Conheça os diferentes tipos de escolas no Brasil

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Caracteriza-se por escola o lugar onde o processo de ensino-aprendizagem acontece. Normalmente, o ambiente escolar é composto por salas de aula, refeitório ou cantina, sala dos professores, auditórios e área de lazer. Mas você sabe quais são os diferentes tipos de escola?

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Muitas pessoas acham que o tipo de escola é determinado pelo método de ensino aplicado, mas, na verdade, este não é o único fator que diferencia uma instituição da outra. No post de hoje você vai descobrir as diferentes escolas que existem no Brasil e as linhas pedagógicas mais utilizadas por elas. Leia abaixo para saber mais. 

Quais são os tipos de escola no Brasil?

Atualmente, existem mais de 180 mil instituições de ensino no Brasil, desde creches até o Ensino Médio. Escola grande, pequena ou média, pública ou particular, religiosas ou não - a diversidade é enorme.

Geralmente, as escolas são classificadas com base nos seguintes pilares: dependência administrativa, ou seja, em qual rede ela se encontra; localização; nível de ensino e metodologia. A seguir, você verá quais são os tipos de escola de acordo com cada um desses pilares.

Tipos de escola por dependência administrativa

Nesta categoria, as instituições de ensino são divididas entre rede pública e privada. Entenda abaixo a diferença entre as duas redes:

Rede pública de ensino

As escolas da rede pública, como o próprio nome sugere, são oferecidas pelo governo, de maneira gratuita e universal. Como o Brasil é uma federação, composta por diferentes unidades federativas (uniões, estados, municípios e Distrito Federal) cada “camada” é responsável por diferentes serviços públicos. Na educação, funciona da seguinte forma:

  • Escola municipal: é administrada pelo município. Cada cidade é responsável por fornecer a educação desde o Ensino Infantil (creches e pré-escolas) até o Ensino Fundamental Anos Finais. Ou seja, dos 0 aos 17 anos.

  • Escola estadual: recebe financiamento e investimento dos estados brasileiros. Normalmente, o nível estadual engloba o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e algumas Escolas Técnicas.

  • Escola federal: é de responsabilidade do Governo Federal. Nesta categoria, entram apenas as instituições que oferecem o Ensino Médio e o Ensino Técnico Profissional.

Rede privada de ensino

Apesar de seguir as leis e diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC), as escolas particulares não recebem auxílio do governo. Sendo assim, os custos com professores e infraestrutura são mantidos por pessoas físicas ou jurídicas, em uma combinação de recursos próprios e mensalidades pagas pelos alunos. 

Existem três tipos de escolas privadas. Veja a seguir:

  • Comunitária: as escolas comunitárias ou cooperativas, são administradas por um grupo de pais ou de empresas, em que todas as despesas são divididas entre as famílias dos alunos.

  • Confessional: a escola confessional, conhecida também como escolas religiosas, são instituições vinculadas ou pertencentes à igrejas. O seu currículo, filosofia e ideologia são baseados em uma determinada religião.

  • Filantrópica: a escola filantrópica é aquela que presta serviços de educação e assistência social. Diferente do que muitos pensam, esse tipo de escola não é mantido pelo Estado, mas sim por pessoas jurídicas que oferecem prestam serviços para a sociedade sem a finalidade de obter lucro.


Saiba mais: + Entenda as vantagens e desvantagens entre escolas públicas e particulares

Tipo de escola por localização

Além da rede de ensino, a escola também é classificada conforme o local onde se encontra. De acordo com o MEC, a instituição de ensino pode se enquadrar em quatro categorias diferentes de localização, sendo: urbana, rural, território indígena, território quilombola, e assentamento. 

Tipo de escola por nível de ensino

A educação é um direito concedido a todos os brasileiros, sendo obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade. O sistema educacional brasileiro é dividido entre dois macrociclos: o Ensino Básico e o Ensino Superior. O primeiro, que é o que está em questão neste post, é composto por quatro etapas, cada uma voltada para uma faixa etária específica. Confira:

  • Ensino Infantil (creches e pré-escolar): dedicado para crianças de 0 a 5 anos de idade; 

  • Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano): conhecido também como Fundamental I, este ciclo escolar engloba as crianças dos 6 aos 10 anos de idade;

  • Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano): voltado para os estudantes dos 11 aos 14 anos de idade. Era o antigo Fundamental II;

  • Ensino Médio (1º ao 3º ano): dedicado para os adolescentes dos 15 aos 17 anos de idade.

Algumas instituições possuem todas etapas de ensino, mas isso não é uma regra geral. Outros tipos de escola são focadas apenas em um ciclo específico, que é o caso de grande parte das instituições que oferecem o Ensino Infantil.  

Quais são os tipos de escolas segundo o método de ensino?

Existem diversos métodos de ensino, porém, os mais conhecidos no Brasil são: tradicional, construtivismo, montessori, waldorf e freinet. Confira cada um desses:

Escola Tradicional: 

A escola tradicional é a mais comum do Brasil e se caracteriza por, na sala de aula, o professor ser a figura central. Dessa forma, os estudantes recebem todas as informações e conhecimentos sem fazer contestações sobre o conteúdo aplicado. Além disso, as avaliações mais comuns são por meio de provas e pontuações.

 O uso de materiais didáticos padronizados, como apostilas e cartilhas, é uma prática recorrente do ensino tradicional. Esses recursos estabelecem o que se espera que uma criança assimile a cada ano letivo, evidenciando uma valorização da quantidade de informação transmitida. 

A metodologia tradicional é estrategicamente projetada para preparar os estudantes para o sucesso em avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. 

Saiba mais: + Pedagogia Tradicional: veja quais são suas características  

Escola Construtivista: 

A pedagogia dessa escola tem como foco o desenvolvimento do indivíduo. Com isso, ela defende que o aluno construa o seu próprio conhecimento. Os professores possuem o papel de orientar e estimular as crianças.

As escolas que adotam a abordagem construtivista veem o processo de aprendizado como uma construção ativa por parte dos alunos, em vez de uma simples transferência de informações. Por isso, nessas instituições, os educadores criam situações que desafiam os estudantes a refletir e a resolver problemas, promovendo um ambiente onde o pensar crítico é uma constante.

Apesar de haver avaliações e a possibilidade de reprovação, o foco está em estimular o pensamento independente. 

Vale ressaltar que essa filosofia educacional é influenciada pelas teorias de Jean Piaget, que enfatiza a construção do conhecimento através da interação com o meio, razão pela qual muitas dessas escolas se identificam também com o nome piagetiano.

Uma variação do construtivismo é o sociointeracionismo, derivada das ideias do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934). Vygotsky valoriza as interações sociais como fundamentais para o aprendizado, diferentemente de Piaget, que focava mais nos processos cognitivos individuais. 

Assim, essa pedagogia engloba uma visão ampla que reconhece tanto a importância das relações sociais quanto a dos processos internos na jornada educativa do aluno.

Leia também: + Confira a história e os conceito do Construtivismo  

Escola Montessoriana: 

Nessa escola, os alunos aprendem através da observação e experimentação. Assim, os estudantes ficam livres para escolher quais atividades irão realizar, sempre respeitando a BNCC.

Esta abordagem é inspirada na filosofia educacional de Maria Montessori, uma médica italiana que acreditava na importância da autoformação das crianças. Ela defendia que os alunos deveriam ser ativos em seu aprendizado, com o apoio de adultos para guiar esse processo, incentivando a criatividade, a independência, a confiança e a iniciativa.

A escola montessoriana pretende desenvolver a autonomia do aluno, com ênfase nas suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Por isso, há um importante processo de observação por parte do professor, que primeiro deve identificar as potencialidades e os limites dos estudantes.

Veja também: + Veja a história e os princípios do Método de Ensino Montessori  

Escola Waldorf: 

O seu foco é a “educação para a liberdade”. Além disso, os ciclos de ensino são divididos em 7 anos, chamados de setênios e um único professor tende a acompanhar a turma durante todo o ciclo de ensino, ou até dois, em alguns casos. 

As escolas que utilizam a pedagogia Waldorf aplicam tanto as disciplinas do currículo nacional, previsto pela BNCC, como outras matérias, que enfocam a coordenação motora, a inteligência emocional e as diferentes habilidades dos alunos. Uma característica marcante desse método é que um único professor tende a acompanhar a turma durante todo o ciclo de ensino, ou até dois, em alguns casos. 

Em determinadas disciplinas, sobretudo no ensino médio e, em certos casos, nas séries finais do ensino fundamental, são realizadas avaliações por meio de testes e provas. Contudo, a avaliação do estudante abrange mais do que isso, incluindo a realização de trabalhos, a dificuldade encontrada pelo aluno na matéria, seu esforço para aprender e seu comportamento em sala de aula. Trimestralmente, os pais recebem um relatório detalhando como seus filhos se comportaram em relação às atividades propostas durante o período.

Leia também: + Veja como funciona a escola com pedagogia Waldorf

Escola Freinet: 

Algumas escolas se inspiram nos princípios do pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) para guiar suas práticas educativas, embora não atribuam a ele uma corrente pedagógica específica. Nestes ambientes educacionais, o aprendizado é impulsionado pela cooperação e pelo trabalho prático.

Essas instituições incentivam os alunos a dividir suas criações com outros estudantes, tanto da própria turma quanto de turmas diferentes ou até de outras escolas. O método de avaliação adotado nessas escolas foca no desenvolvimento individual do estudante, comparando seu progresso atual com seu desempenho passado, ao invés de compará-lo com o dos colegas.

Atividades como estudos de campo, onde os alunos aprendem fora da sala de aula em frequentes. Tais práticas refletem a valorização de Freinet pelo desenvolvimento do pensamento crítico e capacidade de análise dos alunos.

Entender o tipo de pedagogia escolar utilizado pela instituição de ensino influencia não só no modo como a criança recebe o aprendizado e se desenvolve como estudante, mas também na sua forma de ver o mundo e se relacionar com as pessoas.  

Por isso é tão importante saber qual o método de ensino aplicado na escola e analisar se ele vai de encontro com o que você acredita ser importante para a sua criança.