a capacitação dos professores

Para finalizar, é extremamente necessário que os gestores escolares se mantenham atentos às práticas atuais do mercado. Por isso, eles precisam incentivar a capacitação dos professores sobre as múltiplas tecnologias e novas ferramentas de multiletramento. 

Esse cuidado ajudará na elaboração de atividades significativas de leitura e escrita para os estudantes de diferentes níveis, além de manter a instituição de ensino cada vez mais competitiva e capaz de formar cidadãos 100% preparados para as novidades do século XXI.

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