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Como alcançar 100% do potencial em divulgação de uma escola?

Pergunta desafiadora para toda equipe de marketing “Como alcançar 100% do potencial em divulgação de uma escola?”. As proporções diferem-se conforme a plataforma. Cada ambiente na internet possui regras de ranqueamento, assim, é preciso conhecê-las para alcançar o potencial máximo da mídia.  

A principal referência de ranqueamento é o SEO (Search Engine Optimization), traduzido no português como “otimização para motores de busca”. O aprimoramento de SEO promove à escola a aparição na primeira página ao pesquisar palavras chaves referentes a instituição nas plataformas online. Entretanto, é necessário estratégias para ampliar a aparição do colégio em outros vínculos de palavras, sites e canais de referência que fortalecem a imagem institucional e mercadológica.  

Um dos canais que facilitam o acesso às informações são os marketplaces – ambiente virtual que reúne diversas empresas de um mesmo segmento. Para as instituições de ensino básico, em especial, o site Melhor Escola – plataforma que propicia apresentar escolas para pais e alunos, contendo informações relevantes sobre as escolas. 

Caso seja parceira do Melhor Escola, este artigo é para você! 
Caso não seja, clique agora no botão abaixo e cadastre-se.

Tela de um computador com o site aberto do Melhor Escola.

Bem, um grande desafio de uma equipe de marketing é manter o poder de divulgação, atração, conversão e retenção de alunos. Mas, como uma escola que já está no site pode desenvolver um maior poder de marketing e alinhar a comunicação com a página do colégio no Melhor Escola?  

1- Parceria Ativa

As Escolas divulgadas que possuem um alinhamento coerente das vagas divulgadas e informações relevantes, em conjunto com a confirmação da parceria no atendimento aos pais via Melhor Escola. Então, sempre que há uma efetivação de matrícula para o colégio, o site interpreta como ativo e aprimora o SEO. 

Obs: o site observa as etapas de funil que o responsável percorreu, caso haja um número elevado de cadastros e pouca conversão que representa a desintermediação – ausência de resultado, os profissionais do Melhor Escola identificam, analisam a situação e propõe uma solução à escola, pois quanto menor a taxa de conversão, menor a relevância do SEO do colégio.

2- Identidade Visual

A página da escola é como a do Facebook, contendo toda identidade visual – fotos, vídeos, capa e logo. Assim como um perfil pessoal, no qual estranhamos quando vemos uma foto ruim ou a ausência de uma foto, acabamos não dando a devida credibilidade à página. 

Após essa analogia, reveja todo o visual da sua escola nas mídias e como estão sendo divulgadas, pois é o primeiro contato do público com a instituição, em todos os meios –  seja offline ou online. A construção de uma boa identidade visual é o primeiro aspecto que os responsáveis reparam. Quanto mais profissional a comunicação visual, maior a credibilidade institucional. 

3- Texto Descritivo 

A página é como um segundo site da escola, e assim como a home do site, é preciso comunicar o institucional unificado ao mercadológico. Desta maneira, é possível agregar os princípios organizacionais com a atratividade dos valores e a qualidade de ensino. 

Depois do primeiro contato visual, os pais olham as descrições do que a escola faz, onde pretende chegar e buscam conhecer a instituição como um todo. As descrições auxiliam os responsáveis a identificar se a escola corresponde ou não às suas exigências. Além de que, as palavras chave utilizadas fortalecem o ranqueamento de SEO da escola. 

Bom, está com dúvidas sobre o que colocar no texto? Então, permita-me te auxiliar no desenvolvimento do texto descritivo:

O primeiro passo é responder as perguntas abaixo: 

  • Há quanto tempo a escola está no mercado? 
  • Qual é a visão, missão e valores do colégio?
  • Qual o método de ensino da escola? Exemplo: tradicional, socio-interacionista, socio-construtivista, etc.  
  • O colégio possui um sistema de ensino? 
  • O que compõe a estrutura da escola? 
  • Quais séries a escola trabalha?
  • Qual é o seu número de alunos?
  • O colégio têm Atividades complementares? Exemplo: inglês, artes, ballet, judô, natação, etc. 

Lembre-se que toda informação que conseguir será importante e agregará valor à sua escola. 

O segundo passo é deixar essas informações atrativas e com uma leitura agradável. 

  • Escreva um texto resumido em um parágrafo sobre a escola.
  • No segundo parágrafo descreva como funciona a metodologia, sistema de ensino e a pedagogia do colégio. 
  • Depois, o terceiro passo são as descrições da estrutura e as atividades realizadas na escola. Neste tópico vale ressaltar que é o momento de diferenciar o seu colégio do seu concorrente, justamente o que atrai o aluno.

Os três passos acima são a base para apresentar quem é a sua escola, como é o ensino e os principais diferenciais do colégio. O conjunto ajuda os pais a tomarem uma decisão pelo seu colégio. 

Obs: o número de alunos é polêmico para algumas escolas que não gostam de tornar público este dado. Porém, esta informação é importante para um responsável que visa colocar o filho em uma sala com poucos alunos ou uma sala com uma grande diversidade de estudantes. O site Melhor Escola tem o objetivo de comunicar com ambos os públicos. 

Mas, não para por aí! O que foi listado até agora é de responsabilidade total da escola, independente a plataforma. Entretanto, existe um ponto fundamental de ranqueamento em que o colégio pode ter respostas positivas e/ou negativas. 

Sabe do que estou falando? Sim, são as avaliações. 

4- Avaliações 

Em um país onde a democracia é constitucional, as avaliações evidenciam a opinião pública nas plataformas online – seja no Google, no Facebook, no Melhor Escola ou em qualquer outra mídia. Um grande desafio para o setor da comunicação é atrair comentários positivos de forma orgânica, mas também possui a responsabilidade de gerenciar a crise quando a devolutiva é negativa.   

As avaliações ajudam na identificação do que uma organização precisa melhorar e do que o trabalho está sendo satisfatório. Com as informações, às escolas crescem constantemente e aprimoram os seus serviços.

Avaliações positivas ou negativas sempre hão de vir no meio online e offline, principalmente, quanto maior destaque a sua escola tiver. Entretanto, ambas são engajamento e quanto mais engajamento, mais relacionamento com o público de interesse, sendo cada vez melhor a construção e proteção da imagem institucional. 

5- Bolsa Vitrine 

Bolsas Vitrine é uma definição utilizada para as vagas com descontos mais agressivos. Elas funcionam como chamariz para atrair a atenção de pais em busca de escolas no Melhor Escola. As Bolsas Vitrines ajudam a dar mais visibilidade à sua escola no site (aparece melhor na busca). E também auxilia na identificação do desconto ideal para maximizar a sua captação e lucro, pois podemos testar mais de um percentual de desconto. 

Além dos descontos, quando a instituição melhorar a quantidade de vagas e os tipos de vagas, potencializam mais a geração de leads e a captação de novos alunos!

6- Atendimento 

O atendimento é o fator mais decisivo. Então, preste muita atenção aqui!

Não adianta criar uma ótima identidade visual e experiência positiva do aluno com a marca, se o atendimento da escola no primeiro contato estragar a imagem institucional.  Desta forma, é necessário alinhar as informações que estão no site, do marketing da escola e dos profissionais que estão em contato com os pais na escola. 

Mas, o que o atendimento precisa saber?

  • Os atendentes precisam ter conhecimento sobre a parceria. 
  • Devem ter passado por um treinamento com um profissional do Melhor Escola.
  • Além de saber, devem explicar a parceria para os pais que entram em contato com o colégio.
  • É necessário que os atendentes estejam sempre alinhados com a Direção e Melhor Escola. Caso exista algum desalinhamento, pode deixar o pai inseguro e corre o risco de perder essa matrícula. 
  • Caso a escola já tem/teve alguma experiência com algum portal de bolsa, deixa eu te falar: não somos como eles, o Melhor Escola é o maior marketplace de ensino básico do Brasil. Além disso, os principais diferenciais em relação a outros portais é que não temos vigência de desconto, não cobramos taxas semestrais e anuais dos pais e os percentuais são variáveis. 

Está com alguma dúvida sobre divulgação da sua escola? 

Entre em contato conosco 🙂

Telefone: 0800 941 9002 

E-mail: [email protected]

Publicado em:Marketing Escolar

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