Você ainda tem dúvidas sobre a importância da presença online? Hoje em dia, independente de qual seja o ramo de atuação ou segmento, toda empresa precisa estar presente na internet. Seja para venda ativa, para construção de valor de marca ou se mostrar para o público de interesse, é preciso aproveitar todos os recursos da internet para construir uma presença online sólida.
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Segundo a pesquisa anual sobre Consumo Online conduzida pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 86% dos internautas realizaram compras pela internet entre junho de 2019 e junho de 2018. Nessa comparação anual, o número de novos consumidores online subiu em 10 milhões, totalizando 58,5 milhões de brasileiros que fizeram ao menos uma compra online nesse período.
Mesmo antes da pandemia, a expectativa de especialistas era de que as vendas pela internet seguissem um movimento de alta. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimava de um crescimento de 18% para 2020, antes da pandemia de Covid-19. Recentemente, a ABComm revelou que em março, a compra de produtos pela internet teve alta de 40% comparado com o mesmo período de 2019.
Nesse cenário, tudo indica que o comportamento do consumidor deverá seguir uma tendência cada vez mais digital pelo próximos anos, com um número cada vez maior de brasileiros optando pela internet para mediar suas compras. Embora os números sejam expressivos para o mercado de varejo, é preciso que todos os segmentos fiquem atentos aos novos padrões de compra.
Comportamento de compra e o mercado de educação
A presença online no mercado de educação é tão importante porque o consumidor tende a replicar os mesmo padrões para diferentes segmentos de compra. Para se ter uma dimensão disso, na última temporada (de abril/2019 a abril/2020), o site do Melhor Escola recebeu 7 milhões de visitas. Isso significa que antes mesmo da pandemia os pais já buscaram por escolas na internet.
Outro aspecto importante a ser observado é que o comportamento digital está ligado não apenas a aquisição em si, mas também a busca por informações. Por meio de sites, marketplaces e redes sociais, as pessoas se informam, compartilham experiências sobre produtos e serviços, tiram dúvidas, checam a confiabilidade e se relacionam com as empresas, marcas e anunciantes. As informações que o consumidor encontra na internet são decisivas. Em outras palavras, o consumidor pesquisa bastante antes de tomar uma decisão de compra.
De acordo com o levantamento feito pelo SPC Brasil, durante o processo de pesquisa, 52,8% dos consumidores esperam encontrar depoimentos de pessoas que já realizaram aquela compra, ao mesmo tempo que 43,4% buscam por fotos.
Tendo isso em mente, pense como um pai ou mãe em busca de uma nova escola para seu filho. Sua escola apareceria nos resultados de busca do Google? É fácil encontrar informações sobre a sua instituição na internet? Quais fotos ele encontraria? Os que as pessoas dizem sobre a sua instituição? É nesse sentido que a presença online se faz tão importante para as escolas.
Mas o que é presença online?
Em resumo, presença online é a representação ou existência de uma empresa, marca ou pessoa no âmbito digital. No caso da escola, essa presença pode ser marcada pela existência de um site, redes sociais e canais de comunicação eficientes. A presença online é importante porque, diferentemente do que ocorria há alguns, as escolas têm direcionado sua atenção para um público cada vez mais amplo.
No passado, o marketing boca a boca era a ferramenta mais utilizada para divulgação de uma escola. Essa dinâmica de captação de alunos restringia a busca dos pais ao seu círculo de amizade, conhecidos do bairro/prédio e até mesmo colegas de trabalho. A internet possibilitou a todos um acesso maior à informação e, consequentemente, um horizonte maior no que se refere a opções de escolha.
Desse modo, para se tornar uma opção atrativa entre os concorrentes, a escola deve explorar todos os recursos disponíveis e se mostrar para o seu público de interesse. Para te ajudar com isso, separamos três áreas principais para trabalhar a presença online da sua escola:
1- Presença online: você está na internet?
O primeiro passo para ter uma presença online é usar canais digitais. Porém, não basta utilizar qualquer canal, é preciso usar os canais certos, de acordo com o perfil do público da sua escola. Dentre todas as opções, o site é o canal mais básico e acessível para se começar.
Em um primeiro momento, não é necessário investir em software ou domínio, você pode optar por plataformas gratuitas para atingir os objetivos iniciais. Aqui no Melhor Escola, temos o seguinte valor: primeiro o básico bem feito. Aplicando esse valor a estratégia digital da sua escola, planeje a criação de um site que contenha todas as informações relevantes sobre a instituição:
- Metodologia oferecida
- Ciclos de ensino ofertados
- Infraestrutura
- Endereço
- Informações de contato
- Fotos
Novamente pense como o responsável por um aluno e organize no site todas as informações que uma família busca ao pesquisar por uma nova escola para seu filho. Se você quiser aprender a construir um site em 32 minutos, sem investir nada, clique aqui e assista a uma aula online com o Gabriel Delgado, nosso gerente de marketing.
2- Aspectos visuais: como está sua vitrine virtual?
A apresentação visual da sua escola também é um aspecto importante na construção da credibilidade digital. A escolha de cores, fontes e demais elementos visuais devem estar alinhados com a marca da escola e precisam estar organizados de maneira harmônica. Além disso, é preciso dedicar certa atenção para as fotos usadas, tanto no site quanto nas redes sociais.
Lembra da pesquisa do SPC Brasil? O levantamento revelou que 43,4% dos consumidores buscam por fotos dos produtos e serviços que vão adquirir. Desse modo, as fotos da escola precisam ser atrativas para os pais e, acima de tudo, coerentes com a realidade. É interessante investir em fotos com qualidade mais profissional, que destaquem os melhores ângulos da instituição, do corpo docente e dos alunos que compõem a escola.
3- Você atualiza suas informações com frequência?
Além de utilizar os canais de comunicação corretos, é preciso garantir que esses canais sejam respondidos e atualizados com frequência. Nada mais frustrante para alguém interessado em fazer uma matricula do que um telefone que apenas chama e ninguém atende. Ou ainda, uma mensagem ou e-mail nunca respondidos.
Mais importante do que ter inúmeros canais de comunicação é manter os existentes ativos. Sua presença online não será maior se a escola tiver perfil em todas as redes sociais, atender via telefone, chat e e-mail. Muito pelo contrário! A presença online da escola será efetiva se as escola estiver presente nos canais usados pelo seu público de interesse e se houver uma comunicação sem ruídos entre as partes.