Escola desenvolve projetos de solidariedade e sustentabilidade em Mogi das Cruzes

Colégio João e Maria desenvolve projeto de Ação de Graças e sustentabilidade.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Projeto Ação de Graças.

O Colégio João e Maria, localizado em Mogi das Cruzes, em São Paulo, desenvolveu o projeto Ação de Graças. A ação, que será iniciada no dia 16 de outubro, é inspirada no feriado comemorado geralmente nos Estados Unidos e Canadá, e seu propósito é a gratidão pelas coisas boas acontecidas durante o ano.

A diretora da escola, Deise Prado, informou que “É importante saber que por menos que temos, sempre haverão outras pessoas que possuem ainda menos. E mesmo assim, são pessoas felizes”. O principal objetivo do projeto é fazer com que os alunos aprendam a ter gratidão.

A escola orientou que os alunos contribuíssem com doações de alimentos não perecíveis e um panetone 250g. A turma que colaborar com mais arrecadações irá fazer a entrega no asilo São Vicente de Paulo, em Mogi das Cruzes, no dia 28 de novembro. Esses alunos também participarão do café da tarde junto aos idosos do asilo. Os estudantes estão muito empolgados com o projeto. a diretora conta “No momento, estão ansiosos para fazer a entrega”.

O Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving, é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá. Nos EUA, é comemorado na quarta quinta-feira no mês de novembro e no Canadá na segunda segunda-feira de outubro.

O feriado celebra as coisas boas que aconteceram durante o ano, e costuma ser um dia para unir a família. Uma forte característica e tradição do Dia de Ação de Graças é a fartura da comida.

Projeto Sustentabilidade

A escola também desenvolveu o projeto sustentabilidade, que foi dividido em temas para as turmas. A educação infantil trabalhou a compostagem e horta de temperos, o 1º e o 2º ano do ensino fundamental lidaram com o tema “Água: Preservar é Preciso”, enquanto o 3º e o 4º ano exploraram o “Efeito Estufa”.

Os alunos também fizeram a decoração do corredor interno do colégio com imagens e mensagens baseado no tema "sustentabilidade".

Há 3 anos a escola desenvolve projetos como este, e cada ano um tema diferente foi abordado. Segundo Deise, “os temas são abordados sempre que possível interdisciplinarmente. Entretanto, são trabalhados duas vezes na semana nas aulas de projetos: Ensino Fundamental nas disciplinas de ciências, história e geografia, e na Educação Infantil, nas aulas de natureza e sociedade”.

Além das aulas, os alunos também participam de outras atividades: “fazemos passeios em Mogi das Cruzes, em jardins e espaços de preservação como a Ilha Marabá em Mogi” pontua a diretora.

Mudanças no comportamento e sinais de aprendizado foram notados nas crianças, Deise afirma que os pequenos “passaram a ter um olhar diferente e com mais atenção ao mundo ao seu redor. Este ano com a grande divulgação sobre as queimadas, eles falaram bastante em sala de aula, trocaram informações e pesquisas. Quanto ao consumo de água, houve a conscientização de não desperdício. E as crianças menores, de 3 anos, ao plantar, colher e experimentar, passaram a gostar de determinados alimentos que não gostavam”.

Os pais dos alunos também estão envolvidos no projeto, principalmente nas pesquisas, auxiliando os filhos. A exposição dos trabalhos é realizada no próprio colégio, e a diretora conta que  “nas reuniões bimestrais os pais têm o prazer de ver e ouvir os filhos explicando sobre o projeto”.

Sustentabilidade na escola

O desenvolvimento de uma cultura sustentável no colégio pode ser essencial para a formação de cidadãos conscientes que irão evitar a degradação do meio ambiente e a escassez de recursos no futuro.

Não basta apenas falar sobre o tema, desenvolver projetos que valorizam a sustentabilidade é fundamental, pois é por meio da prática que as crianças mais vão adquirir conhecimento, e o papel da escola é fundamental, uma vez que é um dos pilares para a construção de valores e formação do indivíduo.

Clique aqui para visitar a página do Colégio João e Maria, que é parceiro do site Melhor Escola e possui bolsas de estudos disponíveis.