Menu fechado

Diário escolar digital do professor: escola conectada

Tecnologia na escola: diário escolar digital do professor

Hoje em dia, papel e caneta parecem ser objetos de uma outra era. Com a presença cada vez mais constante da tecnologia em nossa rotina, trocar a caderneta de papel por um diário escolar digital do professor parece ser algo natural. À primeira vista, modernizar processos padrões pode causar insegurança e receio. Contudo, queremos mostrar para você que o uso da tecnologia oferece cada vez mais praticidade para a rotina da sua escola.

O clássico do cinema “De Volta Para o Futuro” errou em suas projeções e a ainda não estamos andando de carros voadores. Apesar disso, celulares, computadores e tablets fazem parte da nossa vida, deixando nossas casa sincronizada com vários de nossos dispositivos: smartwatches, smart tv, Alexa, smart lamps…

Se nossa casa pode ser inteligente, por que também não deixar a escola conectada? O ambiente escolar pode ser um espaço mais tecnológico não apenas com a adoção de lousas digitais ou de computadores touch screen. Antes mesmo de investir nesses equipamentos mais sofisticados, sua escola pode ficar mais conectada por meio da digitalização de simples detalhes, como o diário escolar do professor.

Tecnologia nas mãos do professor

O diário de classe, também chamado de caderneta ou diário de professor, é o instrumento legal usado por professores para controle de presença nas aulas, registro do planejamento pedagógico e das notas obtidas pelos alunos em testes e avaliações. A organização dessas informações é muito importante para a escola, já que constitui o histórico escolar dos alunos.

Tendo em vista que a Secretaria de Ensino pode solicitar a entrega dos diários escolares a qualquer momento, os mantenedores de escola devem garantir que os registros estão atualizados, organizados e corretos para todas as turmas. Além de ser uma obrigação legal, essa organização também auxilia a gestão escolar a calcular sua taxa de evasão

Se sua taxa de evasão for alta, é importante que você tome algumas ações para reverter a situação. Preparamos um e-book som sete estratégias para aumentar a retenção de alunos na sua escola.

7 ESTRATÉGIAS DE SUCESSO NA RETENÇÃO DE ALUNOS

Por que digitalizar o diário escolar da minha escola?

Investir em um diário escolar digital do professor garante agilidade, praticidade, transparência nas ações acadêmicas e a segurança da informação. Em outras palavras, a adoção de tecnologia na rotina escolar beneficia a gestão, os professores e os responsáveis pelos alunos. Por meio de um diário escolar digital, sua escola não apenas economiza tempo e recursos, como também aumenta a produtividade de todo o sistema.

Para o professor, a automação de processos burocráticos permite que ele tenha mais tempo para investir em outras atividades importantes, como ajudar alunos com dificuldade e planejar atividades mais atrativas para as crianças. Além disso, ter todos os diários digitalizados significa uma redução na quantidade materiais que o professor carregará para a sala todos os dias. Acessar os documentos por meio de qualquer dispositivo também acaba com o stress de esquecimento do diário físico em casa. 

Nesse sentido, uma vez que os dados das turmas estão armazenados em uma plataforma digital, coordenadores pedagógicos, diretores e pais podem acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real. Enquanto os pais podem gerenciar a frequência dos alunos, a gestão escolar pode gerar relatórios integrados de todas as turmas para verificar a eficiência do planejamento pedagógico.

Quais são as vantagens do diário escolar digital do professor?

O formato digital permite que as informações sejam facilmente editáveis, sem as rasuras bastante conhecidas do documento impresso. Os recursos gráficos também permitem uma melhor legibilidade e compreensão das informações. Nesse sentido, lançar os dados diretamente no sistema permite que ao professor gerar relatórios das turmas sempre que desejar.

Outra vantagem é a possibilidade de personalização do diário de classe, que pode ser construído de acordo com cada ciclo e conter as informações adicionais relevantes para cada turma. Dessa forma, o professor substituto também pode ficar completamente atualizado sobre o calendário de atividades daquela turma que vai ensinar. 

Vantagens

  • Redução de gastos com impressão;
  • Conscientização ambiental com a redução do uso de papel;
  • Facilidade de acesso e administração;
  • Sem rasuras, perdas e esquecimentos;
  • Anotações claras;

Desvantagens

  • Dependência de internet para acesso.

Estamos cada vez mais conectados e online, mas, para driblar a necessidade de internet para lançamento de dados, sua escola pode escolher um sistema que também opera offline. 

  • Dificuldades de usabilidade.

O uso de tecnologias é algo nato para as novas gerações, nem tanto para os nascidos antes dos anos 1990. Como falamos, a adoção de tecnologia na rotina escolar pode ser gradual e sua escola pode promover treinamentos e seminários para os professores com dificuldades para usar as ferramentas.

Comunicação totalmente integrada com os pais

Para integrar ainda mais a comunicação dos professores com os pais, sua escola também pode adotar uma agenda virtual. Além de possuir todas as vantagens do diário escolar digital, a agenda também permite que a comunicação da família com a escola seja mais eficiente.

Ao substituir a boa e velha agenda de papel por uma ferramenta online, sua escola terá um controle maior sobre os comunicados enviados e o engajamento das famílias. Muitas vezes os avisos acabam não chegando até os pais porque se perdem pelo caminho. Sabemos que crianças podem ser bastante esquecidas às vezes e consequentemente esquecem de mostrar anotações ou entregar bilhetes para os pais. Com a agenda virtual, a comunicação é instantânea e os avisos chegam até os responsáveis antes mesmo do aluno voltar pra casa.

Por meio da ferramenta digital, a família também interage de maneira mais ágil com o professor. Se com a agenda de papel o retorno de um bilhete leva até o próximo dia de aula para acontecer, com a agenda digital a reposta pode acontecer no mesmo dia. Remetente e destinatário também podem enviar e receber documentos anexos

Outras vantagens da agenda digital são a possibilidade de programar lembretes para os professores, como a administração de medicação para algum aluno, por exemplo, e a criação de diversos canais de comunicação, otimizando o trabalho do professor ao enviar mensagens para a turma toda. 

Por fim, não tenha medo de levar inovação para sua escola. A tendência é que a escola se conecte cada vez mais com os alunos e seus ambientes familiares. Por que não usar a tecnologia para facilitar esse processo? 

Publicado em:Tecnologia

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *