Ensino Fundamental 1: tudo o que você precisa saber

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Atualizado em 22/01//2025


O Ensino Fundamental 1 é o momento em que acontece um evento muito importante na vida de uma criança: a troca da educação infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental.


Essa passagem pode ser um momento bem sensível, tanto para os filhos, quanto para as famílias. Com os novos desafios da idade, a escola representa uma grande mudança na rotina, ciclo de amizades e aprendizados.

 

A partir dessa etapa, os alunos irão avançar no processo de alfabetização, trabalho com números e outras frentes didáticas, como geografia, ciências e história.


Por isso, é preciso que os pais tenham muito cuidado com as escolhas referentes à educação dos pequenos, se atentando, principalmente, ao colégio onde irão matriculá-los.


É preciso levar em conta coisas como: a estrutura e metodologias da instituição e o número de alunos em cada turma. Nesse processo, a pesquisa e as informações serão suas maiores aliadas para conseguir prover o melhor para seus filhos.


Por isso, nós do Melhor Escola produzimos este material especialmente para você saber tudo sobre o Ensino Fundamental 1!

Além disso, ainda trouxemos uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica EFAI do Poliedro Colégio São José dos Campos, Telma Scott.

Especialista em educação, ela é formada em Pedagogia pela PUC-SP, onde também realizou Docência para o Ensino Superior, e está se formando em Neurociência e Educação pela USP Esalq. 

Com 40 anos na área, Scott começou aos 16 anos em uma escola de Educação Infantil como recreadora. Depois, ingressou como professora na mesma etapa de ensino, seguindo para os Anos Iniciais e Universidade também.

Além de coordenadora no Ensino Básico, atuou como Assessora pedagógica de escolas particulares de diferentes estados do Brasil.


Neste artigo você irá encontrar:

  • Qual é o Ensino Fundamental 1?

  • Qual a diferença do Ensino Fundamental 1 e 2?

  • Quais são os anos do Ensino Fundamental 1?

  • Qual a idade do Ensino Fundamental 1?

  • Dados do Ensino Fundamental 1 no Brasil



Qual é o Ensino Fundamental 1? 

Desde 2008, o Ensino Fundamental brasileiro é dividido em duas partes: Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2 (antigamente também chamado de "ginásio"). 


Conhecido como Anos Iniciais, o Fundamental 1 compreende a primeira parte da educação básica. Com duração média de cinco anos letivos (do 1° ao 5° ano), tem uma carga horária de 800 horas divididas em 200 dias letivos. 


O Fundamental 1 é voltado, em média, para crianças de 6 a 10 anos, período em que o foco da educação é na alfabetização, no desenvolvimento do raciocínio lógico e na introdução de conhecimentos básicos. 


Essa fase também trabalha competências socioemocionais e hábitos importantes, como disciplina e convivência em grupo, sendo o período em que a criança começa a desenvolver o senso crítico, lógico e criativo.


“A escola representa para essa faixa etária do fundamental 1 tempo e espaço para aprender a conviver e se desenvolver de maneira plena”, complementa Telma.

O que significa Ensino Fundamental 1? 

O termo “Ensino Fundamental 1” refere-se à primeira etapa obrigatória da educação básica no Brasil, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Essa fase marca o início da vida escolar formal.

O Ensino Fundamental é o que dá base para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, abrangendo desde a alfabetização até a construção de habilidades fundamentais para a vida.

A LDB organiza o Ensino Fundamental 1 como uma etapa essencial na formação das crianças, estabelecendo não apenas a obrigatoriedade do ensino, mas também princípios que asseguram a qualidade e a igualdade de oportunidades. 

Sua implementação, junto com a BNCC, ajuda a alinhar as práticas pedagógicas em todo o país, como reforça Scott:

“Há um grande rol de habilidades relacionadas às diferentes áreas do conhecimento, como apresentado na Base Nacional Comum Curricular, documento oficial do país, que traz uma organização bem detalhada e diversificada de habilidades que cada estudante precisa desenvolver”.


O que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)?


A LBD é o principal marco regulatório da educação no Brasil, estabelecendo os princípios, objetivos e organização do sistema educacional. A educação básica e superior no país é regulamentada pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Os pontos principais da LBD para o ensino fundamental são: obrigatoriedade e gratuidade, idade mínima, objetivos do ensino fundamental, currículo, inclusão e atendimento educacional especializado (AEE) e avaliação e promoção.

Qual a diferença do Ensino Fundamental 1 e 2? 

A principal diferença entre o Ensino Fundamental 1 e o Ensino Fundamental 2, mesmo que compondo uma mesma etapa do ensino obrigatório dividida em duas partes, está no público-alvo e no conteúdo abordado.

  • Ensino Fundamental 1: 

É a primeira parte do ciclo básico da educação, compreendendo do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e destinado a crianças de 6 a 10 anos. 

Nessa fase, o aprendizado é mais amplo, transicionando da educação infantil para o ensino básico. Com um mesmo professor para todas as matérias, aprende-se várias disciplinas em uma única turma.

  • Ensino Fundamental 2: 

Referente à segunda parte do ensino fundamental, vai do 6° ao 9º ano e é composto por jovens de 11 a 14 anos. 

O currículo se torna mais complexo e especializado, com professores diferentes para cada matéria, aprofundamento dos conhecimentos e preparação para o Ensino Médio.

Qual é o principal objetivo do ensino fundamental 1? 


O principal objetivo do Ensino Fundamental 1 é proporcionar a formação inicial do aluno, garantindo o domínio da leitura, escrita e cálculos básicos. 


É o momento em que a escola busca fomentar a compreensão do ambiente natural e social, promover o desenvolvimento do pensamento crítico e incentivar atitudes éticas e colaborativas.


Considerando que o Ensino Fundamental 1 vai até o 5º ano, essa etapa representa um período crucial de transição, quando as crianças começarão a compor significativamente a vida em sociedade.


“[Os anos iniciais] tem dois grandes objetivos: a socialização entre as crianças, que favorece o desenvolvimento das habilidades de relacionamento e o autoconhecimento, e a aquisição da escrita e das habilidades de raciocínio lógico, que também se ampliam nessa etapa”, afirma Telma Scott.


Por isso, além da alfabetização, é esperado que o estudante finalize o Ensino Fundamental 1 com uma boa noção de conceitos éticos e morais, os quais auxiliam no desenvolvimento da cidadania.



O que compreende o ensino fundamental 1? 


O que compreende o ensino fundamental 1, que é o período responsável por fazer a transição da educação infantil para o ensino fundamental, mescla alguns pontos das duas etapas.


Como pedagoga, Telma Scott reforça a importância dessa transição:


“[Do infantil para o fundamental 1] muda a fase de desenvolvimento e as necessidades da criança. A partir dos 6 anos, elas conseguem interagir com seus pares e fazer a gestão de conflitos simples.

Acolher sua chegada no Ensino Fundamental é dar espaço para que possam falar de seus sentimentos diante das mudanças que observam nessa nova etapa escolar.

Quando mostramos aos pequenos que estão crescendo, desenvolvendo a autonomia e, com isso, conquistando novos direitos, eles se mostram mais abertos diante das mudanças”.


Quando pensando na educação infantil, o fundamental 1 mantém questões como:

  • Hora da brincadeira;

  • Músicas lúdicas;

  • Desenho e pintura;

  • Atividades manuais;

  • Tarefas para serem feitas com auxílio dos pais.


Já para a entrada no fundamental 2, os anos iniciais começam a trabalhar:

  • Diferentes matérias;

  • Escrita e contas;

  • Uso de novos materiais (ex: lápis e caneta esferográfica);

  • Horários mais definidos e nova divisão de rotina;

  • Diferente layout de sala.

O que se ensina no ensino fundamental 1? 


O que se ensina nos anos iniciais do ensino fundamental tem como pilar principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve ser seguida por todas as instituições de ensino. 


A forma como o conteúdo será passado, porém, pode variar de acordo com a metodologia escolhida pela escola e corpo docente. Existem diversas abordagens educacionais adotadas pelas diferentes instituições no Brasil, como:

  • Montessoriana;

  • Waldorf;

  • Construtivista;

  • Freiriana.

“Os profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental devem se manter atualizados, estudando as principais contribuições da neurociência aplicada à educação”, lembra a coordenadora pedagógica. “Hoje, sabemos como as crianças aprendem e podemos enriquecer as aulas diversificando estratégias para que todos aprendam”, completa.

No Ensino Fundamental 1, o conteúdo é estruturado pela BNCC ensino fundamental anos iniciais e busca desenvolver habilidades básicas e fundamentais. Por isto, seus principais componentes curriculares incluem:

  • Língua Portuguesa: visando a alfabetização, leitura, produção de textos e gramática básica.

  • Matemática: pretende-se desenvolver operações fundamentais, resolução de problemas e introdução à geometria.

  • Ciências: introdução de noções sobre meio ambiente, corpo humano e fenômenos naturais.

  • História e Geografia: início do aprendizado de conhecimentos sobre sociedade, cultura, tempo histórico e espaço geográfico.

  • Educação Física: inserida para estimular o desenvolvimento motor, jogos e noções de saúde.

  • Arte: agora para trabalhar a expressão criativa por meio de desenho, música e teatro.

Além do conteúdo, Telma destaca que “também é importante acreditar no potencial das crianças, possibilitando que cresçam e se desenvolvam de maneira ampla”.

Importância do Ensino Fundamental 1 

O Ensino Fundamental é particularmente importante pois é quando o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente, logo nos primeiros anos.


Em uma perspectiva de formação como cidadão, esse é um momento em que a criança estará rodeada de coleguinhas na sala de aula. Além das atividades que exigem a interação com terceiros, a diversidade social é muito enriquecedora. 

O Ensino Fundamental 1 ainda é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Ele estabelece as bases para o aprendizado contínuo, ajudando a construir:

  • Habilidades de leitura e escrita;

  • Conhecimento inicial das ciências humanas e naturais;

  • Valores éticos e competências socioemocionais (ex: empatia, cooperação e responsabilidade)

  • Obstinação pela descoberta e incentivo à curiosidade.



Quais são os anos do Ensino Fundamental 1?

O Ensino Fundamental 1 compreende do 1° ao 5º ano da educação básica. Neste período, seus filhos serão incentivados ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, além das competências académicas.

Cada etapa da educação básica tem uma importância singular na formação do indivíduo. Nos anos iniciais, então, as crianças começam a “dar seus primeiros passos” na jornada dos estudos formais.

Vale ressaltar que, em alguns lugares, ainda há o costume de chamar o último ano da primeira parte do ciclo básico de quarta série, mas isso não muda o fato que o Ensino Fundamental 1 vai até o 5º ano

Dentro dos anos do Ensino Fundamental um, podemos atribuir:

  • 1º ano

    • Alfabetização e letramento;

    • Primeiros contatos com matemática (adição e subtração);

    • Introdução à noção de tempo, espaço e partes do corpo humano.

  • 2º ano.

    • Aperfeiçoamento da leitura e escrita para ganhar fluência;

    • Aprendizado sobre números decimais;

    • Estímulo à criatividade e compreensão de seres vivos e o meio ambiente.

  • 3º ano

    • Leitura e interpretação de textos mais complexos;

    • Introdução à multiplicação e divisão;

    • Compreensão de espaço público e privado e grupos sociais.

  • 4º ano

    • Operações com números maiores e frações;

    • Análise de gráficos e tabelas;

    • Entendimento do impacto ambiental causado pelo ser humano.

  • 5º ano

    • Preparação para a transição ao Ensino Fundamental 2;

    • Aprofundamento de conteúdos, como porcentagem e concordância verbal;

    • Produção de textos orientados;

    • Estudo dos sistemas do corpo humano e leitura de mapas.

Pensando nos novos hábitos dos mais jovens, Scott também coloca como uma demanda dos anos do ensino fundamental 1 a responsabilidade com o uso das ferramentas:

“As novas tecnologias precisam ser usadas de maneira intencional e considerar as fases de desenvolvimento. Diversificar recursos é um bom caminho. Por exemplo, brinquedos variados, elementos da natureza, jogos de tabuleiro, entre outros, devem ser usados em conjunto com recursos tecnológicos, permitindo que os estudantes tenham experiências variadas”.

Qual a idade do Ensino Fundamental 1? 

O Ensino Fundamental 1, idealmente, se inicia aos 6 anos e termina aos 10 anos. Esta faixa etária garante um desenvolvimento que alinha ritmo de aprendizado, fase da vida e convivência social.

Esse período é necessário para formar uma base sólida para os próximos desafios acadêmicos e para estimular a curiosidade e o gosto por aprender!

O ideal é que a maioria dos alunos de uma mesma turma tenham pouca diferença de idade. No entanto, existem algumas situações que podem causar alterações na idade dos anos iniciais:


  • Idade em que terminou a educação infantil;

  • Reprovações;

  • Avanço de turma;

  • Data de aniversário;

  • Questões de saúde;

  • Necessidades especiais.

Dados do Ensino Fundamental 1 no Brasil 

Os dados do Ensino Fundamental 1 no Brasil, segundo informações recentes do MEC e Censo Escolar, são:

  1. Matrículas: o Ensino Fundamental abrange 26.1 milhões de matrículas no Brasil, considerando alunos do 1º ao 9º ano;

  2. Escolas: 103.8 mil escolas oferecem o Ensino Fundamental 1;

  3. Modalidade: a maior parte das matrículas no Ensino Fundamental está na rede pública, mas a rede privada está com uma crescente, especialmente em áreas mais urbanizadas;

  1. As escolas particulares representam cerca de 19,3% do total de alunos matriculados no fundamental 1.

  1. Educação Especial: 62,9% das matrículas na educação especial foram registradas no Ensino Fundamental​.


Com os seus 40 anos de experiência, a coordenadora pedagógica deixa de recomendação para as famílias: 

“Fortaleçam a autoestima dos filhos, mostrem que eles são capazes, que aprendem diariamente, e invistam no desenvolvimento da autonomia. Crianças que acreditam em seu potencial de aprendizagem e que se arriscam a fazer as coisas por si mesmas serão pessoas mais seguras e independentes”


Agora que você já sabe tudo sobre o ensino fundamental 1, pode analisar, escolher e investir com maior consciência em uma educação de qualidade!