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Jornada da Matrícula: como ser a principal opção dos pais em 2021

Jornada da Matrícula: como ser a principal opção dos pais em 2021

Durante o processo de pesquisa por uma nova escola, as famílias conhecem várias instituições e consideram inúmeros fatores antes de tomar uma decisão: preço, estrutura, material didático, sistemas utilizados, carga horária extracurricular, etc. Em meio às várias opções, o que sua escola precisa fazer para se destacar na e conquistar as famílias na jornada da matrícula? Como apresentar seus diferenciais para ser a escolha ideal? Separamos para você alguns pontos importantes para sua escola se destacar entre as outras e conquistar a confiança dos pais.

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Sabemos que a captação de alunos 2022 está sendo bastante desafiadora. Apesar do cenário positivo, com o aumento da vacinação da população, muitas famílias ainda se encontram inseguras com relação ao retorno das escolas.

Isso significa que muitos pais e responsáveis ainda estão indecisos sobre qual escola escolher e você deve desenvolver um trabalho focado na conversão dessa dúvida em matrícula. Vale ter em mente que a matrícula escolar é obrigatória para crianças a partir de 4 anos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Dessa forma, a tomada de decisão vai acontecer, mesmo que seja mais tardiamente do que de costume. 

Mercado e Educação - Pesquisa Rematrícula

Seja destaque entre as opções e conquiste as famílias na jornada da matrícula

Em um contexto de normalidade, os diferenciais que sua instituição oferece seriam os fatores decisivos no momento da escolha das famílias. Entretanto, por conta da pandemia do coronavírus, uma grande preocupação é em relação a capacidade da escola em oferecer um ambiente seguro para os alunos. Assim, além de destacar as qualidades do serviço educacional, você também deverá conquistar a confiança dos pais e responsáveis quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários. 

Na jornada da matrícula o trabalho de conversão requer bastante trabalho e atenção. Por isso, separamos aqui alguns pontos focais para que a sua estratégia de divulgação converta um grande número de matrículas. 

Apresentação da escola nos canais digitais

A apresentação da sua escola na internet é muito importante. Hoje, mais do que nunca, as famílias buscam pelo máximo de informações possíveis antes de marcar uma visita. Desse modo, a instituição precisa ser encontrada na internet, seja nas redes sociais, em marketplaces de educação, através do próprio site, ou ainda por meio de todas essas opções.

É fundamental que seus canais digitais estejam com as informações atualizadas, sejam atrativos para as famílias e respondam a todas as dúvidas que elas tiverem. Utilize fotos de alta qualidade, escolha um design atraente e organize as informações de uma maneira que facilite a compreensão do leitor.

As ferramentas digitais oferecem muitas possibilidades para expor a sua escola. Portanto, faça uso dos canais digitais para alcançar o seu público de interesse e convencer as famílias de que você é a melhor opção.

Material didático e sistemas utilizados pela escola

O material didático é uma peça muito importante dentro da estratégia pedagógica, especialmente neste momento de pandemia e aulas remotas. Nos últimos meses, a equipe pedagógica aprendeu com as circunstâncias e tirou o melhor proveito do que poderia ser trabalhado com os alunos dentro do currículo, certo? Então mostre para as famílias como os desafios foram superados e quais resultados foram obtidos.

Divulgue para as famílias o planejamento pedagógico para o ano letivo 2022, incluindo as adaptações na grade curricular, as plataformas utilizadas para realização das aulas remotas (Google Sala de Aula, Zoom, Microsoft Teams ou AVA), as ferramentas pedagógicas e o planejamento de atividade presenciais.

Além disso, cabe também divulgar o plano de avaliações e como será verificada a aprendizagem do ano letivo de 2020. Considerando que muitos alunos possam estar vindo de outra instituição, é importante mostrar às famílias que qualquer prejuízo do ano passado será recuperado neste ano.

Se sua escola utiliza um software de agenda virtual, boletim escolar digital ou gestão administrativa, isso significa que seus processos são otimizados e modernos. Esses diferenciais facilitam a rotina diária e garantem economia de tempo para ser investido em outros aspectos escolares. 

Mas lembre-se, pouco adianta ter os recursos e ferramentas se elas são mal utilizadas no dia-a-dia. Invista em treinamentos para que o corpo docente e demais funcionários não tenham dificuldades para utilizar as ferramentas. Um quadro de funcionários capacitados e em constante desenvolvimento garantem confiança para as famílias.

Preço e política de desconto

Você já ouviu falar no conceito curva de demanda? O conceito da administração explica que você deve encontrar a disposição a pagar dos clientes, sem focar exclusivamente nos custos que a empresa tem para vender determinado serviço ou produto. Em outras palavras, o preço da mensalidade da sua escola não está diretamente ligado com os custos que você tem para manter as portas abertas.

Nesse sentido, você deve encontrar o valor máximo que o maior número de clientes está disposto a pagar para trabalhar com uma margem de preços, e não um único valor de mensalidade para todos os alunos de uma mesma turma. Assim, você consegue ter uma curva de demanda que conquista um número maior de alunos e consequentemente gera uma maior receita.

Entretanto, para orientar essa captação de alunos pagando diferentes valores, é preciso ter uma política de desconto bem organizada. Ao estabelecer critérios para a concessão de desconto, você fideliza as matrículas sem gerar problemas no relacionamento com as famílias.

Infraestrutura para cumprimento dos protocolos sanitários

As condições físicas do prédio terão grande valor na jornada da matrícula por conta dos protocolos de biossegurança. Portanto, mostre para as famílias que sua escola está atenta às diretrizes municipais e estaduais, tendo condições de oferecer um ambiente seguro para o retorno das aulas presenciais. 

Para ajudar as escolas a seguirem os protocolos de segurança, elaboramos um kit de ferramentas para prevenção do coronavírus na volta às aulas. Para ter acesso a ele, basta clicar aqui. Os materiais foram elaborados com base  nos protocolos de diretrizes para redução de contágio elaborados pelo Governo de São Paulo. Porém, as recomendações são abrangentes e você pode utilizá-las mesmo que sua escola não esteja no estado.

Avaliação de outras famílias

O marketing boca-a-boca ainda é uma parte extremamente importante da jornada de matrícula, podendo ser determinante em muitos casos. Desse modo, é importante estar atento às avaliações das famílias. O que os pais têm a dizer sobre a sua escola? Eles recomendam a escola para amigos e conhecidos? Qual é o nível de satisfação dos alunos matriculados? 

Esses dados podem ser facilmente obtidos por meio de uma pesquisa de satisfação e, a partir dos resultados, você pode fazer campanhas de incentivo à indicação. As famílias que fizerem indicações da escola podem ganhar brindes ou descontos, por exemplo. Fique de olho nas avaliações e aproveite os benefício que o marketing boca-a-boca pode fazer para a sua captação de alunos.

Publicado em:Captação de alunos

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