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Gestão de Projetos na Educação Básica

Este artigo visa ajudar os gestores a potencializarem a gestão de projetos na educação básica,  melhorando e efetivando o trabalho de toda equipe. 

Os projetos estão crescendo rapidamente em diversos ambientes e áreas do ensino. Na educação privada e pública os projetos ocorrem em diferentes níveis, em especial as áreas educacionais e sociais. 

Os projetos na Educação Básica contém finalidades diversas, mas é possível identificá-los, como por exemplo: 

  • Integração da escola com a comunidade;
  • Integração da Pessoa com Deficiência (PCD);
  • Desenvolvimento do ensino;
  • Qualificação dos professores e gestores;
  • Abertura de novos períodos;
  • Implementação de sistema de ensino;
  • Implementação de metodologia de ensino;
  • Implementação de novas tecnologias;
  • Implementação de softwares para gestão; 
  • Implementação de metodologia socioemocional;
  • Aperfeiçoamento do ensino;
  • Reforma do sistema de ensino;
  • Reforma estrutural da instituição de ensino;
  • Reforma curricular;
  • Conscientização de alunos, pais, comunidade e corpo docente;
  • Avaliação de desempenho do corpo docente;
  • Avaliação de desempenho dos discentes;
  • Avaliação de desempenho do sistema de ensino;
  • Avaliação de desempenho de metodologia de ensino;
  • Avaliação do planejamento político pedagógico;
  • Aprimoramento da comunicação interna;
  • Aprimoramento da comunicação com pais de alunos.

Os projetos fazem parte da Educação Básica em diversos níveis, as atividades são baseadas em muitos fatores da área educacional. Os projetos visam a mudança, inovação e a gestão dos responsáveis da instituição para realizar as propostas com segurança e eficácia. 

Projeto é uma crítica construtiva, que visa melhoria e/ou a solução de uma problemática. Uma das necessidades dos gestores é a atenção com as adaptações das novas tecnologias contemporâneas. 

Para o gestor escolar a capacidade de interpretar, idealizar, planejar, executar e avaliar os projetos são fundamentais para o desenvolvimento da instituição de ensino. 

A antecipação de possíveis necessidades proporciona o desenvolvimento da solução, estruturação, adequação e a realização do projeto, sendo fundamental para toda escola, independente a dificuldade e o porte da instituição. 

O que é um projeto? 

O projeto possui o viés de realizar uma vontade, desejo ou intenção. Desta maneira, muitas pessoas conhecem e já tiveram uma experiência com algum projeto – seja organizando, vivenciando ou apenas observando. 

Os modelos de projetos mais conhecidos são: 

  • Projeto de lei (jurídico);
  • Projeto pedagógico (educação);
  • Projeto ambiental (ecologia);
  • Projeto social (solidariedade); 
  • Projeto de informática (software);
  • Projeto de marketing (administração);
  • Projeto de trabalho (aprendizagem);
  • Projeto de pesquisa (avaliação);
  • Projeto de serviço (economia);
  • Projeto de produto (mercado).

Os moldes que são realizados como um esforço temporário e focado na obtenção de um resultado determinado. A estruturação de um projeto está alinhada ao tempo que levará para cumprir-se aquilo que almeja. 

Normalmente, atribuímos o significado de projeto a algo futuro, como comprar ou fazer algo. Porém, a iniciativa do projeto pode ser realizada dentro de um ambiente, seja ele, público ou privado. 

A PMI define projetos como: “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.” 

Além desses significados, é possível identificar algumas características básicas que ajudam no entendimento sobre projeto, sendo eles: 

  • Atividades direcionadas à realização de um objetivo;
  • Cronograma definido – começo, meio e fim;
  • Administração dos recursos limitados (tempo, pessoas e financeiro);
  • Realização de atividades únicas e/ou inovadoras;

Perspectiva abrangente de complicações e incertezas para realização do projeto;

Aparição de problemática, desafio, demanda ou oportunidade – seja por uma pessoa, grupo ou instituição. 

Para realizar uma gestão de projetos é importante definir os objetivos, estabelecer um prazo e contar com os recursos da escola (humanos, materiais e financeiros). Todas as fases dos processos é relevante a atribuição metas e métricas, sendo coerente e alinhado com o planejamento. 

Os projetos no Ensino Básico não limitam-se:

  • a construção de uma nova sala de aula, prédio ou infraestrutura;
  • a aquisição, modificação ou desenvolvimento de um sistema escolar;
  • ao envolvimento de pessoas nos processos de efetivação de mudança estrutural;
  • na realização de uma pesquisa que será arquivada;
  • no desenvolvimento de uma novo modelo de ensino, serviços ou resultado. 

 Ao compreender o geral sobre projetos educacionais, veja as próximas fases de um projeto. 

As 5 fases de um projeto

1-  Único 

A ideia inicial deve ser incomparável a qualquer outra, uma atribuição inigualável. 

Um exemplo é quando sua escola recebe dois pais de alunos, são dois clientes diferentes, porém com uma mesma demanda – o bem-estar dos filhos. Assim, o projeto deve conter uma característica única no cuidado de cada um e considerar todos os alunos da escola, em todas as esferas do colégio. 

2- Cronograma

Organização não é apenas de um momento, mas de todo cronograma com um prazo bem estipulado – seja no começo, meio ou fim do projeto. A definição dos prazos deve ser realista e factível, sendo incluso todos os riscos envolvidos. 

3- Progresso

A propagação da ideia e a efetivação exponencial. Após os prazos e as etapas definidas, sendo superadas gradativamente conforme as metas estabelecidas. A execução de cada etapa cresce e aproxima do objetivo geral. 

4- Recursos 

A delimitação e a abrangência dos custos é essencial. 

Geralmente, os recursos em projetos são delimitados, o escopo do projeto auxilia e possui a capacidade de resolver problemáticas que possam ocorrer até o alcance do objetivo. 

Faça um levantamento dos custos do projeto, reúna toda equipe gestora e verifique se é viável ou não a sua execução.  

5- Objetivo

Defina de forma clara, coerente e concisa a ideia do projeto.  Entenda que o projeto não é uma meta, mas uma vontade da escola ou visão do gestor sobre a instituição de ensino, claro, que todo projeto precisa ser claro, viável e um objetivo específico. 

Todo projeto tem um começo e um fim, por isso te convido a finalizar a leitura e entender todas as etapas do projeto. 

Definição: Projeto vs Processo

O processo é uma ação contínua, uma maneira de agir ou um conjunto de medidas para atingir um objetivo, também vinculada a uma padronização de resultados.  

A palavra possui o significado de “avançar”, manter uma continuidade no percurso, tendo uma postura firme e com resultados padronizados. Simplificando, o processo estabelece uma padronização de ações contínuas e repetitivas, com objetivos atualizados frequentemente.

Em contrapartida, o projeto visa estabelecer um plano para a efetivação de um objetivo. O projeto transmite uma intenção, esboço e intenção de uma pessoa ou organização. 

O projeto tem a pretensão de uma medida que irá acontecer. Deste modo, deixando plano o acesso ao objetivo determinado. Resumindo, o projeto é dividido em etapas, sendo temporários e únicos, com um objetivo específico. 

O que é gestão de projetos na Educação Básica? 

O gestor escolar que se capacitou para aprimorar a gestão em sua autonomia, segurança, administração e no desenvolvimento dos projetos internos – pedagógico, estrutural, gerencial, ensino, etc. 

O gerenciamento de projetos visa aprimorar todos os processos e projetos, assim, utilizar os conhecimentos em prol de beneficiar, elaborar e melhorar as ações e as atividades da escola. 

Todo projeto educacional é um conjunto de atividades com objetivos claros para solucionar problemas, necessidades, oportunidades ou interesses que visem a melhoria dos processos educacionais. 

Importante ressaltar que os projetos educacionais não limitam-se a uma escola, faculdade ou sistema de ensino. Qualquer organização pode propor, desenvolver e gerenciar um projeto com viés educativo, sendo de uma escola ou não, podendo considerar-se um projeto educacional. 

A educação é fundamental para o atual contexto econômico e social, sendo indispensável para a continuidade do ensino e da construção do conhecimento. 

A escola é o ambiente onde inicia-se a valorização do capital intelectual, mas o valor só é construído por meio de ações educativas, sendo que os projetos facilitam o acesso à educação, transformação e aprendizagem por meio das atividades realizadas no colégio. 

Os projetos podem estar vinculados com o aspecto social e comunicar questões como: 

  • prevenção contra o câncer;
  • combate a violência; 
  • meio ambiente;
  • conscientização do combate ao suicídio;
  • utilização consciente da energia;
  • conscientização financeira…

Os projetos são infindos conforma a realidade de cada comunidade local, período e o planejamento da escola. Entretanto, os focos são as ações educativas e o principal objetivo é a formação, ensino e o desenvolvimento social e individual.

Gestão de Projetos com Sucesso – Cases 

Neste momento, será citado alguns projetos que são referência e plausíveis para as instituições de ensino. 

Publicado em:Universo pedagógico

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2 Comentários

  1. MARIA DAS GRAÇAS

    Boa noite!

    A proposta do acompanhamento de vocês realmente valem a pena,e realmente o pagamento da primeira parcela, pelos serviços adquiridos e assessoria dada à escola é muito boa.
    Antes de iniciarmos já estou me agradando bastante.

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