Veja as vantagens de estudar em uma escola particular no Brasil

Quando o assunto é Educação Básica no Brasil, sempre surge aquela dúvida: Qual é melhor, a escola pública ou a particular? No post de hoje vamos mostrar a diferença entre os dois setores e as vantagens de estudar em uma escola particular. 


Já sabemos que as universidades federais e estaduais brasileiras são reconhecidas internacionalmente pela qualidade do ensino ofertado, entretanto, quando analisamos o Ensino Básico, a história muda um pouco. É comum andar nas cidades e ver escolas abandonadas, com infraestrutura precária e superlotação de alunos. 


Devido à essa falta de investimento público, diversos pais e responsáveis acabam optando por matricular as suas crianças em escolas particulares. 


Mas, qual é a diferença?


Existem diversos fatores que fazem com que a rede privada de ensino ainda seja a melhor escolha dos pais na hora de escolher uma educação para os seus filhos. Abaixo citamos algumas vantagens de estudar em uma escola particular:


Infraestrutura

Essa talvez seja uma das principais vantagens das instituições da rede privada de ensino. Segundo um levantamento realizado pelo Melhor Escola, 46,7% das escolas públicas brasileiras possuem acesso à rede de esgoto. Nas particulares, esse índice sobe para 89%. Quando o assunto é acesso à internet, essa discrepância é ainda maior. 


Geralmente, as instituições da rede privada investem periodicamente em manutenção e melhoria do espaço físico, garantindo uma melhor infraestrutura. Em compensação, as escolas públicas dependem de verbas do governo, dinheiro que, muitas vezes, é destinado para outros setores ou são investidos de maneira irregular. Vale lembrar que isso não se aplica para toda rede pública de ensino, cada estado possui suas particularidades. 


Espaço

Além da precariedade do saneamento básico adequado, outra questão, é o espaço disponível. Conforme a lei, a distância média entre alunos deve ser de 1,20m², porém, essa condição muitas vezes não se aplica às escolas públicas que sofrem com a superlotação. Salas de aula cheias dificultam a concentração do aluno e interferem diretamente no seu processo de aprendizado. 


Recursos e tecnologia

As escolas particulares investem mais em tecnologia, com salas de informática e aparatos eletrônicos como telas multimídia. Em geral, a rede privada normalmente conta com uma gama maior de recursos e infraestrutura, como laboratórios de química e biologia, quadras poliesportivas e até bibliotecas. 


Atendimento e serviços personalizados

Os alunos das escolas particulares contam com aulas de reforço, grupos de estudo e atividades extracurriculares, serviços nem sempre disponíveis na rede pública. Além disso, o atendimento oferecido para as famílias é mais personalizado, com reuniões periódicas e acompanhamento próximo dos alunos e do seu desenvolvimento estudantil. 


Escolas particulares colocam o dobro de alunos no Ensino Superior

Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, aponta que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública ingressaram em uma universidade. Na rede privada, este percentual sobe para 79,2%


Os dados acima mostram que as chances de uma criança entrar no Ensino Superior é duas vezes maior se ela estudar em uma escola particular. Além de dar seguimento aos estudos do aluno, a conquista de um diploma acadêmico pode gerar diversos impactos no que se diz respeito à oportunidade de emprego e salário recebido. 



Quanto custa estudar em uma escola particular?

Realmente é muito mais vantajoso estudar em uma escola particular, mas você deve estar pensando: “Eu não consigo pagar por uma escola particular, a mensalidade é muito cara.” Errado! 


Nós do Melhor Escola estamos aqui para te dizer que é possível encontrar uma escola particular, com um ensino de qualidade, perto da sua casa e por um valor acessível. No nosso site você encontra mais de 7,5 mil instituições parceiras, desde creches até o ensino médio, com bolsas de estudo de até 80% de desconto. 


Demais, né?


Quer saber como garantir uma bolsa de estudos para o seu filho em uma escola particular? Clique aqui.