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Saiba como o follow-up ajuda na captação de alunos

Follow-up para captação de alunos

Qual importância você dá para o follow-up? Qual é a taxa de conversão das visitas em sua instituição? Como é o seu processo de vendas e captação de alunos? Se você ficou meio perdido e não conseguiu responder a essas perguntas, preparamos um post especial para te ajudar. O planejamento e execução das estratégias de captação de alunos faz toda a diferença para o seu ano letivo: você pode ter um ano de salas de aulas cheias ou várias turmas com vagas remanescentes.

Neste texto você vai encontrar:

  • A importância de se ter um processo de vendas
  • Os motivos que tornam o follow-up uma etapa importante
  • Como fazer follow-up
  • Conheça o Captação Ativa do Melhor Escola e descubra como podemos te ajudar

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Processo de vendas: como ele pode fazer a diferença

O processo de vendas nada mais é do que o conjunto de estratégias que compõem o seu plano de captação de alunos. Esse planejamento deve ter etapas, datas e metas. A temporada de matrículas escolares geralmente começa em setembro ou outubro e termina em março. Mas o seu processo de vendas não deve começar em setembro. Para que sua escola alcance novas famílias, é preciso desenvolver um trabalho de marketing ao longo de todo o ano.

Durante os meses em que as matrículas não acontecem, o processo de vendas deve estar focado na fidelização dos alunos já matriculados associado a campanhas de marketing. Em outras palavras, você deve investir em marketing ao longo do ano todo, não somente durante os meses de alta temporada. Isso porque a decisão pela troca da escola não acontece de um dia para o outro – salvo exceções, claro.

Em geral, as famílias costumam procurar por uma nova escola meses antes de efetivar a matrícula, por isso sua escola precisa entrar no radar dessas buscas. Para ser encontrada, a escola deve adotar algumas estratégias, como gerir bem seus canais de comunicação, se expor para o público de interesse, além de desenvolver um bom trabalho educacional. 

Vale lembrar que muitos responsáveis por alunos buscam indicações de amigos, conhecidos do trabalho ou até mesmo em círculos sociais. Dessa forma, é importante estar atento ao que os pais da sua instituição tem a dizer sobre o serviço educacional prestado

Mercado e Educação - Pesquisa Rematrícula

As buscas não acontecem durante a temporada de matrículas

O marketing escolar vai cumprir o papel de deixar a instituição visível, mesmo que naquele momento as famílias não realizem a matrícula. Uma vez que essa etapa foi bem planejada e executada, nos meses de baixa captação, é hora de dar mais atenção para a chegada da temporada de matrículas. 

Nesse sentido, as famílias refinam mais buscas e passam a olhar mais atentamente para as opções. Levando em consideração todas as informações colhidas, a próxima etapa costuma ser a visita ao prédio e é para esse momento que gostaríamos de chamar a sua atenção. 

O deslocamento até a escola só acontece se a instituição cumpre com os requisitos impostos pela família. Dificilmente um pai ou uma mãe visita uma escola que não gostou ou que não oferece os serviços que eles buscam. Além disso, o primeiro atendimento pode não ser decisivo, ou seja, a família pode voltar para casa e refletir sobre suas opções. 

Dessa forma, você e sua equipe devem oferecer suporte para essa família tomar a decisão de matricular seu filho na sua instituição. Você saberia me dizer quantos pais e responsáveis visitam sua escola mas acabam não fechando a matrícula?

A taxa de conversão é um indicador importante para o seu processo de vendas. Se você ainda não tem um registro de visitas, é importante começar um. Com esses dados, é possível encontrar fraquezas no processo e aumentar a capatação de alunos de um jeito simples: usando o follow-up.

Follow-up: como ajudar a família na tomada de decisão

Follow-up é um termo em inglês que significa “acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial”. A palavra é muito usada no mundo das vendas e consiste basicamente em manter um relacionamento com um possível cliente após o seu contato. Quando o responsável por um aluno em potencial visita a sua escola mas não efetiva a matrícula no mesmo dia, você entra em contato com esse responsável posteriormente?

Se você respondeu “não”, é possível que seu processo de vendas esteja precisando de mais atenção. Como dissemos, o processo de escolha de uma instituição não é rápido. Portanto, se sua escola chegou na lista de finalistas da seleção, você corresponde às necessidades daquela família e precisa de pouco para transformar aquela visita em matrícula.

Fazer o follow-up significa justamente acompanhar esse pai ou mãe ainda indeciso e convencê-lo de que a sua escola é a melhor das opções. Para isso, você deve colher as informações de contato dessa família além das informações básicas, como série de interesse e quais fatores os atraíram para a escola.

Um detalhe muito importante aqui é respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) quando solicitar os dados. As informações não podem ser usadas para outras finalidades que não aquelas especificadas no momento da coleta.

Como fazer o follow-up

Para fazer o acompanhamento da decisão, você deve entrar em contato com a família alguns dias após a visita para verificar se eles já encontraram uma escola. O contato pode ser realizado via telefone, e-mail ou WhatsApp, mas é preciso ter cuidado para não ser invasivo. 

Utilize um tom de conversa amigável que mostre que você realmente acredita que a sua instituição de ensino é a melhor para aquele aluno. Caso o aluno ainda não tenha sido matriculado em uma escola, essa é a hora de lembrá-lo do motivo pelo qual ele procurou a sua instituição de ensino. 

Ressalte as qualidades da sua escola, principalmente as que você sabe que são do interesse desse responsável. Se a matrícula não tiver sido efetuada ainda por motivos financeiros, avalie se a sua política de descontos pode ajudar a família de alguma maneira.  Após esse contato, as chances de converter essa visita em um aluno captado são muito maiores.

No caso da matrícula já ter sido efetuada, pergunte se a família gostaria de receber os materiais da escola, como newsletter e outras mensagens relacionais. Sua escola ainda pode manter o contato dessa família na base e, no futuro, a matrícula pode acabar acontecendo. 

Conheça o Captação ativa do Melhor Escola

Realizar o follow-up demanda tempo e organização, por isso o Melhor Escola criou o Captação Ativa, um serviço exclusivo para parceiros que trabalha focado na conversão das visitas em matrículas. A escola só precisa colher informações para que nosso time de especialistas possa entrar em contato com as famílias.

Os descontos oferecidos por meio do nosso marketplace aumentam a taxa de conversão. Entre em contato com um dos nossos especialistas e comece hoje mesmo a captar mais alunos. 

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Publicado em:Captação de alunos
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