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Evasão escolar pode ser combatida com novas estratégias

A evasão escolar é um problema que se intensificou no Brasil no último ano por conta da pandemia de Covid-19. Prova disso é que, segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 4 milhões de brasileiros entre 6 e 34 anos abandonaram os estudos em 2020. Ainda segundo o levantamento, a desistência foi 54% maior nas classes sociais mais baixas.

Sem dúvidas, a crise econômica que atingiu diversos lares brasileiros na pandemia está na lista de motivos que fizeram os alunos deixarem o colégio em segundo plano. 

Outros fatores que também contribuíram para este cenário incluem: pouco acesso dos jovens às tecnologias para o ensino a distância, dificuldades no aprendizado, falta de estímulo familiar, problemas de saúde, necessidade de trabalhar ou cuidar da casa, distância das escolas, gravidez na adolescência, entre outras situações. 

Neste artigo, vamos debater sobre iniciativas e estratégias para reduzir a evasão escolar ao longo do próximo ano letivo. Confira!

Quais são os impactos da evasão escolar e como enfrentá-los?

As consequências da evasão escolar são extremamente negativas para os alunos, principalmente os da rede pública de ensino, que acabam ficando mais vulneráveis a casos de violência e outros problemas sociais. 

Nas escolas particulares, a situação traz prejuízos para a sustentabilidade financeira das instituições, podendo até mesmo resultar na qualidade do ensino e comprometer o emprego dos professores. 

Além disso, a evasão escolar afeta a economia do país e diminui a chance de os estudantes encontrarem boas oportunidades no mercado de trabalho a longo prazo. 

Em outras palavras, quantos mais estudantes estiverem longe das salas de aula, maiores serão os problemas relacionados a:

  • Aumento da desigualdade social;
  • Perdas no desenvolvimento cognitivo, cultural e intelectual;
  • Falta de qualificação profissional;
  • Problemas de autoestima e depressão;
  • Conflitos familiares;
  • Perda do vínculo com colegas e professores;
  • Dificuldades financeiras para as escolas;
  • Mais casos de violência doméstica 
  • Maior acesso dos jovens à criminalidade

Vale destacar que, além da pandemia e das dificuldades financeiras das famílias, alguns fatores pedagógicos também vêm contribuindo para a evasão escolar ao longo dos últimos anos. Por isso, determinados métodos tradicionais adotados pelos professores devem ser repensados a cada ano. 

Esse tipo de análise sobre a proposta pedagógica é relevante porque vivemos em uma sociedade que passa por novas transformações com frequência, fazendo com que os colégios precisem se reinventar cada vez mais para manter os alunos engajados. 

Sendo assim, os professores devem compreender que um modelo usado para a formação da geração passada nem sempre vai ter o mesmo sucesso com as crianças e adolescentes atuais.

Por este motivo, o gestor escolar deve manter um canal aberto de comunicação com sua equipe para saber identificar possíveis falhas e oportunidades de melhorias. 

Também é necessário buscar novos aprendizados no mercado, fazer novos investimentos na escola, desenvolver os docentes, mapear as principais causas de evasão e aperfeiçoar o modelo de gestão da escola. 

13 perguntas que todo gestor deveria fazer para repensar sobre a evasão escolar:

Diante deste contexto de combate à evasão escolar, recomendamos que o gestor faça uma autocrítica sobre sua escola e analise questões como:

  1. O que os alunos mais sentem falta na prática escolar e dentro da sala de aula?
  1. Como anda a capacitação do meu time de professores?
  1. De que forma é possível aumentar a integração da escola com os familiares dos alunos?
  1. Quais técnicas posso implementar para tornar o ensino mais produtivo?
  1. O que as escolas concorrentes têm feito nesse sentido?
  1. Quais tecnologias minha escola ainda não usa?
  1. Quais campanhas posso promover com alunos, pais e sociedade para evitar o abandono escolar?
  1. Quais boas práticas o mercado da educação tem adotado para diminuir a evasão escolar e aumentar a captação de alunos?
  1. Como anda a estrutura da minha escola e o que pode ser feito para tornar o ambiente mais agradável?
  1. A gestão financeira e administrativa da escola tem apresentado resultados satisfatórios a cada ano?
  1. O que posso fazer de inovador para incentivar os alunos no estudo?
  1. Minha escola tem dado a devida atenção ao combate ao bullying?
  1. O que a escola pode oferecer para os alunos se sentirem cada vez mais acolhidos e integrados?

Os tópicos levantados acima são apenas alguns exemplos de questionamentos que um gestor escolar deve fazer para saber quais situações podem estar desestimulando os alunos. 

A partir dessa abordagem mais analítica, certamente será possível pensar em novas estratégias para ampliar a retenção de alunos e favorecer o crescimento do negócio. 

E lembre-se: com organização, planejamento, conhecimento e resiliência, sempre é possível vencer crises e mudar cenários desafiadores! 

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