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8 temas sobre educação para ficar de olho em 2024

mao de homem digitando em um computador

A educação brasileira passou por desafios significativos nos últimos anos, como a pandemia, as adaptações para o Novo Ensino Médio e o ensino híbrido. Tudo isso exige atualização constante de professores e diretores no que diz respeito a temas sobre educação

Outro problema comum que também afeta o cotidiano das escolas é a desigualdade entre o ensino público e participar no Brasil. Essa barreira entre as classes sociais acaba gerando aumento da evasão escolar e dificulta a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre estes assuntos e como os docentes devem se preparar para o ano letivo.

Os principais temas sobre educação em 2024

1) Evasão escolar e déficit de aprendizagem

De acordo com o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, um dos grandes objetivos da atual gestão do MEC é criar políticas públicas focadas em reduzir o déficit na educação, que foi agravado pela Covid-19. 

Nesse contexto, o Governo já anunciou o lançamento da Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, um tema que precisa estar no radar das instituições de ensino e seus responsáveis.

Segundo informações iniciais sobre a Política, a ideia é trabalhar nos colégios ações compostas por três eixos complementares: 

  • Recomposição e reengajamento dos estudantes; 
  • Combate à evasão escolar; 
  • Inovação e conectividade.

Para dar conta deste desafio ao longo de 2022 e 2023, os educadores devem avaliar questões como: acolhimento nas escolas, a infraestrutura oferecida, as formas de avaliação e a parceria com as famílias. 

Leia também:
+ Como aproximar os pais da escola

Além disso, é válido investir na capacitação dos professores e em metodologias de ensino que valorizem os pontos fortes de cada aluno. A equipe pedagógica também deve estar atenta às novas tecnologias, à atualização do material didático e à recuperação do ensino. 

Queremos que todas as crianças e adolescentes estejam na escola. Agora, para eles estarem na escola, já vem um debate junto sobre o segundo item, que é a permanência na escola, que deve ser um ambiente acolhedor gostoso, agradável, em período integral, com infraestrutura, quer dizer, os itens todos estão relacionados, mas todos nós queremos que, na verdade, as crianças e os adolescentes que estejam na escola sejam chamados, sejam buscados. É busca ativa, porque não é só um direito, mas é uma obrigação. É um direito e uma obrigação da família, da sociedade, do poder público pedir, fazer, trazer a criança e o adolescente para o ambiente escolar

declarou recentemente o senador Flávio Arns (Podemos-PR), que faz parte da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia. 

O grupo foi criado para debater a elaboração de um relatório com recomendações para ajudar escolas e instituições a garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens na comunidade escolar. 

2) Busca Ativa Escolar

Se você é gestor de uma escola, já deve ter ouvido falar na plataforma “Busca Ativa Escolar”. 

O sistema, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como objetivo identificar as causas que levaram as crianças de determinada localidade a abandonar a escola. 

A partir deste estudo, os profissionais de cada região poderão definir ações para recuperar a aprendizagem. A plataforma também disponibiliza materiais para engajar toda a comunidade em campanhas relacionadas a este tema.

Vale a pena ficar de olho nessa novidade!

3) Impactos do isolamento na saúde mental dos alunos

Ansiedade infantil e depressão também são temas atuais sobre educação que necessitam de cuidado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o despreparo das escolas durante e após o período de isolamento social resultou em diversos problemas comportamentais entre os estudantes. 

A falta de contato com os colegas e a alteração drástica na rotina também prejudicaram a autonomia dos mais jovens de forma significativa. Sendo assim, é necessário pensar em atividades que estimulem os alunos a adotarem práticas saudáveis e que fortaleçam as relações humanas.

A escola deve contar com um time capacitado para entender as aflições e os sentimentos dos alunos. Este trabalho requer paciência, empatia, cuidado e escuta ativa dos profissionais.

Algumas sugestões para melhorar a saúde mental dos alunos incluem:

  • Projetos integrados,
  • Oficinas esportivas e culturais,
  • Trabalhos em grupo,
  • Debates e rodas de conversas entre os alunos,
  • Eventos de integração entre alunos, escola e família,
  • Palestras sobre saúde mental e inteligência emocional ,
  • Formação para educadores oferecerem apoio aos alunos de forma correta e acolhedora.

4) Uso da inteligência artificial

Professor ensinando aluno no computador sobre o uso da inteligência artificial

O ano de 2023 foi o período que trouxe a tona o debate sobre a inteligência artificial (IA). Na educação, o assunto é polêmico pois, apesar de trazer vantagens, também traz desvantagens para o processo de ensino aprendizagem.

Muitos pesquisadores dizem que não adianta negar a existência da IA. Afinal, ela já está presente em nossas vidas. Por isso, o importante é saber como utilizá-la a seu favor, dentro e fora da sala de aula.

Algumas das formas que você pode utilizar essa ferramenta para te auxiliar é:

  • Elaborar questões para provas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Ensinar sobre o uso crítico e consciente da tecnologia;
  • Auxiliar na personalização do ensino;
  • Facilitar a gestão da escola com data-drive.

5) Educação socioemocional

A educação socioemocional é um tema que vem sendo debatido há alguns anos já no cenário educacional. Mas, com notícias de aumento de violência nas escolas, percebe-se a necessidade de trabalhar essas competências desde a educação infantil nos alunos.

As técnicas de competências socieomocionais aplicadas no ambiente escolar estimulam os estudantes a reconhecerem e administrarem suas emoções. Com isso, as crianças aprendem a ter mais autoconhecimento, a serem empáticas, além de aumentar a sua autoestima.

Vale ressaltar ainda que é necessário trabalhar em conjunto e de forma integrada com as famílias para auxiliar as crianças no controle e na identificação dos mais variados tipos de sentimentos. Portanto, o olhar atento dos responsáveis e professores ajuda no desenvolvimento das crianças.

6) Metodologias ativas

Um dos temas sobre educação mais importantes da atualidade é o uso de metodologias ativas. Para quem não sabe, elas são estratégias que têm como principal objetivo fazer com que os estudantes tenham uma participação no processo de aprendizagem. Dessa forma, o aluno se torna protagonista do aprendizado.

Além disso, essa é uma forma de preparar a criança e o adolescente para encarar o mundo ao seu redor de forma mais certeira. Porém, não é uma tarefa fácil de ser feita e, para utilizar tais metodologias, é preciso capacitar os professores para eles saberem em quais momentos essa diversificação é necessária para superar dificuldades comuns a toda a turma ou específicas de cada aluno.

As formas mais comuns de abordar essa prática são:

  • Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): estratégia que consiste em apresentar aos alunos um problema real ou fictício, relacionado ao conteúdo a ser estudado.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): é uma abordagem educacional na qual os alunos são estimulados a desenvolver um projeto diretamente relacionado aos conteúdos estudados.
  • Sala de Aula Invertida: os alunos estudam os conteúdos em casa, por meio de materiais disponibilizados pelo professor e, na sala de aula, tiram dúvidas e fazem a aplicação prática do conhecimento.

7) Educação antirracista

A desigualdade racial no Brasil é um problema estrutural e sistêmico que persiste devido à fragilidade das políticas públicas para combatê-la – inclusive na própria educação. Dessa forma, o colégio tem um papel muito importante para promover uma educação antirracista.

Esse é um dos temas sobre educação que merecem bastante atenção. Pois, a desigualdade racial nas escolas, sobretudo nas particulares, é claramente evidente e seu combate é fundamental para qualquer mudança significativa.

Suzane Jardim, professora e historiadora especializada em questão racial diz que “a educação antirracista deveria ser parte intrínseca do currículo em todos os anos, entretanto, nosso histórico apagou essa possibilidade, tornando necessário um esforço do educador para que o tema entre de fato nas escolas”.

8) Educação climática

Outro assunto no qual as instituições de ensino básico devem ficar atentas é sobre temática da educação climática, que está ligada ao meio ambiente e à sustentabilidade. Apesar de ser muito discutido, e aparecer nas escolas de todo o Brasil, ele precisa estar inserido em todos os componentes curriculares.

Criança segurando o globo terrestre na mão como forma de cuidado com o meio ambiente.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê que a área de Ciências da Natureza seja trabalhada ao longo do Ensino Fundamental de modo a proporcionar aos alunos uma nova perspectiva sobre o mundo. Além disso, também está previsto o estímulo a tomada de decisões conscientes, competência necessária aos profissionais do século XXI.

Mas, do Ensino Infantil ao Médio é possível abordar o tema. A escola deve ser capaz de aprofundar as discussões da pauta ambiental sempre de acordo com a idade e ciclo de ensino. Comportamentos sustentáveis contribuem para o uso consciente dos recursos naturais, a diminuição do desmatamento e da produção dos diversos tipos de lixo. Pequenas atitudes já podem contribuir imensamente para a preservação ambiental e listamos algumas delas abaixo.

Publicado em:Curiosidades

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