5 dicas de como fazer meu filho estudar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Durante a infância e a adolescência, é comum que as crianças queiram explorar as novidades de cada fase e se sintam entediadas para manter a rotina escolar em dia. Nesse momento, os pais se questionam ‘como fazer meu filho estudar mais’?

Uma queixa muito corriqueira entre os responsáveis é o excesso de tempo gasto pelas crianças no celular. Existem, ainda, aqueles estudantes que têm preguiça e acabam não desenvolvendo o hábito da leitura adequadamente.

Leia também:

+ Saiba como conseguir bolsas de estudo de até 80% de desconto

Para vencer estes desafios, é importante que os adultos acompanhem o desenvolvimento dos filhos, sem deixar que a diversão atrapalhe os estudos. Os pais devem estabelecer algumas prioridades na rotina dos pequenos, intercalando as horas de lazer com os períodos de estudo. 

Veja 5 dicas para motivar seu filho a estudar mais!

1 - Crie um espaço confortável para a criança estudar

O primeiro passo para fazer seu filho estudar mais é criando um ambiente calmo para ele se dedicar aos deveres de casa e aos trabalhos escolares. 

Caso a sua casa não tenha um cômodo vazio que possa ser usado como sala de estudos, vale a pena reservar um espaço no quarto da criança para uma escrivaninha. 

Além de uma boa iluminação, é fundamental que o local seja silencioso e confortável para seu filho se concentrar nas atividades. Algumas prateleiras ou gavetas também podem ser necessárias para ajudar na organização dos livros e outros materiais. 

2 - Defina horários para a rotina de estudo do seu filho

Como foi dito acima, a criança precisa aprender desde cedo a relevância dos estudos e do cumprimento das regras. 

Por isso, os pais devem determinar alguns horários específicos do dia para o aluno revisar a matéria e checar as tarefas enviadas pelo professor, como datas de provas e pesquisas. 

Esse cuidado é fundamental para evitar o esquecimento de trabalhos escolares e outros problemas que possam atrapalhar o rendimento. Vale destacar que o momento de estudo não deve ser visto como um fardo ou castigo para a criança. 

O objetivo é fazer com que ela consiga equilibrar, de forma saudável, as horas de brincadeira com as obrigações da escola. 

3 - Ofereça ajuda e tenha paciência

Para ajudar seu filho a estudar, é fundamental evitar o excesso de pressão ou falta de paciência. Muitas crianças têm dificuldade em algumas matérias e precisam de orientação para entender determinado assunto. 

Se o seu filho não conseguir realizar uma tarefa sozinho, sente-se com ele e tente entender as dúvidas. Mostre a ele que errar faz parte do processo e busque auxílio da equipe pedagógica do colégio se perceber alguma dificuldade maior na criança. 

Existem casos de estudantes com TDAH infantil, que apresentam problemas de concentração e precisam de apoio especializado para melhorar o rendimento. 

4 - Explore os assuntos preferidos do seu filho

Nem sempre estudar precisa ser sinônimo de passar horas lendo um livro. Muito pelo contrário, algumas atividades divertidas também contribuem para o desenvolvimento intelectual das crianças de maneira prazerosa.

Você pode ver filmes em inglês com o seu filho, acessar aplicativos de jogos educativos e explorar brincadeiras antigas. 

Se o seu filho gosta de história, por exemplo, faça visitas a museus com ele para reforçar os aprendizados transmitidos pelo professor. 

Algumas exposições abordam temas interessantes e curiosos para as crianças, como as partes do corpo humano, noções de física, diferenças culturais e meio ambiente.

5 - Fique de olho no material escolar

Outra recomendação que deve ser levada em conta pelos pais é o cuidado com o material escolar das crianças. Sendo assim, tenha o hábito de verificar os cadernos e livros do seu filho com frequência. 

Além disso, sempre que for necessário, faça a reposição de canetas, lápis, apontador e outros itens fundamentais para o dia a dia de estudos. 

Se você gostou dessas dicas de como ajudar seu filho a estudar e quer ter acesso a outros conteúdos sobre educação, continue acompanhando os artigos do Melhor Escola

Recentemente, divulgamos um texto sobre como ensinar as preposições às crianças. Aproveite para navegar pelo site e fazer uma busca das instituições de ensino da sua cidade com bolsas de estudos de até 80%.