Texto atualizado em 15/07/2024.
Você já ouviu falar sobre a história do Construtivismo? Essa metodologia, apesar de existir há anos, ainda gera dúvidas em muitas famílias.
A metodologia Construtivista, desenvolvida pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), tem o objetivo de colocar o aluno no centro de seu processo de ensino.
Neste artigo você vai ver:
O que é o Construtivismo?
Qual a história do Construtivismo?
Como funciona o método Construtivista?
Quais são as principais características do construtivismo?
Qual a diferença do ensino tradicional para o construtivista?
Ensino construtivista e família: como deve ser essa relação?
O que é o Construtivismo?
O Construtivismo é uma metodologia de ensino fundamentada na premissa de que os estudantes desenvolvem seu próprio conhecimento ativamente ao interagir com o meio ambiente e integrar novas informações ao que já conhecem.
Portanto, o método Construtivista coloca o aluno como protagonista do processo de aprendizado e destaca a importância da construção de significado pessoal por meio de experiências práticas e reflexão.
Qual a história do Construtivismo?
Ao contrário do que muitos acreditam, a história do construtivismo não se refere a uma metodologia de ensino, mas sim a uma teoria desenvolvida pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget durante o século XX.
Interessado em desvendar a origem do conhecimento, Piaget dedicou seus estudos à observação do processo de aprendizado humano, especialmente o das crianças.
Ao estudar crianças desde o nascimento até a adolescência, o biólogo concluiu que o aprendizado é um processo dinâmico. Por meio de um papel ativo e da exploração e descoberta, os pequenos constroem seu próprio conhecimento - daí vem o termo construtivismo.
Embora não seja classificada como um método de ensino, a Teoria Construtivista de Piaget teve um impacto significativo no campo educacional, transformando as práticas de ensino-aprendizagem em diversas escolas ao redor do mundo.
No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado nas salas de aula a partir da década de 1980, trazendo mudanças importantes, especialmente na alfabetização infantil. Assim, a história do construtivismo continua a influenciar a educação até hoje.
Como funciona o método Construtivista?
De acordo com o método Construtivista, o aprendizado é o resultado da interação entre o professor e o aluno. Nesse sentido, o educador tem a função de mediar a relação dos estudantes com o mundo, dando condições para que eles próprios construam o conhecimento.
Essa construção se dá a partir de atividades desenvolvidas pelos alunos. Em geral, elas são interdisciplinares, ou seja, agregam mais de uma disciplina, estabelecendo conexões entre as diferentes áreas do conhecimento.
Além disso, a metodologia Construtivista tem como princípio que o conhecimento se dá a partir da interação do sujeito com o meio, sendo que cada criança tem um tempo próprio para aprender.
Quais são as principais características do construtivismo?
A história do construtivismo é marcada por muitos pontos que acabam refletindo em características únicas para a teoria.
Veja a seguir quais são as principais características do ensino construtivista:
Salas com poucos alunos: em uma escola construtivista, a sala de aula é composta por poucos alunos. Isso porque a proposta de ensino prevê que a criança seja ativa no processo de aquisição de conhecimento, além de que o professor deve acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.
Métodos de avaliação não tradicionais: essa característica é uma das mais marcantes do método Construtivista. Uma escola que usa tal método não elabora prova ou teste para avaliar o conhecimento do aluno, mas avaliações diagnósticas, que permitem ao professor analisar como está o aprendizado de cada aluno.
Pouca interferência do professor: o professor é um mediador entre o aluno e o mundo, por isso, ele também deve agir como um motivador das interações que o aluno vai ter com o meio. Em outras palavras: cabe ao educador criar situações para que o aprendizado seja construído. Além disso, na concepção construtivista, existem vários modos de ensinar um mesmo conteúdo, então o professor deve identificar qual é o mais apropriado para cada aluno.
Sala de aula organizada em círculo: como existe a concepção de que o conhecimento deve ser construído, ele não pertence unicamente ao professor. Então, a sala de aula em círculos reforça esse conceito, já que a atenção deixa de ser centrada na figura do professor e passa a ser compartilhada entre os alunos, proporcionando uma interação maior entre eles.
Qual a diferença do ensino tradicional para o construtivista?
O ensino tradicional e o ensino construtivista diferem em vários aspectos. Veja quais são os principais:
Ensino construtivista e família: como deve ser essa relação?
O método Construtivista tem como objetivo desenvolver tanto a autonomia como o senso crítico do ser humano. Por isso, a família tem um papel importante para o sucesso do método no processo de aprendizado da criança.
Nesse caso, a educação recebida dentro de casa não pode ser muito diferente de como é na escola. Por exemplo, a escola construtivista não trabalha com a memorização de conteúdo, então não se deve cobrar que a criança decore a tabuada.