Este artigo visa ajudar os gestores a potencializarem a gestão de projetos na educação básica, melhorando e efetivando o trabalho de toda equipe.
Os projetos estão crescendo rapidamente em diversos ambientes e áreas do ensino. Na educação privada e pública os projetos ocorrem em diferentes níveis, em especial as áreas educacionais e sociais.
Os projetos na Educação Básica contém finalidades diversas, mas é possível identificá-los, como por exemplo:
- Integração da escola com a comunidade;
- Integração da Pessoa com Deficiência (PCD);
- Desenvolvimento do ensino;
- Qualificação dos professores e gestores;
- Abertura de novos períodos;
- Implementação de sistema de ensino;
- Implementação de metodologia de ensino;
- Implementação de novas tecnologias;
- Implementação de softwares para gestão;
- Implementação de metodologia socioemocional;
- Aperfeiçoamento do ensino;
- Reforma do sistema de ensino;
- Reforma estrutural da instituição de ensino;
- Reforma curricular;
- Conscientização de alunos, pais, comunidade e corpo docente;
- Avaliação de desempenho do corpo docente;
- Avaliação de desempenho dos discentes;
- Avaliação de desempenho do sistema de ensino;
- Avaliação de desempenho de metodologia de ensino;
- Avaliação do planejamento político pedagógico;
- Aprimoramento da comunicação interna;
- Aprimoramento da comunicação com pais de alunos.
Os projetos fazem parte da Educação Básica em diversos níveis, as atividades são baseadas em muitos fatores da área educacional. Os projetos visam a mudança, inovação e a gestão dos responsáveis da instituição para realizar as propostas com segurança e eficácia.
Projeto é uma crítica construtiva, que visa melhoria e/ou a solução de uma problemática. Uma das necessidades dos gestores é a atenção com as adaptações das novas tecnologias contemporâneas.
Para o gestor escolar a capacidade de interpretar, idealizar, planejar, executar e avaliar os projetos são fundamentais para o desenvolvimento da instituição de ensino.
A antecipação de possíveis necessidades proporciona o desenvolvimento da solução, estruturação, adequação e a realização do projeto, sendo fundamental para toda escola, independente a dificuldade e o porte da instituição.
O que é um projeto?
O projeto possui o viés de realizar uma vontade, desejo ou intenção. Desta maneira, muitas pessoas conhecem e já tiveram uma experiência com algum projeto – seja organizando, vivenciando ou apenas observando.
Os modelos de projetos mais conhecidos são:
- Projeto de lei (jurídico);
- Projeto pedagógico (educação);
- Projeto ambiental (ecologia);
- Projeto social (solidariedade);
- Projeto de informática (software);
- Projeto de marketing (administração);
- Projeto de trabalho (aprendizagem);
- Projeto de pesquisa (avaliação);
- Projeto de serviço (economia);
- Projeto de produto (mercado).
Os moldes que são realizados como um esforço temporário e focado na obtenção de um resultado determinado. A estruturação de um projeto está alinhada ao tempo que levará para cumprir-se aquilo que almeja.
Normalmente, atribuímos o significado de projeto a algo futuro, como comprar ou fazer algo. Porém, a iniciativa do projeto pode ser realizada dentro de um ambiente, seja ele, público ou privado.
A PMI define projetos como: “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”
Além desses significados, é possível identificar algumas características básicas que ajudam no entendimento sobre projeto, sendo eles:
- Atividades direcionadas à realização de um objetivo;
- Cronograma definido – começo, meio e fim;
- Administração dos recursos limitados (tempo, pessoas e financeiro);
- Realização de atividades únicas e/ou inovadoras;
Perspectiva abrangente de complicações e incertezas para realização do projeto;
Aparição de problemática, desafio, demanda ou oportunidade – seja por uma pessoa, grupo ou instituição.
Para realizar uma gestão de projetos é importante definir os objetivos, estabelecer um prazo e contar com os recursos da escola (humanos, materiais e financeiros). Todas as fases dos processos é relevante a atribuição metas e métricas, sendo coerente e alinhado com o planejamento.
Os projetos no Ensino Básico não limitam-se:
- a construção de uma nova sala de aula, prédio ou infraestrutura;
- a aquisição, modificação ou desenvolvimento de um sistema escolar;
- ao envolvimento de pessoas nos processos de efetivação de mudança estrutural;
- na realização de uma pesquisa que será arquivada;
- no desenvolvimento de uma novo modelo de ensino, serviços ou resultado.
Ao compreender o geral sobre projetos educacionais, veja as próximas fases de um projeto.
As 5 fases de um projeto
1- Único
A ideia inicial deve ser incomparável a qualquer outra, uma atribuição inigualável.
Um exemplo é quando sua escola recebe dois pais de alunos, são dois clientes diferentes, porém com uma mesma demanda – o bem-estar dos filhos. Assim, o projeto deve conter uma característica única no cuidado de cada um e considerar todos os alunos da escola, em todas as esferas do colégio.
2- Cronograma
Organização não é apenas de um momento, mas de todo cronograma com um prazo bem estipulado – seja no começo, meio ou fim do projeto. A definição dos prazos deve ser realista e factível, sendo incluso todos os riscos envolvidos.
3- Progresso
A propagação da ideia e a efetivação exponencial. Após os prazos e as etapas definidas, sendo superadas gradativamente conforme as metas estabelecidas. A execução de cada etapa cresce e aproxima do objetivo geral.
4- Recursos
A delimitação e a abrangência dos custos é essencial.
Geralmente, os recursos em projetos são delimitados, o escopo do projeto auxilia e possui a capacidade de resolver problemáticas que possam ocorrer até o alcance do objetivo.
Faça um levantamento dos custos do projeto, reúna toda equipe gestora e verifique se é viável ou não a sua execução.
5- Objetivo
Defina de forma clara, coerente e concisa a ideia do projeto. Entenda que o projeto não é uma meta, mas uma vontade da escola ou visão do gestor sobre a instituição de ensino, claro, que todo projeto precisa ser claro, viável e um objetivo específico.
Todo projeto tem um começo e um fim, por isso te convido a finalizar a leitura e entender todas as etapas do projeto.
Definição: Projeto vs Processo
O processo é uma ação contínua, uma maneira de agir ou um conjunto de medidas para atingir um objetivo, também vinculada a uma padronização de resultados.
A palavra possui o significado de “avançar”, manter uma continuidade no percurso, tendo uma postura firme e com resultados padronizados. Simplificando, o processo estabelece uma padronização de ações contínuas e repetitivas, com objetivos atualizados frequentemente.
Em contrapartida, o projeto visa estabelecer um plano para a efetivação de um objetivo. O projeto transmite uma intenção, esboço e intenção de uma pessoa ou organização.
O projeto tem a pretensão de uma medida que irá acontecer. Deste modo, deixando plano o acesso ao objetivo determinado. Resumindo, o projeto é dividido em etapas, sendo temporários e únicos, com um objetivo específico.
O que é gestão de projetos na Educação Básica?
O gestor escolar que se capacitou para aprimorar a gestão em sua autonomia, segurança, administração e no desenvolvimento dos projetos internos – pedagógico, estrutural, gerencial, ensino, etc.
O gerenciamento de projetos visa aprimorar todos os processos e projetos, assim, utilizar os conhecimentos em prol de beneficiar, elaborar e melhorar as ações e as atividades da escola.
Todo projeto educacional é um conjunto de atividades com objetivos claros para solucionar problemas, necessidades, oportunidades ou interesses que visem a melhoria dos processos educacionais.
Importante ressaltar que os projetos educacionais não limitam-se a uma escola, faculdade ou sistema de ensino. Qualquer organização pode propor, desenvolver e gerenciar um projeto com viés educativo, sendo de uma escola ou não, podendo considerar-se um projeto educacional.
A educação é fundamental para o atual contexto econômico e social, sendo indispensável para a continuidade do ensino e da construção do conhecimento.
A escola é o ambiente onde inicia-se a valorização do capital intelectual, mas o valor só é construído por meio de ações educativas, sendo que os projetos facilitam o acesso à educação, transformação e aprendizagem por meio das atividades realizadas no colégio.
Os projetos podem estar vinculados com o aspecto social e comunicar questões como:
- prevenção contra o câncer;
- combate a violência;
- meio ambiente;
- conscientização do combate ao suicídio;
- utilização consciente da energia;
- conscientização financeira…
Os projetos são infindos conforma a realidade de cada comunidade local, período e o planejamento da escola. Entretanto, os focos são as ações educativas e o principal objetivo é a formação, ensino e o desenvolvimento social e individual.
Gestão de Projetos com Sucesso – Cases
Neste momento, será citado alguns projetos que são referência e plausíveis para as instituições de ensino.
Boa noite!
A proposta do acompanhamento de vocês realmente valem a pena,e realmente o pagamento da primeira parcela, pelos serviços adquiridos e assessoria dada à escola é muito boa.
Antes de iniciarmos já estou me agradando bastante.
Olá, Maria!
É ótimo ter você ao nosso lado e ficamos muito felizes com o seu comentário! Conte com a gente! 😀
Grande abraço!