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Marketing Escolar: qual a importância para a escola?

Marketing Escolar

Marketing escolar (ou marketing educacional) é um assunto que precisa estar sempre no radar dos gestores por ser um grande aliado para o sucesso dos colégios. 

Quando bem aplicadas, as estratégias de marketing escolar podem ajudar a escola na captação de novos alunos e em uma comunicação eficiente com pais e responsáveis.

Além de contribuir para o sucesso financeiro das instituições, o marketing educacional também tem papel importante na melhora da competitividade da escola frente à concorrência.

O que é o marketing escolar? 

De maneira resumida, podemos entender o marketing escolar como o conjunto de estratégias voltadas para criar soluções que melhorem os resultados da escola em diferentes aspectos, desde a gestão financeira até a satisfação dos clientes.

Geralmente, as instituições que investem em ações de marketing educacional com frequência conseguem ter mais visibilidade, o que resulta em uma imagem positiva da escola e em uma marca cada vez mais fortalecida no mercado.

Vale destacar que, embora as escolas particulares funcionem como uma empresa que necessita gerar lucros, as ações de marketing não devem ser focadas exclusivamente em vendas. 

Isso significa que o gestor escolar também precisa ter uma visão direcionada para criar um relacionamento cada vez mais fortalecido com todos os seus públicos, incluindo: alunos, ex-alunos, professores, colaboradores, responsáveis, comunidade local, fornecedores, apoiadores etc.

É necessário, por exemplo, reforçar os valores da instituição e sua atuação no mercado. Além disso, as ações de marketing educacional devem incluir pesquisas sobre principais necessidades ou queixas do público-alvo da escola. Essa análise certamente ajudará na criação de novos serviços de excelência e na qualidade do ensino

Quais os benefícios do marketing escolar?

Como explicamos acima, o marketing escolar deve fazer parte do planejamento estratégico das escolas. 

Caso o gestor não se sinta confortável para tomar as decisões relacionadas a este tema sozinho, vale a pena consultar alguma empresa especializada neste tipo de consultoria ou contratar um profissional capacitado. 

Outra opção interessante para o gestor é buscar livros e artigos sobre o tema, fazer pesquisas de mercado, monitorar as ações da concorrência ou participar de treinamentos específicos sobre o uso do marketing na educação.

De forma geral, as ações de marketing escolar resultam nas seguintes diferenciais para ao colégio:

  • Melhora da visibilidade da escola;
  • Comunicação eficaz com o público-alvo;
  • Aumento da captação e retenção de alunos;
  • Satisfação de pais e responsáveis;
  • Alunos mais motivados e engajados;
  • Equipe alinhada com os valores da escola;
  • Criação de parcerias duradouras;
  • Melhora do resultado financeiro;
  • Criação de novos serviços focados nas necessidades do cliente;
  • Mais reconhecimento na comunidade; 
  • Análise estratégica do mercado.

Como é possível aplicar as estratégias de marketing escolar?

Existem diversas possibilidades para o uso do marketing escolar na divulgação da escola, desde o uso das redes sociais, contratação de ferramentas específicas para envio de e-mails segmentados por público, divulgações na mídia, participação em eventos, campanhas de comunicação, criação de informativos e muito mais.

Uma dica importante é a escola manter seus canais de comunicação (site, blog, revista, newsletter, mural etc) sempre ativos para deixar o seu público cada vez mais atualizado. Neste contexto, é importante usar tanto os meios físicos como os canais digitais

Listamos abaixo algumas situações em que o marketing escolar deve (e precisa) ser usado:

Captação de novos alunos:

As estratégias para captação de alunos podem ser aplicadas durante todo o ano letivo a fim de manter a marca da escola sempre ativa no mercado. No entanto, as ações devem ser intensificadas na fase de matrículas. 

Algumas sugestões válidas incluem divulgação por meio de folders, panfletos, cartões de visita, informativos digitais, site da escola e muito mais. Propaganda em locais de grande circulação da cidade e postagens nas redes sociais também trazem excelentes resultados. 

É importante que estes materiais de divulgação contenham informações que despertem o interesse dos responsáveis nos diferenciais da escola.

Eventos escolares:

Os eventos escolares também são considerados iniciativas importantes para fortalecer o relacionamento com os pais. Nessas ocasiões, a equipe pedagógica tem a oportunidade de estreitar laços com os familiares e a escola abre espaço para uma interação maior com os alunos. 

Os eventos educacionais, quando abertos ao público em geral, também podem gerar interesse da comunidade e atrair novos interessados pela escola.

Campanhas para a comunidade e demais públicos:

Muito mais do que apenas captar novos alunos e transmitir um ensino de qualidade, a escola também precisa estar atenta a temas de interesse público para reforçar sua imagem perante a sociedade. 

Nesse contexto, é importante que a equipe escolar se empenhe em iniciativas de conscientização sobre assuntos que possam interferir no desenvolvimento dos alunos e no futuro das próximas gerações.

Algumas dicas incluem campanhas de saúde, prevenção de doenças, combate ao suicídio, ações de voluntariado, conscientização ambiental, relacionamento familiar, combate ao preconceito, arrecadação de alimentos etc.

Para este tipo de iniciativa, vale usar cartazes, campanhas com alunos e divulgação de conteúdos nos próprios canais de comunicação da escola.

Comunicação com alunos e responsáveis 

Alunos e responsáveis são clientes diretos da escola e por isso precisam se sentir acolhidos pela instituição. Sendo assim, é importante que a invista em estratégias de marketing para manter este público sempre engajado. 

Além disso, é essencial criar uma relação de confiança e deixar os canais de comunicação sempre abertos para ouvi-los. 

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Publicado em:Marketing Escolar

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