FAQ Melhor Escola

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 20/10/2025


Sabemos que encontrar a escola ideal para o seu filho (a), com condições que caibam no orçamento, pode gerar muitas dúvidas. 


Por isso, reunimos as perguntas mais frequentes para ajudá-lo a entender como funciona o programa de bolsa de estudo Melhor Escola e outros detalhes importantes. 


Confira a seguir as respostas que você procura e descubra como garantir uma educação de qualidade com até 80% de desconto!


O que é o Melhor Escola?

O Melhor Escola é a maior plataforma de bolsas de estudo para educação básica no Brasil. Ajudamos famílias a encontrarem escolas de qualidade com até 80% de desconto nas mensalidades, de forma simples, segura e sem burocracia.

Além disso, ao garantir a bolsa, você pode desbloquear benefícios exclusivos, como:

  • Acesso a cursos de capacitação profissional;

  • Curso de inglês gratuito;

  • Seguro educacional para imprevistos;

  • Desconto em livros na livraria parceira.

Tudo pensado para apoiar não só a educação dos filhos, mas também o desenvolvimento dos pais.


Sobre a Bolsa de Estudos

  1. Quem pode usar o Melhor Escola?
    Pais ou responsáveis de novos alunos, ou seja, crianças e jovens que ainda não tenham vínculo com a escola desejada.

  2. Como conseguir uma bolsa?
    Você busca a escola no site, escolhe a vaga com desconto e paga a taxa de adesão para garantir a bolsa.

  3. É necessário fazer prova para conseguir a bolsa?
    Não. Nossas bolsas são de oportunidade, sem exigência de notas ou renda. Em alguns casos, a escola pode ter um processo seletivo para matrícula. Se o aluno não for aceito, o valor da taxa de adesão é reembolsado.

  4. A bolsa é válida até quando?
    A bolsa é válida até o fim da etapa de ensino (Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 ou Ensino Médio). Se a bolsa for adquirida no último ano da etapa, ela é válida por até dois anos consecutivos.

  5. Como saber se a bolsa foi garantida?
    Após o pagamento da taxa de adesão, você recebe um comprovante por e-mail e ele também fica disponível na sua área logada no site.


    Pagamentos e Taxas

  1. O que estou pagando no site?
    Você paga a taxa de adesão, que é o valor referente à matrícula ou primeira mensalidade com desconto e que já inclui todos os custos relacionados ao serviço do Melhor Escola. Essa taxa garante a reserva da bolsa na escola escolhida.

  2. Preciso pagar algo além da taxa de adesão?
    Sim. Para manter o benefício da bolsa no ano seguinte, é necessário pagar a Taxa de Renovação Anual, que também inclui todos os custos do serviço do Melhor Escola e mantém o desconto e os benefícios ativos.

  3. Essa taxa substitui a matrícula na escola?
    Na maioria dos casos, sim. A taxa de adesão paga no site isenta o pagamento da matrícula na escola, mas isso deve ser confirmado com a instituição no momento da matrícula.


Renovação da Bolsa

  1. Como funciona a renovação da bolsa?
    No segundo semestre do ano, é necessário pagar a Taxa de Renovação Anual para manter a bolsa ativa para o próximo ano. Ela tem o mesmo valor da adesão inicial e garante:

    • A continuidade do desconto;

    • Acesso aos benefícios extras (curso de inglês, cursos de capacitação, seguro educacional).

  1. Se eu não pagar a taxa de renovação, perco a bolsa?
    Sim. A taxa é o que garante que o desconto será aplicado no ano seguinte. Sem o pagamento, a bolsa expira e o benefício é encerrado.


Cancelamento e Reembolso

  1. Posso cancelar minha bolsa?
    Sim, desde que:

    • O aluno não tenha se matriculado na escola;

    • Ou tenha sido transferido para outra escola.

  1. Pago algo para cancelar?
    Não. O cancelamento é gratuito, mas é preciso apresentar comprovante de não utilização da bolsa ou comprovante de transferência escolar.

  2. Como funciona o reembolso?
    O reembolso pode ser solicitado em até 7 dias após o pagamento da taxa de adesão, caso a matrícula não tenha sido efetivada. O valor é devolvido (descontadas as taxas bancárias, se houver) pelo mesmo método de pagamento.


Benefícios Adicionais

  1. O que é a plataforma Allevo?
    É uma plataforma de cursos online com trilhas de capacitação profissional nas áreas de:

    • Produtividade e gestão;

    • Ferramentas digitais (Trello, LinkedIn);

    • Comunicação e desenvolvimento pessoal.

Cursos com certificado, sem custo adicional.

  1. O que é o seguro educacional?
    É uma proteção para garantir que o aluno continue estudando, mesmo se algo acontecer com o responsável financeiro. Ele cobre:

    • Desemprego involuntário (CLT);

    • Acidentes com afastamento (autônomos);

    • Invalidez permanente ou falecimento do responsável.

O seguro cobre até 12 mensalidades diretamente com a escola.


Outras Dúvidas Frequentes

  1. A alimentação está inclusa?
    Não. Alimentação, uniforme e material escolar são cobrados à parte, diretamente pela escola.

  2. A escola pode oferecer um desconto maior?
    Pode, mas ele não é garantido como o do Melhor Escola. Nossos descontos são resultado de parcerias exclusivas e condições negociadas.

  3. O que fazer se a escola não reconhecer a bolsa?
    Não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você. Basta clicar aqui e falar diretamente com um de nossos especialistas pelo WhatsApp para que possamos garantir o reconhecimento da bolsa e acompanhar todo o processo até a solução.

  4. Como são feitas as formas de pagamento?
    A taxa de adesão pode ser paga via boleto bancário, pix ou cartão de crédito, podendo ser parcelada em até 10 vezes sem juros no cartão.

  5. Como funciona a parceria com as escolas?
    Todas as bolsas publicadas no site são resultado de um acordo entre o Melhor Escola e as instituições parceiras, que se comprometem a manter o desconto durante toda a etapa de ensino ou por até dois anos consecutivos.


Se precisar de ajuda para escolher a melhor escola para seu filho ou tirar dúvidas sobre as bolsas, fale com um dos nossos especialistas clicando aqui.


Encontre bolsas de estudo