Menu fechado

Como aproximar os pais da escola?

A parceria entre família e instituição de ensino tem papel fundamental no desenvolvimento adequado dos alunos ao longo dos anos letivos. Nesse contexto, um grande desafio para os gestores educacionais é implementar novas iniciativas que ajudem a aproximar os pais da escola dos filhos.

Leia também:

+ Previsões para educação em 2022: tendências e impactos da pandemia

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as escolas devem, obrigatoriamente, articular maneiras para estreitar laços com as famílias. Os responsáveis, por sua vez, têm direito de conhecer o processo pedagógico oferecido pelos colégios, bem como de participar da elaboração das propostas educacionais. 

Apesar da obrigatoriedade, a realidade das escolas públicas e particulares do Brasil é bem diferente do que estabelece a Lei. Seja pela correria do dia a dia ou pela falta de interesse, muitos pais não acompanham a vivência escolar dos estudantes como deveriam e isso acaba interferindo no aprendizado, na motivação e no rendimento. 

Além disso, é comum que os professores encontrem dificuldades para se aproximar dos familiares e manter uma comunicação eficiente sobre o comportamento das crianças nas salas de aula. 

Quais iniciativas adotar para aproximar os pais da escola?

Pensando em auxiliar as escolas em uma relação cada vez mais próxima com os pais e responsáveis, o Melhor Escola listou algumas iniciativas que podem ser implementadas no decorrer do ano letivo. 

É importante que os gestores incluam estas ações no planejamento pedagógico anual e coloque-as em prática desde o momento da captação de alunos. Dessa forma, os resultados serão satisfatórios para a escola, para a família e, é claro, para as crianças. 

  • Faça pesquisas de opinião com os pais para ouvir suas expectativas, queixas e anseios em relação ao aprendizado dos filhos.
  • Elabore um plano de ação (com os dados da pesquisa) para implementar novos serviços na escola, organizar eventos, capacitar professores e melhorar a qualidade do ensino. 
  • Convide os pais para conhecerem as instalações da escola, a equipe pedagógica e os demais funcionários da instituição.
  • Mantenha uma rotina de reuniões com os pais e organize horários flexíveis para eles conversarem com a coordenação escolar. 
  • Use a tecnologia para criar canais de comunicação a distância com os pais para que eles possam se manter atualizados sobre a rotina dos alunos, datas de provas, temas de trabalhos etc.
  • Abra o espaço da escola para encontros com a família e com a comunidade em datas festivas.
  • Faça campanhas de conscientização e envolva a família do aluno nas iniciativas. Alguns temas relevantes para serem trabalhados incluem: sustentabilidade, voluntariado, dia da árvore, setembro amarelo, campanhas de prevenção e saúde, entre outros.
  • Organize palestras e debates sobre temas que possam ser relevantes para os responsáveis, como: prevenção de drogas, gravidez na adolescência, relacionamento entre pais e filhos, combate ao preconceito, saúde mental de crianças e adolescentes etc.
  • Incentive a criação de uma comissão de pais e responsáveis para que eles ajudem a escola na aproximação com outras famílias.

Por que é importante aproximar os pais das escolas?

Sem dúvidas, a participação dos responsáveis na rotina escolar dos filhos traz inúmeros benefícios e melhora a evolução dos alunos ao longo do tempo. 

O acompanhamento dos pais também auxilia os professores na percepção de atividades voltadas para o interesse dos estudantes e faz com que as crianças se sintam cada vez mais acolhidas pela instituição de ensino. 

Confira abaixo 8 vantagens da aproximação entre escola e família para o aprendizado dos alunos: 

  1. Mais interesse dos estudantes pelos estudos.
  2. Melhora nas notas e no rendimento escolar.
  3. Apoio mais efetivo em trabalhos e projetos escolares. 
  4. Cumprimento adequado da rotina de deveres e tarefas.
  5. Maior eficiência no diálogo entre pais e docentes.
  6. Melhora no desenvolvimento socioemocional dos alunos.
  7. Aperfeiçoamento do trabalho dos professores e da escola.
  8. Maior atenção às dificuldades de cada aluno.

Trocar experiência com outros professores e gestores também é uma ótima forma de saber como eles aproximam os pais da escola. Para isso, temos um canal exclusivamente voltado para isso: o Clube dos Diretores!

O Clube dos Diretores é a maior comunidade do Brasil para gestores escolares em busca de mais conhecimento e crescimento profissional. 

O espaço oferece conteúdo qualificado sobre estratégias pedagógicas focadas na melhora do ambiente de ensino, aumento da captação de alunos, direito escolar, marketing escolar, gestão financeira e muito mais. 

Faça parte do Clube dos Diretores e tenha acesso a vídeoaulas com especialistas, artigos, e-books e pesquisas. Basta clicar no banner abaixo!

Clube dos Diretores
Publicado em:Universo pedagógico
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *