Menu fechado

Reunião pedagógica: como elaborar as pautas?

Reunião pedagógica é uma atividade frequente na rotina escolar. Ela acontece para manter professores e coordenadores alinhados em relação aos objetivos da instituição. Assim, a ideia desses encontros é definir estratégias para tornar o colégio cada vez mais competitivo e com um ensino de qualidade. 

Além de auxiliar no planejamento dos docentes, a reunião pedagógica também é importante para analisar os resultados de cada período. Além disso, ela serve, ainda, para elencar as prioridades do negócio. 

Durante a reunião, a equipe escolar tem a possibilidade de opinar, compartilhar ideias e propor alternativas para melhorar a satisfação dos alunos. No caso do gestor, a atividade é uma excelente oportunidade para dar feedbacks e reavaliar o projeto político-pedagógico (PPP) da escola. 

Em outras palavras, podemos definir a reunião pedagógica como um momento de integração do time que trabalha no dia a dia da instituição. 

As reuniões pedagógicas são espaços privilegiados para a discussão da prática pedagógica. Configuram um ambiente propício para a reflexão, a busca de soluções dos problemas que surgem e para o compartilhamento de novas metodologias de ensino”, pontua a pedagoga Luisa Cadorim Facenda, especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação.

Como fazer a reunião pedagógica?

Para alcançar bons resultados com as reuniões pedagógicas, é necessário que o encontro seja organizado e objetivo. Ou seja, os participantes devem ter foco e evitar assuntos paralelos que não tenham relação com a atividade educacional. 

Outro quesito fundamental para uma reunião de sucesso é a participação ativa dos envolvidos com sugestões, questionamentos e esclarecimentos. Nesse sentido, cabe ao gestor criar um ambiente favorável à escuta, independentemente da hierarquia.

Uma alternativa válida para tornar o encontro mais eficaz é elaborar uma pauta com os tópicos que serão debatidos pela equipe. Esse roteiro deve ser enviado para os educadores na semana da reunião para que eles possam entender ou levantar dados sobre cada tema.

Na hora de preparar a pauta, cabe ao diretor analisar estrategicamente quais assuntos devem ser priorizados naquele momento do ano. Algumas questões que merecem ser abordadas periodicamente são:

  • Novas estratégias para captação dos alunos;
  • Infraestrutura da escola;
  • Capacitação dos professores;
  • Relacionamento com responsáveis e com a comunidade;
  • Ações de marketing escolar;
  • Índice de inadimplência;
  • Atualização do material didático;
  • Índice de aprovação dos alunos;
  • Rendimento escolar;
  • Calendário escolar;
  • Currículo escolar;
  • Projetos da escola.

Vale destacar que deve-se criar um plano de ação após cada reunião. Isso significa que os participantes precisam sair do encontro com metas, atividades e prazos estabelecidos para alcançar determinado objetivo. Para isso, é importante que todos façam anotações em suas agendas. 

7 dicas para elaborar a pauta da reunião pedagógica:

  1. Defina data, hora e local da reunião.
  2. Defina os temas que merecem ser abordados durante o período.
  3. Reserve um momento para avaliar as metas e os resultados da reunião anterior.
  4. Aborde com os participantes os tópicos definidos na pauta.
  5. Defina as demandas e necessidades para os objetivos da escola.
  6. Estabeleça metas e prazos para o cumprimento das demandas. 
  7. Defina a data da próxima reunião com o grupo.

Por fim, libere alguns instantes após a reunião para a equipe relaxar e confraternizar. Esse momento de interação entre o time é bastante pertinente para melhorar o clima organizacional e fugir da rotina. Além disso, ajuda os professores a se conhecerem mais, especialmente aqueles que trabalham em turnos diferentes.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *