Quanto custa uma escola particular de ensino infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

As escolas de ensino infantil são direcionadas para alunos com até cinco anos de idade. Algumas instituições também podem oferecer turmas de creche e berçário para atender às necessidades de crianças menores.

A educação infantil é uma etapa importantíssima para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, os pais devem ter atenção especial na hora de escolher uma instituição para matricular os filhos.  Veja também: |+ Faça parte de uma comunidade exclusiva para mães comprometidas com a educação dos filhos.

O preço da mensalidade na educação infantil pode variar dependendo da cidade, do tamanho da escola ou do número de alunos por turma. Geralmente, as escolas com mais estrutura para os pequenos costumam ter um preço um pouco mais elevado.

No Brasil, o valor das mensalidades nas unidades privadas teve um reajuste entre 7% a 12% em 2022, segundo um levantamento realizado pela consultora Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não existe teto para o reajuste da mensalidade. Ou seja, cada escola tem autonomia para avaliar seus custos e definir o valor cobrado aos pais. A lei determina apenas que o reajuste tenha validade de 12 meses e seja devidamente comunicado aos responsáveis, com antecedência mínima de 45 dias do prazo final de matrícula.

Qual valor da mensalidade das escolas de ensino infantil?

Como foi dito, o valor da escola de ensino infantil não é fixo e muda de acordo com o estado ou com os diferenciais da instituição de ensino. Uma pesquisa feita pelo Quero Bolsa mostrou que, em 2020, o preço médio das escolas de educação infantil em São Paulo era de R$ 800,46.

Nesse sentido, os pais devem avaliar o orçamento familiar e escolher uma escola que esteja de acordo com o bolso. O ideal é que o valor da mensalidade não ultrapasse 30% dos gastos mensais do responsável financeiro do aluno. Além da mensalidade, os pais também devem levar em conta as despesas com:

• Compra de uniforme;

• Alimentação e lanche na escola;

• Transporte escolar, quando for necessário;

• Compra de livros didáticos;

• Compra de material escolar;

• Atividades externas com a escola;

• Atividades extraclasse (como natação, aulas de música, aulas de dança etc).

Em relação à lista de material, os responsáveis precisam ficar atentos para combater atitudes abusivas por parte das escolas. Por exemplo, a listagem só pode conter itens que realmente façam parte das atividades dos alunos, como lápis, papel, tinta, cadernos etc.