Educação socioemocional para crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil, porque ajuda os pequenos a lidarem com sentimentos como raiva, frustração, medo, timidez, mudança de humor, entre outros.
As técnicas de educação socioemocional aplicadas no ambiente escolar estimulam os alunos a reconhecerem e administrarem suas emoções.Assim, isso contribui para o fortalecimento de vínculos com a família, professores, amigos e ajuda na autoestima da criança.
Nesse sentido, podemos afirmar que o gerenciamento das emoções traz muitos benefícios para o crescimento e gera resultados satisfatórios também na fase adulta. Afinal, um ser humano bem preparado consegue lidar mais facilmente com situações que possam gerar ansiedade, angústia, irritação ou euforia.
Por isso, é sempre válido que a escola trabalhe de forma integrada com os pais para auxiliar as crianças no controle e na identificação dos mais variados tipos de sentimentos.
Como desenvolver a educação socioemocional nas crianças?
A fase da educação infantil é uma das mais marcantes para qualquer pessoa e tem papel relevante para o processo de aprendizagem do aluno no decorrer dos anos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é durante a primeira infância que os pequenos formam sua estrutura mental e constroem conexões entre os neurônios responsáveis pelos impulsos nervosos e pela criação de memórias. Esses impulsos nervosos traduzem as emoções e as experiências do dia a dia vividas pela criança nesta fase.
Geralmente, é nesta etapa da vida que a criança entra para a pré-escola e começa a conhecer o mundo externo, sem a presença dos pais. Nesse contexto, os professores têm forte influência para que esta separação familiar temporária ocorra de forma saudável e sem traumas para as emoções.
Os pequenos, mesmo sem entender muito, começam desde cedo a aprender novas formas de socialização e vínculos. Portanto, o olhar atento dos responsáveis e professores com este processo ajuda as crianças a entenderem as novidades de forma equilibrada.
Ou seja, as experiências da primeira infância precisam ser pautadas por segurança, confiança e afeto para que a criança consiga se desenvolver adequadamente em ambientes sociais.
Em outras palavras, o carinho e a atenção dos professores nos momentos de insegurança dos alunos têm papel fundamental para que eles se sintam acolhidos dentro da escola.
Também é necessário que, tanto a escola como a casa do aluno, tenha um ambiente saudável para que ele possa aprimorar as competências socioemocionais.
Algumas recomendações pedagógicas para estimular a educação socioemocional envolvem:
- Uso de livros infantis
- Atividades lúdicas
- Brincadeiras para cada faixa etária
- Canções que expressem emoções e sensações
- Tarefas em grupo
- Contação de histórias que reforcem comportamento positivos
- Uso de fantoches para exemplificar as interações sociais
Com o tempo e aplicação destas atividades no dia a dia, as crianças vão se sentindo mais seguras para fazer perguntas, interagir, expressar sentimentos, dialogar, lidar com pequenos conflitos entre colegas ou irmãos, motivar outros colegas etc.
Esse comportamento baseado no autocontrole e no autoconhecimento acaba se refletindo dentro de casa e nas outras etapas da vida, inclusive no ambiente de trabalho ou na vida afetiva.
No ambiente familiar, as dicas para os pais ajudarem os filhos nesse desenvolvimento incluem:
- Respeitar as emoções e sentimentos da criança
- Saber escutar suas queixas e medos
- Dar exemplo com atos de gentileza e respeito
- Ensinar a criança a se colocar no lugar no outro
- Evitar atitudes agressivas
- Praticar a resiliência
- Usar telas (TV e smartphones) com moderação e acompanhamento
Como competências socioemocionais favorecem o ensino?
Como vimos, a educação socioemocional interfere em diversos aspectos do desenvolvimento do aluno. No ambiente escolar, ela ajuda a manter os estudantes engajados, motivados, comunicativos e dispostos a encarar desafios de maneira construtiva.
Para saber mais sobre como a educação socioecomional pode favorecer o ensino, dê play no vídeo abaixo:
Além disso, algumas técnicas facilitam a compreensão das normas sociais, dos princípios éticos e dos valores que regem as relações.
Quando as competências socioemocionais são trabalhadas desde cedo, é possível ver diversos impactos positivos no comportamento da pessoa. Alguns exemplos muito percebidos por educadores são:
- Indivíduos mais capazes de lidar e entender as diferenças
- Fortalecimento do senso de justiça
- Desenvolvimento do pensamento crítico
- Abertura ao diálogo
- Senso de inovação mais apurado
- Resiliência para lidar com situações difíceis
- Processos de aprendizagem mais eficazes
- Senso de colaboração
- Compromisso com a ética e com a cidadania
- Maior preparo para os desafios do mercado de trabalho
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