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Gestão escolar: tudo o que você precisa saber

Gestão Escolar

A gestão escolar pode ser descrita como o conjunto de estratégias organizadas para garantir a qualidade do ensino e a eficiência de processo dentro da escola. Do mesmo modo, cabe a gestão escolar criar condições para estabelecimento de um ambiente educacional autônomo, compromissado com os princípios da democracia.

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É importante destacar que há uma diferença entre administração escolar e gestão escolar. Se por um lado a administração escolar se limita ao gerenciamento de recursos financeiros, por outro lado, a gestão escolar propõe um trabalho mais amplo, cujo foco está no processo. Sendo assim, não basta ter recursos, é preciso saber utilizá-los da maneira correta.

De acordo com a especialista em educação Heloísa Lück, “a gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.”

Portanto, a gestão escolar deve promover o acesso e construção do conhecimento a partir de práticas educacionais participativas que fornecem condições para que o educando possa enfrentar os desafios da sociedade complexa. O aluno deve se tornar um cidadão atuante e transformador da realidade sociocultural e econômica vigente, respeitando, entendendo e interpretando o pluralismo de ideia.

Nesse sentido, cabe ao gestor escolar coordenar as diferentes dimensões do ambiente escolar para trabalhar de maneira eficaz e aprimorar a qualidade da educação. Orientada pela busca de resultados, a gestão escolar deve gerir a dinâmica cultural da escola de acordo com as diretrizes apontadas em Projeto Político Pedagógico (PPP).

Você ainda tem dúvidas sobre o PPP? Saiba tudo sobre o Projeto Político Pedagógico.

Qual é o papel do gestor escolar?

A gestão de uma escola tem como figura central o diretor ou mantenedor, contudo, o trabalho deve ser partilhado. Ocupando o papel de líder, o diretor escolar tem como função promover na comunidade escolar a compreensão de papel em relação à educação e a função social da escola. Nesse sentido, o diretor deve usar os fundamentos, princípios e diretrizes educacionais para orientar sua escola a cumprir seus objetivos pedagógicos e sociais.

Se por um lado o diretor ocupa a posição de líder, seu trabalho será bem desenvolvido somente se for pautada na coletividade. Cabe a comunidade escolar participar ativamente do processo de construção do conhecimento, uma vez que a ideia de gestão escolar democrática está vinculada à compreensão da escola como uma instituição social capaz de contribuir para a formação de cidadão. Afinal, escolas eficazes são aquelas que envolvem a comunidade escolar para promover uma educação de qualidade.

A gestão escolar se constitui por 6 pilares: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Comunicação, Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos. Esses pilares são dependentes entre si e o bom funcionamento de uma escola depende da sincronia de todas as esferas. Portanto, o diretor deve atender a todos os setores da escola e garantir seu crescimento constante tendo a comunidade escolar como sua base de apoio

6 Pilares da gestão escolar

1. Gestão Pedagógica

A gestão pedagógica é o pilar que está diretamente ligado com a função social da escola, por isso é o mais importante. É por meio da gestão pedagógica que serão definidos os parâmetros de aprendizagem que a escola irá adotar, estabelecendo o planejamento de conteúdo, métodos e propósitos.

Nesse sentido, o coordenador pedagógico é responsável garantir o bom funcionamento da didática e das práticas educacionais propostas pela metodologia de ensino escolhida. Para isso, ele deve analisar constantemente os resultados obtidos pelos alunos para que possa propor melhorias e oferecer ferramentas para melhoria dos desempenho.

O desempenho dos alunos está diretamente ligado ao trabalho dos professores, por isso o diretor também deve ficar atento a formação de seus educadores. Os professores atuam diretamente na formação dos alunos e é por meio desses profissionais que a escola vai garantir a oferta de um ensino de qualidade. Desse modo, a gestão pedagógica deve guiar o corpo docente a refletir os princípios da escola, fornecendo instrumentos que garantam o cumprimento das propostas e planos de aula. O corpo docente  precisa ser treinado regularmente, valorizado e incentivado.

Faz parte do papel da gestão pedagógica: 

  • Planejar e organizar o sistema educacional;
  • Orientar o corpo docente;
  • Aprimorar as práticas educacionais e os métodos de ensino; 
  • Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;
  • Propor metas de aprendizagem e de otimização dos processos pedagógicos;
  • Envolver a comunidade escolar no processo de construção do saber, de modo que cada um participe ativamente e cumpra seu papel social;
  • Motivar professores e alunos;
  • Criar um ambiente respeitoso, estimulante e motivador para comunidade escolar.

2. Gestão Administrativa

Para que a gestão pedagógica cumpra seus objetivos, é necessário que a escola tenha uma boa gestão de seus recursos administrativos. A gestão administrativa cuida do patrimônio físico, material e financeiro a escola. Ou seja, cabe a gestão administrativa garantir o bom funcionamento da infraestrutura escolar, o uso consciente dos materiais, a manutenção do ambiente limpo e organizado, bem como estabelecer uma comunicação clara com todos os colaboradores. 

O responsável pela administração da escola também deve assegurar que a secretaria possui uma rotina de trabalho organizada. A comunicação do balcão com a direção deve estar alinhada e o processos devem ser o menos burocrático possível. Sendo assim, cabe a gestão administrativa não apenas garantir o uso adequado dos recursos, como também contribuir para a fluidez do trabalho documental da escola.

Também são atribuições da gestão administrativa: 

  • Estar atualizada quanto às normas e leis educacionais;
  • Prezar pela manutenção dos bens da empresa;
  • Manter uma comunicação integrada com os demais setores da escola;
  • Garantir que todas as demandas financeiras serão atendidas; 
  • Otimizar a rotina da secretaria; 
  • Administrar os recursos físicos, materiais e financeiros da escola;
  • Atualizar o inventário dos bens e patrimônios da instituição;
  • Manter o ambiente limpo e organizado;
  • Garantir a utilização coerente dos materiais da instituição de ensino;
  • Incluir o uso de tecnologia como estratégia para otimização de processos de gestão em todas as áreas da escola.

3. Gestão Financeira

Se por um lado a gestão administrativa aponta para as necessidades estruturais da escola, a gestão financeira cuida da saúde financeira da escola. Em outra palavras, a esse é o pilar responsável por organizar os gastos da escola, priorizar investimentos e distribuir o orçamento de maneira equilibrada.

Uma boa gestão financeira tem controle sobre o fluxo de caixa e está preparada para possíveis cenários de emergência. A inadimplência escolar está entre os maiores inimigos dos gestores e é um grande perigo para a saúde financeira das escolas. Precificar corretamente a mensalidade, oferecer descontos, reduzir custos fixos e investir na automação de processos burocráticos são estratégias a serem tomadas com base a gestão administrativa.

  • Organizar o fluxo de caixa;
  • Garantir que os gastos estejam controlados;
  • Levantar os índices de inadimplência;
  • Definir os orçamentos de acordo com a demanda de cada área; 

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4. Gestão de Pessoas

Nenhum setor da escola funcionará adequadamente sem seus funcionários. A gestão de pessoas, ou recursos humanos, se preocupa com o corpo docente, o corpo discente, os pais e os funcionários. Mais do que se lidar com a contratação, o RH também deve participar ativamente do planejamento de capacitação dos professores e manter os funcionários engajados. Os objetivos da escola serão alçados por meio dos colaboradores, afinal, são eles que colocarão em prática todas as etapas do planejamento.

Ocupando o papel de líder, cabe ao gestor orientar seus recursos humanos e fazer o melhor uso dele, zelando sempre pelo sucesso do aluno. Lembrando que a construção do ambiente escolar é feita de maneira coletiva. A gestão de pessoas deve: 

  • Engajar os professores quanto a sua responsabilidade social;
  • Orientar o corpo docente sobre a metodologia da escola e sua missão;
  • Motivar os profissionais a alcançar os objetivos da instituição;
  • Delegar tarefas e compartilhar responsabilidades com os demais setores da escola;
  • Investir em ferramentas para otimizar a rotina escolar;
  • Contribuir para a formação continuada dos professores;
  • Investir na qualificação dos funcionários;
  • Realizar feedbacks com os funcionários e orientá-los sobre como corrigir melhorar seu desempenho profissional;
  • Reconhecer o bom trabalho da equipe;
  • Manter um clima de cooperação, respeito, empatia e solidariedade entre os colaboradores

5. Gestão da Comunicação

A gestão da comunicação é extremamente importante para o bom funcionamento da escola. Ela não é apenas importante para a gestão de recursos humano, mas também para o relacionamento com os pais.  Uma comunicação clara e alinhada, em todos os aspectos, garante assertividade nas estratégias financeiras, na satisfação dos pais, no gerenciamento de conflitos e na construção de um ambiente de trabalho agradável.

No que se refere a comunicação interna, a gestão deve estabelecer um canal único e recíproco, para que não haja nenhum ruído nas informações. Uma boa comunicação interna garante que: 

  • As propostas da escola estejam alinhadas entre professores e demais funcionários;
  • Cada setor saiba da sua importância dentro do sistema escolar; 
  • Os colaboradores compreendam seus direitos e deveres;
  • Os alunos tenham prazer em frequentar a escola, o que contribui para sua motivação diária e alcance de resultados acadêmicos; 
  • A secretaria esteja alinhada com as decisões, parcerias e orientações propostas pela gestão e  possa assim fornecer dados corretos aos pais.

Já no que se refere aos pais, uma comunicação clara e constante reforça a segurança de que o investimento feito na educação das crianças terá retorno. A gestão deve cultivar o relacionamento com os pais, reforçando o quão importante é o papel da família dentro da comunidade escolar. Os pais e responsáveis precisam ser ouvidos, respondidos, apoiados e devem encontrar na gestão escolar uma parceria para todos os momentos. A comunicação também é uma estratégia de prevenção da evasão escolar, redução da inadimplência e aumento da transparências nas ações escolares. 

6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos

Tempo é um dos recursos mais importante para determinar prioridades. Otimizar tempo é cada vez mais fundamental na vida moderna e, dentro do ambiente escolar, existem diversos processos que podem ser aprimorados para garantir a otimização de tempo. Como vimos até aqui, o gestor escolar tem diversas responsabilidades e, para todas elas sejam cumpridas, é preciso que tempo seja bem aproveitado. A produtividade dos demais setores da escola também dependem de uma boa gestão de tempo.

Os 6 pilares da gestão escolar funcionam juntos, dessa forma, problemas no desempenho de um setor afetarão todos os outros setores. Aproveitar bem o tempo de trabalho é saber como utilizá-lo de modo a priorizar atividades mais relevantes para a instituição. Juntamente a gestão financeira, cabe ao gestor adotar ferramentas, softwares e equipamentos que possam aumentar a produtividade da escola. Dessa forma, o planejamento deve automatizar processos mecânicos para que os recursos humanos possam se dedicar a análise dos processos, seus resultados e diagnosticar melhorias. 

Como aplicar a gestão escolar na minha escola?

Agora que você sabe da importância da gestão escolar, vamos te dar algumas dicas de como aplicá-la dentro da sua instituição de ensino:

  • Faça um cronograma de adaptação com todas as mudanças que irão ocorrer;
  • Realize um treinamento da sua equipe. É importante que todos os colaboradores estejam capacitados e se familiarizem com as mudanças;
  • Evite centralizar todas as tomadas de decisões na gestão. Compartilhe com os outros colaboradores para que não haja sobrecarga em ninguém.

Como saber se minha gestão escolar está no caminho certo? 

Sem dúvida, a gestão escolar demanda organização, planejamento e dedicação. Portanto, compreender os pilares da gestão escolar, seus objetivos e suas estratégias é muito importante. O gestor deve sempre lembrar que sua comunidade escolar pode e tem o papel de lhe auxiliar durante a jornada. 

Para saber como anda o funcionamento da sua escola, pergunte-se:

  • Minha gestão contempla todos os pilares?
  • Como tenho organizado os objetivos da escola?
  • Como está a saúde financeira da minha instituição?
  • Meu Projeto Político Pedagógico tem sido aplicado no dia a dia?
  • Quais dificuldades minha escola enfrenta hoje?
  • O que meus funcionários tem a dizer?
  • Qual é a opinião dos pais? E dos alunos?

Não existe fórmula mágica para o sucesso, mas, com dedicação e trabalho em equipe, é possível alcançar resultados. Uma gestão escolar de excelência sabe admitir erros, diagnosticar problemas e encontrar soluções. 

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Publicado em:Gestão e finanças

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1 Comentário

  1. ALICEMAR DE JESUS DA SILVA

    BOA TARDE TRABALHAMOS COM CRIANÇAS ADOLESCENTES MULHERS E IDOSOS VULNERÁVÉIS NO ESPAÇO DA ASSOCIAÇÃO CLUBE DE MÃES DO BAIRRO SANTO ANTONIO SOMOS VOLUNTÁRIA NAS ATIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS;REFORÇO ESCOLAR ,FUTEBOL FEMANINO E MASCULINO,RODA DE CONVERSA ,CURSOS ,ATIVIDADES CULTURAIS….PRECISAMOS DE TODAS AS ORIANTAÇÕES PARA CONTRIBUIR COM O EMPODERAMENTO E O PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA DA NOSSA COMUNIDADE PRINCIPALMENTE NESTE MOMENTO QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO OS ENCONTROS.

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