Educação no trânsito: plantando conhecimento para colher cidadãos conscientes

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a cada 1 hora 5 pessoas morrem por consequência de acidentes de trânsito. Os dados alarmantes indicam que é mais do que necessário criar ações para mudar este cenário.

Uma boa maneira de prevenir acidentes e criar um trânsito mais seguro é através da conscientização. Criar cidadãos conscientes no trânsito é garantir a redução do número de pessoas feridas e que podem perder suas vidas nesta situação.

Na infância, é possível desenvolver jogos e brincadeiras que futuramente poderão impactar nas ações desses indivíduos - sejam eles motoristas ou pedestres. Através das atividades, os pequenos absorvem o conhecimento que poderá fazer total diferença em suas vidas.

Projeto Educação no Trânsito - Centro de Estudos Antenor Reis

Pensando neste cenário, o Centro de Estudos Antenor Reis - Unidade II, localizado no bairro Cidade Nova, no município de Ananindeua, Pará, desenvolveu o projeto Educação no Trânsito

A iniciativa começou no mês de agosto e o projeto, que é interdisciplinar, conta com atividades teóricas e práticas para o ensino infantil e fundamental. Segundo Ivo Reis, fundador da escola, os alunos têm respondido de forma positiva: “Eles gostaram muito, e aprenderam também.” - afirmou.

Na teoria, os alunos aprendem sobre o funcionamento do trânsito, regras e ainda são envolvidos com tecnologia. “Antes você precisava chamar um táxi. Agora existem os aplicativos, e trabalhamos isso em sala de aula.” explica o fundador da escola.

O colégio preparou diversas atividades que, apesar de parecerem brincadeiras, fazem com que os alunos despertem desde cedo a consciência no trânsito. Ivo conta “Desenhamos faixa de pedestres no chão e os alunos simularam situações no trânsito”. No dia 25 de setembro, os alunos também apresentaram uma peça de teatro aos pais.

A escola é parceira do site Melhor Escola e possui bolsas de estudos disponíveis. Clique aqui para conferir

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, anualmente. O principal objetivo desta campanha é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

Todos os anos o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) escolhe um tema para ser debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito.

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído  em setembro de 1997, a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro.