Veja as vantagens de estudar em uma escola particular no Brasil

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quando o assunto é Educação Básica no Brasil, sempre surgem a dúvida: qual é melhor, a escola pública ou a particular? No post de hoje vamos mostrar a diferença entre os dois setores e quais as vantagens de estudar em uma escola particular. 


|+ Veja como conseguir bolsas de estudo

Já sabemos que as universidades federais e estaduais brasileiras são reconhecidas internacionalmente pela qualidade do ensino ofertado, entretanto, quando analisamos o Ensino Básico, a história muda um pouco. É comum observamos nas cidades do pais escolas abandonadas, com infraestrutura precária e superlotação de alunos. 


Devido à essa falta de investimento público, diversos pais e responsáveis acabam optando por matricular as suas crianças em escolas particulares. Mas, qual é a diferença?


Existem diversos fatores que fazem com que a rede privada de ensino ainda seja a melhor escolha dos pais na hora de escolher uma educação para os seus filhos. Abaixo citamos quais as vantagens de estudar em uma escola particular:


10 vantagens das escolas particulares

Ainda está em dúvida se deve investir ou não em uma escola da rede privada? A seguir listamos quais são as vantagens das escolas particulares, confira:


1) Infraestrutura

Essa talvez seja uma das principais vantagens das instituições da rede privada de ensino. Segundo um levantamento realizado pelo Melhor Escola, 46,7% das escolas públicas brasileiras possuem acesso à rede de esgoto. Nas particulares, esse índice sobe para 89%. Quando o assunto é acesso à internet, essa discrepância é ainda maior. 


Geralmente, as instituições da rede privada investem periodicamente em manutenção e melhoria do espaço físico, garantindo uma melhor infraestrutura. Em compensação, as escolas públicas dependem de verbas do governo, dinheiro que, muitas vezes, é destinado para outros setores ou são investidos de maneira irregular. Vale lembrar que isso não se aplica para toda rede pública de ensino, cada estado possui suas particularidades. 


2) Espaço

Além da precariedade do saneamento básico adequado, outra questão, é o espaço disponível. Conforme a lei, a distância média entre alunos deve ser de 1,20m², porém, essa condição muitas vezes não se aplica às escolas públicas que sofrem com a superlotação. Salas de aula cheias dificultam a concentração do aluno e interferem diretamente no seu processo de aprendizado. 


3) Recursos e tecnologia

As escolas particulares investem mais em tecnologia, com salas de informática e aparatos eletrônicos como telas multimídia. Em geral, a rede privada normalmente conta com uma gama maior de recursos e infraestrutura, como laboratórios de química e biologia, quadras poliesportivas e até bibliotecas. 


4) Atendimento e serviços personalizados

Os alunos das escolas particulares contam com aulas de reforço, grupos de estudo e atividades extracurriculares, serviços nem sempre disponíveis na rede pública. Além disso, o atendimento oferecido para as famílias é mais personalizado, com reuniões periódicas e acompanhamento próximo dos alunos e do seu desenvolvimento estudantil. 


5) Comunicação 

A comunicação entre a família e a escola nas instituições privadas é uma das principais vantagens das escolas particulares. Isso se dá pelo fato de que a maioria delas tendem a incluir cada vez mais os responsáveis no processo de aprendizagem.


Através do diálogo entre ambas as partes o desenvolvimento dos estudantes se torna muito melhor. Além disso, a abertura é muito maior para que eles entrem em contato com os diretores, supervisores e professores para saberem mais sobre o desempenho dos pequenos.


6) Professores

Muitas escolas particulares são bem rigorosas e criteriosas quando o assunto é a contratação de professores. Assim, elas investem para que os alunos tenham o melhor quadro docente com a melhor didática.


Além disso, é importante destacar que nas escolas particulares os professores costumam a trazer métodos mais criativos para prender a atenção dos alunos nas aulas. Porém, é claro que iss varia muito com o perfil de cada profissional.


7) Número de alunos

Normalmente as escolas particulares prezam por um número menor de estudantes nas salas para que os professores consigam dar a devida atenção para todos. Assim, segundo a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo estipulado em sala é de 25 alunos por professor no ensino fundamental e de 35 no ensino médio.


Porém, muitas vezes, na rede pública, esse número acaba sendo mais elevado, o que torna mais difícil o processo de aprendizagem dos estudantes.


8) Idiomas

Sabemos que no mercado de trabalho muitas empresas exigem dos profissionais mais de um idioma. Pensando nisso, muitas escolas particulares oferecem, desde o ensino básico, aulas de outras línguas, como por exemplo, inglês e espanhol. Além disso, aprender outro idioma é importante pare exercitar o cérebro dos pequenos. De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), realizado em 2018 com mais de 500 mil pessoas, a idade ideal para aprender inglês com facilidade é até os 18 anos de idade. Entretanto, especialistas sugerem que para ser fluente, a idade ideal é até os 10 anos.


9) Atividades extracurriculares

Hoje em dia é importante as escolares oferecem atividades que vão além do currículo tradicional para que se tenha uma formação integral dos estudantes. Assim, atividades extracurriculares ajudam a preparar as crianças e os adolescentes para os desafios da vida adulta, aprimorando ainda mais a aprendizagem dos mesmos.


Portanto, atividades extracurriculares como esporte, dança, robótica, informática, yoga são ótimas ferramentas para garantir o desenvolvimento dos estudantes.


10) Maior aprovação em faculdades e no ENEM

É muito comum que as escolas particulares, principalmente as com metodologia tradicional, tenham como foco a aprovação dos alunos nos vestibulares das universidades públicas. Com isso, desde pequenos, os alunos já começam a estudar e se preparar para essas provas.


Contudo, é importante ressaltar que esse ensino tenha que ser feito de forma saudável pela escola e responsáveis. Antes de mais nada, é importante que a saúde mental das crianças esteja bem para que eles consigam se dedicar aos estudos.



Escolas particulares colocam o dobro de alunos no Ensino Superior

Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, aponta que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública ingressaram em uma universidade. Na rede privada, este percentual sobe para 79,2%


Os dados acima mostram que as chances de uma criança entrar no Ensino Superior é duas vezes maior se ela estudar em uma escola particular. Além de dar seguimento aos estudos do aluno, a conquista de um diploma acadêmico pode gerar diversos impactos no que se diz respeito à oportunidade de emprego e salário recebido. 


Quanto custa estudar em uma escola particular?

Realmente é muito mais vantajoso estudar em uma escola particular, mas você deve estar pensando: “Eu não consigo pagar por uma escola particular, a mensalidade é muito cara.” Errado! 


Nós do Melhor Escola estamos aqui para te dizer que é possível encontrar uma escola particular, com um ensino de qualidade, perto da sua casa e por um valor acessível. No nosso site você encontra mais de 7,5 mil instituições parceiras, desde creches até o ensino médio, com bolsas de estudo de até 80% de desconto. Demais, né? Quer saber como garantir uma bolsa de estudos para o seu filho em uma escola particular? Clique aqui.


Leia também: | + 7 vantagens de ter bolsa de estudo