Veja como funciona a escola com pedagogia Waldorf

A escola com pedagogia Waldorf prioriza a formação do ser humano trabalhando a sua autonomia e coordenação motora, além dos conteúdos.


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A pedagogia Waldorf completou 100 anos em 2019, já que em setembro de 1919 o filósofo Rudolf Steiner fundou a primeira escola do tipo na Alemanha.


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Uma escola Waldorf funciona com uma concepção distinta da tradicional, pois o seu foco é uma “educação para a liberdade”. Por isso, a formação do aluno é mais autônoma e o seu foco é formar seres humanos.


Para entendermos o porquê a metodologia traz tais preceitos, temos que localizar o seu surgimento na história. Como foi dito, Rudolf Steiner abriu a primeira escola com pedagogia Waldorf em 1919, logo após o fim da 1º Guerra Mundial. Nesse contexto, o filósofo pensou em uma escola que fosse capaz de ensinar mais do que o conhecimento técnico e científico, sendo um espaço com enfoque também em formar seres humanos.


Em relação ao ensino tradicional, uma das principais diferenças é a autonomia do aluno no processo de aprendizado. Com exceção do Ensino Médio, os professores não usam livros didáticos nem cadernos, pois os estudantes possuem um caderno com anotações das atividades realizadas durante as aulas. 


É importante destacar que as escolas que seguem o método Waldorf aplicam os conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História. Só que a forma e a intensidade são diferentes da escola tradicional.


Como surgiu a primeira escola Waldorf?

O filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), aplicou a metodologia pela primeira vez em 1919, na cidade de Stuttgart, Alemanha, para filhos de operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, daí o nome do método.


Em um contexto histórico posterior a Primeira Guerra Mundial, no qual a Alemanha passava por sérios problemas sociais e econômicos, surgiram esforços para que se encontrasse novos meios e novas orientações para o futuro do país.


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Nessa conjuntura, o filósofo Steiner desenvolveu uma metodologia com novas perspectivas sobre a autogestão do ser humano, de modo que a autonomia do indivíduo deve ser respeitada para ser melhor desenvolvida.


No começo de 1919, Steiner organizou uma série de palestras para os operários da fábrica, que logo requisitaram uma formação adequada para os próprios filhos.


Então, o diretor da fábrica, Emil Molt, pediu ao filósofo que ele organizasse uma escola para os filhos desses operários. Steiner fez uma série de estudos e consultas a profissionais de outras áreas, como pedagogia, para desenvolver a própria proposta pedagógica, que começou a funcionar em setembro de 1919, com 256 alunos e 12 professores.


Como funciona a pedagogia Waldorf?

As escolas que utilizam o pedagogia Waldorf aplicam tanto as disciplinas do currículo nacional, previsto pela BNCC, como outras matérias, que enfocam a coordenação motora, a inteligência emocional e as diferentes habilidades dos alunos. Uma característica marcante desse método é que um único professor tende a acompanhar a turma durante todo o ciclo de ensino, ou até dois, em alguns casos.  Por isso, a formação do docente também é específica. No Brasil, existe uma faculdade Waldorf de pedagogia, além de cursos de extensão e de pós-graduação na área.

Além disso, enquanto as escolas tendem cada vez mais a usar computadores, tablets, celulares e outros recursos tecnológicos em sala de aula, a pedagogia Waldorf contempla o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos. Por isso, este método dá muito valor ao contato com à natureza e ao trabalho manual, incentivando atividades como crochês, danças, música e teatro. No jardim de infância, as brincadeiras criativas são as mais incentivadas, por isso, há contação de histórias, teatro de marionetes, cantos, atividades de movimentos do corpo, jogos, pinturas e modelagens.  O Ensino Fundamental possui, no currículo padrão da pedagogia Waldorf, aulas de costura, tecelagem e trabalhos em madeira. Já no Ensino Médio, o aluno é incentivado a desenvolver o seu potencial como artista, atleta ou membro da comunidade.

Quais são os princípios da Pedagogia Waldorf?

A metodologia Waldorf busca trabalhar a essência do ser humano para que ele consiga trabalhar suas habilidades e potencialidades. Dessa forma, ao se entender melhor, ele pode colocar tais habilidades em prol da sociedade.

Além disso, ela foi criada nos ideais da Revolução Francesa e por isso é baseada nos princípios da liberdade (de pensar), igualdade (de deveres e difreitos) e fraternidade (do respeito mútuo).

Com esses princípios, ela defende que o desenvolvimento dos seres humanos ocorre em grupos de sete anos, que são denominados de setênios:

De 0 a 7 anos: maturidade escolar

As crianças desenvolvem o corpo e as atividades motoras. Assim, elas irão aprender de forma livre e brincando, plantando, subindo em árvores e muito mais. Nessa fase tem-se o princípio de mostrar para elas que o mundo é bom.

De 7 a 14 anos: maturidade sexual Nessa etapa as crianças aprendem que o mundo é belo. Aqui, elas desenvolvem as habilidades psicoemocionais para garantir uma inteligência emocional nas mesmas.

De 14 a 21 anos: maturidade social No último setênio, eles aprendem que o mundo é verdadeiro. Com isso, busca-se desenvolver o pensamento lógico e abstrato dos indivíduos. Essa é uma fase de começar a ter mais criticidade e questionamento.

Quais as vantagens da Pedagogia Waldorf?

Como vimos, a metodologia Waldorf busca, ao máximo, estimular o aprendizado por meio da experiência nas crianças. Além disso, atividades que desenvolvem as habilidades motoras dos pequenos também são muito utilizadas.

O desenvolvimento socioemocional que as crianças desenvolvem por meio desta pedagogia é essencial para que elas se tornem adultos melhores. Assim, confiram outras vantagens que ela oferece:

  • Garante maior participação da família na vida escolar;
  • Estimula a criatividade das crianças;
  • Permite maior contato dos pequenos com a natureza;
  • Incentiva o talento de cada aluno.

Quantas escolas Waldorf existem no Brasil e no mundo?

Em 1955 foi inaugurada a primeira escola Waldorf no Brasil, na cidade de São paulo. Atualmente, segundo a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, existem mais de 70 escolas e jardins de infância que adotam o método no país, chegando a cerca de 10 mil alunos.


No mundo, estima-se a existência de mais de 750 escolas que adotam o método Waldorf, sendo um dos métodos independentes - não ligado a políticas públicas oficiais - mais disseminados. 


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