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Captação de novos alunos pós-pandemia: defina estratégias!

Captação de novos alunos pós-pandemia: defina estratégias!

Captação de novos alunos no cenário pós-pandemia vai exigir bastante planejamento e novas estratégias dos gestores educacionais. 

Esse tema gera bastante interesse porque a captação de novos alunos nas instituições de ensino particulares sofre influência de diversos fatores, especialmente após a chegada da Covid-19. 

Exemplo disso é que, nos últimos dois anos, o setor educacional precisou se reinventar às pressas. Portanto, para atender à demanda das aulas remotas e preservar a saúde de alunos e professores, teve-se que criar novas estratégias. 

Desafios e planejamento para captação de alunos

A captação de alunos para escolas sempre foi uma importante questão que as instituições se deparam. Isso se dá pois, além do desafio de elaborar novos métodos de ensino, as escolas também foram afetadas pela crise econômica. 

Consequentemente, isso gerou aumento na taxa de evasão escolar, rotatividade de professores, inadimplência e dificuldades de adaptação dos alunos às aulas remotas.

Nesse sentido, é essencial que os gestores analisem o cenário atual e comecem a criar estratégias. Assim, anteciparão as necessidades dos pais e alunos, oferecendo serviços diferenciados dentro e fora do horário escolar. 

Dessa forma, vale a pena reunir a equipe para definir metas de curto, médio e longo prazo. Este roteiro de planejamento estratégico pode incluir diversas questões, entre elas:

  • Indicadores de antes e durante a pandemia.
  • Parceiros atuais da escola.
  • Público-alvo desejado pela escola.
  • Métodos de prospecção atuais.
  • Análise da concorrência.
  • Taxa de inadimplência e evasão.
  • Problemas mais comuns do dia a dia.
  • Canais de comunicação existentes.
  • Níveis de satisfação dos pais e alunos sobre a escola.
  • Situação financeira da escola.

Para se aprofundar mais no assunto, assista a palestra do Raphael Santo, Gerente de Operações Comerciais do Melhor Escola.

Como captar alunos após a pandemia?

Na hora de escolher uma escola de qualidade para uma criança ou adolescente, os pais costumam levar em conta alguns fatores. Dentre eles, estão a estrutura dos colégios, as atividades extras oferecidas, o currículo dos professores e, é claro, o preço da mensalidade. 

Para que a sua escola tenha um diferencial competitivo no mercado, é importante investir na divulgação dos pontos fortes da instituição. Deixe claro os motivos que fazem o colégio ser a escolha certa frente às outras escolas.

Além disso, destaque as características que agregam valor ao aprendizado dos alunos. Essas questões irão ajudar na captação de novos alunos pós-pandemia.

Entre os aspectos que mais costumam chamar a atenção dos pais, os principais incluem:

  • Inovação e investimento em novas tecnologias educacionais.
  • Equipe pedagógica qualificada.
  • Obras de melhorias.
  • Segurança dos alunos.
  • Atendimento humanizado e personalizado ao aluno.
  • Atividades extracurriculares.
  • Comunicação eficaz entre a escola e a família.
  • Educação em tempo integral.
  • Depoimentos positivos de outros pais/responsáveis.

Inove na forma de prospecção para captar alunos

Além disso, depois de identificar as qualidades da escola e as possíveis falhas na gestão, é importante buscar oportunidades de melhorias para otimizar a captação de alunos. Isso inclui, por exemplo:

  • Investir no relacionamento com a base atual de pais e responsáveis.
  • Mapear novos canais de captação (online e offline).
  • Manter os canais de atendimento ativos e com respostas rápidas.
  • Divulgar a escola por meio de diferentes ferramentas (Telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais, formulários do site)
  • Priorizar novas parcerias para captação de alunos.
  • Capacitar a equipe de atendimento e prospecção com frequência.

Torne os processos de matrícula menos burocráticos

Outra sugestão que facilita a efetivação de inscrições é disponibilizar plataformas para matrículas 100% online. 

Ou seja, elas podem ser feitas por meio de envio de documentos por e-mail ou por cadastro digital. Certamente, esse tipo de recurso ajudará os pais e ainda garantirá agilidade na rotina administrativa do colégio.

Um ponto que merece atenção é a flexibilidade no pagamento e na política de descontos. Afinal, sabemos que, mesmo com o fim da pandemia, o país ainda vai levar alguns anos para se recuperar totalmente da crise econômica. 

Com isso, a escola precisa ter sensibilidade para manter o diálogo e enxergar a situação de cada família. Isso pode ser feito buscando outras alternativas para a efetivação das matrículas. 

Os gestores podem, nesses casos, oferecer parcelamento no cartão de crédito. Outra forma é oferecer desconto para irmãos, para rematrículas ou investir em programas de indicação de novos alunos. 

Sem dúvidas, o caminho para a captação de alunos a partir de 2022 será trabalhoso. Porém, com planejamento e processos bem estruturados, é possível conquistar resultados satisfatórios.

Para montar sua estratégia de captação de alunos, clique aqui e fale com um especialista do Melhor Escola.

Publicado em:Captação de alunos
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