Menu fechado

Combinados na educação infantil: veja como aplicar

A educação infantil é um período crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Durante esses anos formativos, os educadores precisam utilizar estratégias para manter a ordem da sala. Assim, uma forma de fazer isso é por meio dos combinados na educação infantil.  

Os combinados nada mais são do que acordos ou regras estabelecidas em conjunto com as crianças para promover um comportamento positivo e construtivo. Neste texto, exploraremos a importância deles e discutiremos estratégias para sua implementação.

O que são os combinados na educação infantil?

Os combinados são mais do que simples regras impostas às crianças; eles representam um contrato social entre educadores e alunos, baseado no respeito mútuo, responsabilidade compartilhada e colaboração. 

Dessa forma, ao envolver as crianças na criação dos combinados, elas se sentem investidas no processo educacional e são mais propensas a cumprir as regras estabelecidas.

A importância dos combinados na educação infantil

Acordos na educação infantil são essenciais não só para criar um compromisso entre as crianças, mas também com os professores. Assim, esses combinados ajudam a estabelecer uma convivência harmoniosa entre os estudantes e os educadores de forma bastante natural.

É muito importante utilizá-los em sala de aula para fortalecer comportamentos que impactam positivamente nos hábitos dos pequenos e na formação de suas personalidades, ajudando-os a serem sempre respeitosos.

Contudo, é importante prestar atenção em como esses acordos são aplicados. É essencial que os combinados na educação infantil incentivem comportamentos positivos, evitando frases negativas como “Não fale alto”, “Não bata no colega”, ou “Não risque as paredes”. Em vez disso, é melhor usar incentivos positivos como “Espere sua vez para falar”, “Respeite seu coleguinha” e “Jogue lixo na lixeira”.

Os acordos na educação infantil são ferramentas educativas poderosas que, se usadas corretamente, facilitam a compreensão das crianças sobre a importância de respeitar os outros, promovendo um senso de comunidade.

Veja também: + 6 dicas de como acalmar uma turma agitada na educação infantil

Como aplicar combinados na educação infantil?

Para implementar acordos na educação infantil, é importante entender as necessidades e capacidades das crianças. Para isso, é necessário adotar uma abordagem sensível e colaborativa. 

Caso você não saiba como adotar os combinados, separamos algumas estratégias essenciais para aplicar esses acordos de maneira eficaz:

1) Inclua os alunos na criação dos combinados

É importante iniciar discussões abertas com as crianças sobre as regras e expectativas na sala de aula. Porém, permita que elas expressem suas opiniões e seus desejos. 

Uma dica de como fazer isso é realizando atividades em grupo para gerar ideias sobre os combinados. Incentive as crianças a compartilharem suas sugestões e a considerarem diferentes perspectivas.

Após a geração de ideias, permita que os estudantes votem nas regras que consideram mais importantes. Isso faz com que eles sintam-se incluídos na criação dos combinados.

2) Crie um cartaz para os combinados

Crie um cartaz ou painel visual com os combinados, destacando cada regra com ilustrações ou imagens representativas. Isso ajuda as crianças a lembrarem das regras com mais facilidade.

Além disso, mantenha os combinados simples, claros e facilmente compreensíveis para as crianças. Use linguagem acessível e exemplos concretos para ilustrar cada regra.

3) Relembre os combinados e seja consistente

Seja consistente na aplicação dos combinados e firme ao fazer cumprir as regras estabelecidas. Os alunos precisam de estrutura e previsibilidade para se sentirem seguros.

4) Utilize o reforço positivo

O reforço positivo é uma das melhores estratégias para que as crianças sigam os combinados. Portanto, reconheça e elogie os estudantes quando seguem os combinados corretamente. 

Você pode fazer tanto elogios verbais quanto dar adesivos ou outros incentivos visuais.

Veja também: + A importância da cultura de paz nas escolas

5) Seja exemplo

Os educadores devem servir como modelos de comportamento adequado, demonstrando os valores e habilidades delineados nos combinados.

6) Não use uma abordagem punitiva

Ao lidar com violações dos combinados, não adote uma abordagem punitiva, isso não fará as crianças entenderem o que de fato aconteceu. Portanto, mantenha a calma e foque na resolução de conflitos tentando entender o que levou a infração e explicando os motivos pelos quais houve a quebra do combinado

Ao cultivar uma cultura de colaboração, respeito e responsabilidade desde cedo, estamos construindo as bases para um futuro mais justo, equitativo e compassivo para as gerações futuras.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros pais e educadores que queiram saber mais sobre combinados com as crianças e suas estratégias na educação infantil. Aproveite para conhecer outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *