Construtivismo: confira a história e os conceito desse método de ensino

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Texto atualizado em 15/07/2024.


Você já ouviu falar sobre a história do Construtivismo? Essa metodologia, apesar de existir há anos, ainda gera dúvidas em muitas famílias. 


A metodologia Construtivista, desenvolvida pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), tem o objetivo de colocar o aluno no centro de seu processo de ensino.


Neste artigo você vai ver:

  • O que é o Construtivismo?

  • Qual a história do Construtivismo?

  • Como funciona o método Construtivista?

  • Quais são as principais características do construtivismo?

  • Qual a diferença do ensino tradicional para o construtivista?

  • Ensino construtivista e família: como deve ser essa relação?

O que é o Construtivismo?

O Construtivismo é uma metodologia de ensino fundamentada na premissa de que os estudantes desenvolvem seu próprio conhecimento ativamente ao interagir com o meio ambiente e integrar novas informações ao que já conhecem.


Portanto, o método Construtivista coloca o aluno como protagonista do processo de aprendizado e destaca a importância da construção de significado pessoal por meio de experiências práticas e reflexão. 

Qual a história do Construtivismo?

Ao contrário do que muitos acreditam, a história do construtivismo não se refere a uma metodologia de ensino, mas sim a uma teoria desenvolvida pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget durante o século XX.


Interessado em desvendar a origem do conhecimento, Piaget dedicou seus estudos à observação do processo de aprendizado humano, especialmente o das crianças.


Ao estudar crianças desde o nascimento até a adolescência, o biólogo concluiu que o aprendizado é um processo dinâmico. Por meio de um papel ativo e da exploração e descoberta, os pequenos constroem seu próprio conhecimento - daí vem o termo construtivismo.


Embora não seja classificada como um método de ensino, a Teoria Construtivista de Piaget teve um impacto significativo no campo educacional, transformando as práticas de ensino-aprendizagem em diversas escolas ao redor do mundo.


No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado nas salas de aula a partir da década de 1980, trazendo mudanças importantes, especialmente na alfabetização infantil. Assim, a história do construtivismo continua a influenciar a educação até hoje.

Como funciona o método Construtivista?

De acordo com o método Construtivista, o aprendizado é o resultado da interação entre o professor e o aluno. Nesse sentido, o educador tem a função de mediar a relação dos estudantes com o mundo, dando condições para que eles próprios construam o conhecimento.


Essa construção se dá a partir de atividades desenvolvidas pelos alunos. Em geral, elas são interdisciplinares, ou seja, agregam mais de uma disciplina, estabelecendo conexões entre as diferentes áreas do conhecimento. 


Além disso, a metodologia Construtivista tem como princípio que o conhecimento se dá a partir da interação do sujeito com o meio, sendo que cada criança tem um tempo próprio para aprender.

Quais são as principais características do construtivismo?

A história do construtivismo é marcada por muitos pontos que acabam refletindo em características únicas para a teoria.  


Veja a seguir quais são as principais características do ensino construtivista:

  • Salas com poucos alunos: em uma escola construtivista, a sala de aula é composta por poucos alunos. Isso porque a proposta de ensino prevê que a criança seja ativa no processo de aquisição de conhecimento, além de que o professor deve acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.

  • Métodos de avaliação não tradicionais: essa característica é uma das mais marcantes do método Construtivista. Uma escola que usa tal método não elabora prova ou teste para avaliar o conhecimento do aluno, mas avaliações diagnósticas, que permitem ao professor analisar como está o aprendizado de cada aluno.

  • Pouca interferência do professor: o professor é um mediador entre o aluno e o mundo, por isso, ele também deve agir como um motivador das interações que o aluno vai ter com o meio. Em outras palavras: cabe ao educador criar situações para que o aprendizado seja construído. Além disso, na concepção construtivista, existem vários modos de ensinar um mesmo conteúdo, então o professor deve identificar qual é o mais apropriado para cada aluno.

  • Sala de aula organizada em círculo: como existe a concepção de que o conhecimento deve ser construído, ele não pertence unicamente ao professor. Então, a sala de aula em círculos reforça esse conceito, já que a atenção deixa de ser centrada na figura do professor e passa a ser compartilhada entre os alunos, proporcionando uma interação maior entre eles.

Qual a diferença do ensino tradicional para o construtivista?

O ensino tradicional e o ensino construtivista diferem em vários aspectos. Veja quais são os principais: 



Aspecto

Ensino Tradicional

Ensino Construtivista

Papel do Aluno

Passivo, receptor de informações

Ativo, construtor do conhecimento

Papel do Professor

Central, transmissor de conhecimento

Mediador, facilitador da aprendizagem

Métodos de Avaliação

Provas e testes padronizados

Avaliações diagnósticas, individualizadas

Organização da Sala

Fileiras voltadas para o professor

Círculo, promovendo interação




Ensino construtivista e família: como deve ser essa relação? 

O método Construtivista tem como  objetivo desenvolver tanto a autonomia como o senso crítico do ser humano. Por isso, a família tem um papel importante para o sucesso do método no processo de aprendizado da criança.


Nesse caso, a educação recebida dentro de casa não pode ser muito diferente de como é na escola. Por exemplo, a escola construtivista não trabalha com a memorização de conteúdo, então não se deve cobrar que a criança decore a tabuada.