O multiletramento é um conceito bastante relevante para profissionais da educação em busca de atualização e novas formas de estimular o aprendizado dos alunos.
Ao contrário das técnicas pedagógicas tradicionais, o multiletramento tem o objetivo de ampliar os métodos de ensino por meio de atividades que integrem as novas tecnologias, a globalização e a internet. Mas, afinal, o que é multiletramento? Continue a leitura para você entender mais sobre a técnica.
O que é o multiletramento?
Multiletramento é a habilidade de entender, criar e comunicar significados de várias maneiras, como através de imagens, palavras faladas, gestos, música e texto. Ou seja, ele vai além das abordagens comunicativas comuns de leitura e escrita praticadas nas escolas do passado.
Esta abordagem visa explorar os múltiplos modos de expressão, a diversidade cultural e a linguística para garantir uma formação de excelência aos alunos. Além disso, esse conceito busca tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e diversos.
Dessa forma, os estudantes conseguem adquirir cada vez mais habilidades para interpretar textos e ter um olhar mais crítico sobre diferentes temas.
Para isso, os professores não precisam se limitar aos livros didáticos em sala de aula e podem trabalhar com inúmeras ferramentas para ampliar a comunicação e compreensão por parte dos alunos, incluindo:
- Vídeos.
- Imagens.
- Memes.
- Gráficos e infográficos.
- Notícias.
- Gifs.
- Jogos.
- Animações.
- E muito mais.
Como surgiu o multiletramento?
As pesquisas sobre o multiletramento (Multliteracy ou multiliteracies, em inglês) foram desenvolvidas por um grupo de estudiosos na cidade de New London, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, em 1994.
Segundo os educadores, a pedagogia do multiletramento é capaz de incorporar e intensificar uma ampla gama de percepções e ferramentas linguísticas, culturais, comunicativas e tecnológicas, que auxiliam crianças e jovens nos desafios de um mundo globalizado.
Além disso, na visão dos pesquisadores, o multiletramento é uma forma mais abrangente do letramento e da alfabetização, pois não é focada apenas nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Sua missão é preparar os alunos para as situações de uma sociedade cada vez mais dinâmica.
Quais as linguagens fazem parte da abordagem do multiletramento?
O The New London Group, criadores da metodologia, considerou quatro linguagens. Mas, em 2009, com o passar dos anos e do desenvolvimento tecnológico, o conjunto de linguagens passou a ser constituído por:
- Linguagem escrita;
- Linguagem oral;
- Linguagem visual;
- Linguagem sonora;
- Linguagem tátil;
- Linguagem gestual;
- Linguagem emocional e espacial.
Qual a importância do multiletramento para os alunos?
De forma simplificada, podemos afirmar que o conceito de multiletramento surgiu para ampliar as experiências positivas conquistadas com as técnicas de letramento para crianças.
Isso porque o multiletramento adota as possibilidades do universo digital, permitindo que os alunos aprendam de forma mais atrativa e democrática.
O resultado desse trabalho são estudantes mais proativos, curiosos, estimulados e aptos a utilizar as diferentes formas de linguagem para se desenvolverem no mundo onde vivem.
Quais as vantagens em adotar esse método?
O multiletramento oferece diversos benefícios para os alunos, alguns deles são:
- Aprimorar habilidades de comunicação, colaboração e criatividade;
- Estimular o pensamento crítico (por exemplo, a capacidade de argumentação do aluno);
- Desenvolver valores, atitudes e comportamentos (por exemplo: trabalho em equipe, autoconhecimento, valorização da diversidade e etc.);
- Maior participação ativa do aluno;
- Melhorar as habilidades de interpretação;
- Aprender e produzir conhecimento em diferentes mídias.
Como usar o multiletramento na sala de aula?
Como vimos, a ideia do multiletramento permite que os professores explorem recursos variados de linguagens no cotidiano dos alunos, incluindo materiais impressos, digitais, mídias audiovisuais e muito mais. Alguns exemplos do que pode ser levado para a sala de aula são:
- Jornais;
- Artigos;
- Postagens de mídias sociais;
- Pôsteres;
- Colagens;
- Vídeos;
- Músicas;
- Documentários;
- Trechos de programas de TV.
A partir desses materiais, os professores também podem estimular o protagonismo dos estudantes em debates, rodas de conversas e outras metodologias ativas de ensino capazes de promover a criatividade e a interação na turma.
No caso dos estudantes menores, as escolas podem, ainda, utilizar jogos digitais, vídeos lúdicos e a gamificação para desenvolver a aprendizagem na alfabetização.
Incentive a capacitação dos professores
Para finalizar, é extremamente necessário que os gestores escolares se mantenham atentos às práticas atuais do mercado. Por isso, eles precisam incentivar a capacitação dos professores sobre as múltiplas tecnologias e novas ferramentas de multiletramento.
Esse cuidado ajudará na elaboração de atividades significativas de leitura e escrita para os estudantes de diferentes níveis, além de manter a instituição de ensino cada vez mais competitiva e capaz de formar cidadãos 100% preparados para as novidades do século XXI.
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