O hábito de ler estimula a imaginação das crianças e ainda é capaz de gerar diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. A leitura também contribui para o rendimento escolar, melhora o vocabulário, incentiva a criatividade e fortalece as habilidades socioemocionais, que são essenciais em diferentes fases da vida.
Apesar das vantagens, alguns pais têm dificuldade em fazer os filhos gostarem de ler e não sabem como incentivar o interesse dos pequenos pelos livros. A partir disso, surge a dúvida “Como ensinar meu filho a gostar de ler?”.
Isso acontece porque, com a facilidade de acesso à internet e o uso constante de celulares, muitas crianças e adolescentes perdem o gosto pela leitura e acabam ficando mais preguiçosos no dia a dia. A boa notícia é que é possível mudar este cenário com algumas dicas simples.
5 dicas de como ensinar seu filho a gostar de ler!
O Melhor Escola elaborou uma lista com 5 dicas práticas para os pais que querem fazer o filho gostar de ler. Veja abaixo!
1 - Leia junto com o seu filho
A primeira dica é bem simples e pode ajudar a aumentar o vínculo afetivo entre pais e filhos. Que tal reservar um momento do dia para sentar com seu filho e ler uma história infantil para ele? O horário antes de dormir costuma funcionar bastante e ainda ajuda as crianças pequenas a dormirem melhor.
Com o tempo, esse hábito pode virar uma rotina e a criança vai perceber o quanto a leitura faz bem. O pai e a mãe podem optar pelos clássicos da literatura ou buscar novos títulos para cada faixa etária.
2 - Deixe o seu filho escolher as histórias favoritas
Pais e mães também podem reservar um momento livre para visitar uma livraria e deixar a criança escolher alguns livros para levar para casa. Durante a leitura das obras escolhidas pelo filho, vale a pena explorar a história dos personagens, expressar emoções e observar as imagens
Além disso, os pais podem questionar o que a criança achou, quais foram seus personagens favoritos, qual aprendizado ela tirou da história, o que menos gostou etc. Os responsáveis podem, ainda, conversar com outros pais para trocarem livros e estimular a leitura entre colegas da mesma turma.
3 - Evite o excesso de cobranças
O hábito de ler livros precisa ser prazeroso para que a criança se interesse pela leitura com mais frequência. Sendo assim, é importante não usar a leitura como uma obrigação ou forma de castigo. Também não exija que seu filho leia rápido demais ou além do ritmo dele. Isso fará com que a criança crie uma visão negativa sobre a leitura.
Deixe a criança escolher o horário que se sente mais disposto para ler e reserve um espaço da casa confortável para ela se dedicar à essa atividade. Além disso, caso o seu filho apresente dificuldades para ler ou se concentrar na leitura, vale a pena conversar com os professores da escola ou com algum psicopedagogo para saber como agir.
4 - Use os recursos tecnológicos para estimular a leitura
Seu filho não precisa ler apenas os livros físicos. É possível utilizar a internet e as novas tecnologias para: buscar as versões digitais dos livros, pesquisar mais informações sobre a vida dos autores, outros personagens famosos e muito mais. Alguns sites, por exemplo, oferecem a opção de fazer download gratuitos de livros clássicos da literatura.
Leia também:
5 - Crie um espaço para os livros do seu filho
Para estimular seu filho a gostar de ler desde pequeno, outra recomendação é deixar os livros organizados e em um local de fácil para a criança, como prateleiras, armários ou escrivaninha. Se for possível, também vale a pena comprar uma poltrona confortável e uma luminária para ser usada durante a leitura.
Gostou dessas dicas? Continue acompanhando os artigos do Melhor Escola com vários temas relacionados à educação infantil, entre eles, filmes educativos para crianças e como acompanhar a rotina escolar do seu filho.
Aproveite para navegar em nosso site e buscar escolas parceiras da sua cidade com bolsas de estudo de até 80%.