Menu fechado

Cursos para diretores: conheça 7 sites de formação continuada

Os cursos para diretores escolares permitem que estes profissionais adquiram conhecimentos valiosos para ampliar o crescimento das instituições de ensino. 

Afinal, muito mais do que oferecer educação de qualidade aos alunos, as escolas também funcionam como uma empresa. Portanto, precisa superar desafios diariamente e conquistar bons resultados a cada ano. Nesse sentido, os cursos para diretores oferecem formação continuada para uma gestão eficaz, organizada e estratégica.

Por que diretores devem fazer cursos de formação continuada?

A gestão escolar envolve diversos aspectos que vão muito além da aplicação de processos pedagógicos na rotina de alunos e professores. 

Sendo assim, para garantir o bom funcionamento de um colégio, os diretores precisam estar atentos a inúmeras questões envolvendo a dinâmica da instituição. Aqui são algumas delas:

  • Planejamento financeiro.
  • Gestão de equipes.
  • Processos de liderança.
  • Captação de novos alunos.
  • Gestão de conflitos.
  • Trabalho em equipe.
  • Análise do mercado e da concorrência.
  • Relacionamento com pais, professores e com a sociedade.
  • Gestão pedagógica.
  • Gerenciamento administrativo.
  • Gestão de infraestrutura.
  • Comunicação e Marketing.

Em outras palavras, podemos entender o trabalho do diretor escolar como uma atividade muito abrangente que exige aprendizado, inovação e atualização constante. Trata-se de um líder responsável por definir metas, elaborar planos estratégicos, integrar as equipes, alcançar resultados expressivos ao longo do ano e criar métodos diferenciados de ensino para crianças e adolescentes. 

Neste cenário cada vez mais desafiador para os profissionais da área da educação, é fundamental que os gestores de escolas busquem novas formas de conhecimento por meio de palestras, treinamentos, workshop, networking, capacitações e cursos. 

Conheça 7 sites com cursos para diretores!

Pensando em auxiliar os educadores interessados no ramo da gestão escolar, selecionamos alguns cursos para diretores de escola. 

São opções que fornecem conteúdos relevantes e indispensáveis para quem deseja se destacar na carreira, contribuindo para o desenvolvimento do setor da educação no país. Confira abaixo:

1- Clube dos Diretores – Comunidade virtual focada em gestão escolar

O Clube do Diretor é uma plataforma criada pelo Melhor Escola para unir diretores, mantenedores e coordenadores escolares na troca de conhecimento sobre o ramo da educação. 

O espaço funciona como uma comunidade virtual. Sendo assim, permite que os profissionais compartilhem experiências, conhecimentos, estratégias e práticas de suas rotinas administrativas e pedagógicas.

Outro diferencial é o acesso exclusivo a conteúdos sobre gestão escolar, dinâmicas e desafios que geram prêmios. 

O Clube dos Diretores é exclusivo para gestores de escolas particulares de ensino básico de todo o Brasil. Para participar, basta se tornar um parceiro do Melhor Escola, disponibilizando uma única bolsa de estudos (de pelo menos 20% de desconto) para ser anunciada no marketplace. O cadastro pode ser feito de forma bastante prática e rápida aqui

Clube dos Diretores

2- Trilhas de Aprendizagem – FGV

As Trilhas de Aprendizagem são um conjunto de cursos gratuitos criados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ela tem como intuito o aperfeiçoamento profissional em diferentes áreas do conhecimento. 

Os cursos fazem parte de um programa de formação continuada que permite aos participantes flexibilidade total. Assim, eles não exigem que seja seguida uma sequência ou um tempo específico para sua conclusão. Tais cursos são oferecidos de forma online e ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Atualmente, o espaço conta com 54 cursos gratuitos, divididos nas seguintes áreas: Gestão, Educação, Comunicação, Tecnologia, Economia, Direito, História e Ética e Sustentabilidade. 

As Trilhas são compostas por seis cursos de 30 horas cada um, e os alunos que completarem essa formação poderão obter o Certificado de Aperfeiçoamento da FGV. Para isso, eles devem se inscrever no exame de certificação, que é pago e consiste na realização de um estudo de caso aplicado sobre os temas trabalhados nas aulas, com suporte de tutoria.

3- Curso Online Gestão Escolar – Educa Mundo

O Curso Online Gestão Escolar faz um panorama entre as noções principais da gestão e a organização da administração escolar no ambiente educacional. 

Dessa forma, o participante irá entender quais são os pilares principais de uma boa gestão, como implementá-la em seu ambiente escolar e como contornar as particularidades que cada ambiente oferece. 

Além disso, o curso oferece uma discussão sobre as melhores formas de inovar no ambiente educacional e como a gestão escolar possui um papel relevante nesse processo. 

4- As Dimensões da Gestão Escolar – Sebrae 

O objetivo deste curso é capacitar o gestor escolar para definir as melhores estratégias de atendimento aos estudantes. Além disso, também aprenderá como fortalecer sua liderança frente às equipes responsáveis pelos diferentes setores da instituição.

A carga horária total é de 40 horas e o participante tem até 60 dias para concluir as aulas online. Para saber mais, acesse aqui

5-  Escola de Gestores – Ministério da Educação 

O programa Escola de Gestores, criado em 2007 pelo MEC, oferece três tipos de cursos de formação a distância. São eles:

  • Especialização em Gestão Escolar
  • Aperfeiçoamento em Gestão Escolar
  • Especialização em Coordenação Pedagógica

A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC. O objetivo dos cursos é melhorar os índices educacionais das escolas do país.

6- Udemy

A plataforma Udemy oferece cursos voltados para diversas áreas de atuação, incluindo administração de empresas, negócios, comunicação, empreendedorismo, marketing, entre outros. 

Os diretores podem utilizar a plataforma para buscar cursos à distância nas categorias de interesse. São mais de 155.000 cursos em vídeo online com novidades publicadas mensalmente.

7-  LinkedIn Learning

A plataforma on-line LinkedIn Learning, em parceria com a Microsoft, oferece 96 cursos online gratuitos, que estarão disponíveis para acesso até o fim de 2021. 

Um dos cursos disponibilizados na plataforma é o de ‘Como desenvolver a colaboração entre a equipe: aprenda a desenvolver relações de trabalho colaborativas, construtivas e cooperativas, conectar equipes, departamentos, unidades e organizações e a transmitir confiança’. Com 3 horas de conteúdo, ele tem bastante relevância para gestores, incluindo os da educação. Outra opção de curso para diretores é o de ‘Diversidade, Inclusão e Pertencimento para Líderes e Gerentes‘, que estimula a criação de espaços de trabalho inclusivos e com respeito às diferenças.

Publicado em:Gestão e finanças

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *