Menu fechado

Setembro Amarelo nas escolas: como abordar o tema com alunos?

A campanha ‘Setembro Amarelo’ é organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Sendo assim, ela tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidarmos da saúde mental. No blog de hoje vamos falar sobre a importância do setembro amarelo nas escolas. 

Diversas empresas, ONGs e instituições participam da campanha com ações relacionadas ao tema. No caso das escolas, esse tipo de conscientização é de extrema importância. 

Afinal, sabemos que a infância e a adolescência são etapas repletas de mudanças comportamentais, que interferem no desenvolvimento dos alunos até a idade adulta. Além disso, as alterações físicas e emocionais dessa fase também são capazes de afetar a autoestima e o convívio entre os colegas. 

O que fazer para trabalhar ‘Setembro Amarelo’ nas escolas?

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, um quarto dos jovens entre 18 e 24 anos já considerou o suicídio nos últimos 30 dias. Por isso, o assunto  torna-se cada vez mais delicado e necessário dentro e fora do ambiente escolar.

Nesse sentido, a campanha Setembro Amarelo é uma oportunidade valiosa para os professores abordarem os sintomas da depressão nas aulas, estimulando a participação dos alunos em iniciativas sobre saúde emocional. 

Algumas atividades interessantes para trabalhar a temática de Setembro Amarelo nas escolas incluem:

  • Rodas de conversa sobre saúde mental;
  • Palestras sobre combate à depressão;
  • Estímulo a atividades saudáveis, como prática de exercício, momentos de lazer e alimentação equilibrada;
  • Projetos em grupo para aproximar os alunos;
  • Desenvolvimento das habilidades socioemocionais entre os alunos, como autoconhecimento, empatia e resiliência;
  • Fixação de cartazes pela escola;
  • Campanhas de conscientização nas redes sociais;
  • Reuniões com pais e responsáveis sobre saúde emocional das crianças e adolescentes.

Quais fatores influenciam a saúde emocional dos alunos?

Embora o ‘Setembro Amarelo’ seja oficialmente celebrado nesta época do ano, as atividades para prevenir o suicídio e ajudar os alunos a lidarem com suas dores devem ocorrer com frequência. 

Muitas crianças e adolescentes enfrentam questões que interferem na saúde emocional e podem gerar danos irreversíveis se não forem analisadas. 

Os casos mais comuns envolvem abusos em casa, violência doméstica, pais ausentes ou agressivos, dificuldades financeiras, falta de diálogo dentro de casa, mortes na família, divórcio, entre outros. 

O olhar atento para a situação de cada aluno é importante porque nem sempre eles se sentem à vontade para expressar suas dores ou sentimentos. 

Sendo assim, antes de qualquer coisa é necessário estabelecer uma relação de confiança e escuta nas escolas. Caso ache válido, a equipe deve envolver a família e encaminhar o aluno para ajuda profissional.

Setembro Amarelo: combate aos casos de bullying e cyberbullying

Outro ponto que os professores precisam abordar com seriedade são as consequências que o bullying e o ciberbullying podem trazer para a vida do indivíduo. 

Muitas vezes, o aluno não consegue lidar com esse tipo de violência mais silenciosa, escondida atrás de comentários negativos ou exclusão, e acaba buscando refúgio no álcool ou nas drogas. Outros, por sua vez, desenvolvem quadros graves de depressão, ansiedade e crises de pânico. 

Os primeiros sinais a serem observados no comportamento dos alunos quando algo não vai bem incluem:

  • Falta de interesse pelos estudos;
  • Medo ou receio de ir para a escola;
  • Isolamento;
  • Crises de choro ou raiva;
  • Queda no rendimento escolar;
  • Dificuldades na fala ou na comunicação;
  • Impulsividade;
  • Insegurança;
  • Baixa autoestima;
  • Alterações no sono e excesso de sonolência nas aulas;
  • Falta de responsabilidade com as atividades escolares;
  • Conversas e interesses sobre morte.

Automutilação é um sinal de alerta!

Neste ano de 2021, a Campanha Setembro Amarelo desenvolveu um material direcionado a pais, responsáveis e educadores sobre como é possível oferecer ajuda aos jovens e como lidar com os casos de automutilação. 

A cartilha alerta que muitos adolescentes desenvolvem comportamento agressivo contra eles mesmos, o que acaba sendo um fator de risco sério para o suicídio. Na maioria dos casos, é possível notar lesões pelo corpo, arranhões, falta de cabelo e locais específicos da cabeça e outros ferimentos sem explicações.

A equipe escolar deve estar atenta a estes sinais para debater essas questões com os alunos. Cabe reforçar com os pais a gravidade do assunto e nunca o considerar como ‘frescura’ ou ‘necessidade de chamar atenção’. 

Em algumas situações, o jovem vai precisar de acompanhamento médico, terapia e muito acolhimento familiar para superar as fases difíceis da adolescência. Por isso, é importante reforçar que: agir salva vidas!Para conferir outras informações e materiais sobre o Setembro Amarelo, basta acessar o site oficial da campanha.

Publicado em:Ambiente Escolar,Curiosidades

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *