Atualizado em 20/03/2025.
Todo professor sabe que uma aula bem-sucedida começa com um bom planejamento. Mas como montar um plano de aula para educação infantil de forma estruturada e eficiente?
Esse processo é essencial para garantir um ensino dinâmico, adequado à faixa etária dos alunos e alinhado às diretrizes pedagógicas. Geralmente elaborado antes do início do ano letivo, o plano de aula serve como um guia para organizar conteúdos, metodologias e atividades.
No entanto, isso não significa que o professor deve segui-lo de forma rígida. A flexibilidade é fundamental para adaptar o ensino às necessidades da turma e tornar o aprendizado mais significativo.
Pensando nisso, reunimos informações essenciais sobre como fazer um plano de aula para educação infantil, além de modelos prontos que podem servir como inspiração para tornar suas aulas ainda mais enriquecedoras. Continue a leitura e confira!
Neste artigo você vai ver:
- Como fazer um planejamento da Educação Infantil de acordo com a BNCC?
- Quais são as etapas de um plano de aula?
- O que deve ter em um plano de aula da educação infantil?
- Veja 7 modelos de plano de aula para educação infantil

Como fazer um planejamento da Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Se você é professor e tem dúvidas sobre como montar um plano de aula para educação infantil, saiba que a organização e o planejamento são fundamentais para alinhar os objetivos pedagógicos às necessidades das crianças.
Um plano bem estruturado define atividades, metodologias e recursos, garantindo que cada etapa do desenvolvimento infantil seja contemplada de forma eficaz e criativa.
Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem um papel essencial, pois estabelece as habilidades e competências que os alunos devem desenvolver ao longo da educação infantil.
Por isso, além dos professores, toda a equipe pedagógica deve estar familiarizada com as diretrizes da BNCC, assegurando que o ensino esteja alinhado às exigências educacionais e favoreça um aprendizado contínuo.

Embora não exista um modelo único de como fazer planejamento de aula para educação infantil, cada professor pode organizar as informações da maneira que considerar mais eficiente.
Nesse sentido, o uso de tabelas, templates prontos ou materiais de apoio pode facilitar a construção do plano, garantindo flexibilidade para ajustes conforme a necessidade da turma.
Quais são as etapas de um plano de aula?
Para entender como montar um plano de aula para educação infantil, é essencial conhecer suas etapas fundamentais. Como vimos, um bom planejamento deve garantir que as atividades propostas sejam compatíveis com a faixa etária das crianças e alinhadas às diretrizes da BNCC.
Apesar de não ter um padrão, existem três elementos principais que não podem faltar na hora de montar um planejamento para a Educação Infantil:
- Objetivos de aprendizagem – eles definem quais habilidades e conhecimentos as crianças devem desenvolver ao final da atividade. Esses objetivos devem estar alinhados às competências previstas na BNCC.
- Conteúdos – são os temas e conceitos que serão abordados durante a aula, incluindo atividades lúdicas, leituras, músicas e brincadeiras educativas.
- Metodologias de ensino – esta etapa envolve as estratégias utilizadas para transmitir o conteúdo, como ensino por experimentação, contação de histórias, jogos pedagógicos ou outras abordagens interativas.
Seguir essas etapas facilita a criação de um planejamento de aula para educação infantil mais organizado e eficiente. Além disso, permite ao professor flexibilizar as atividades conforme as necessidades da turma, garantindo um ensino dinâmico e personalizado.
O que deve ter em um plano de aula da educação infantil?
Já vimos que um plano de aula para educação infantil deve incluir objetivos, conteúdos e metodologias de ensino.
No entanto, para que o planejamento seja ainda mais eficaz, é importante considerar outros elementos que ajudam a organizar as atividades e garantir um aprendizado dinâmico e adaptado às necessidades das crianças.
Confira mais alguns elementos que podem complementar o seu planejamento de aula para educação infantil:
- Tema da aula – definir um tema central para cada encontro facilita o alinhamento das atividades com os objetivos pedagógicos. Criar fichas individuais para cada aula pode ajudar a estruturar melhor o conteúdo.
- Habilidades a serem trabalhadas – além do aprendizado acadêmico, o plano pode incluir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, motoras e cognitivas, como coordenação (recorte e colagem), socialização (dinâmicas em grupo) e percepção sensorial (exploração de texturas).
- Recursos didáticos – listar os materiais necessários para cada aula evita imprevistos. Inclua brinquedos, livros, instrumentos musicais e até o espaço onde a atividade será realizada.
- Cronograma flexível – estimar o tempo de cada atividade é essencial, mas é importante manter flexibilidade para ajustes conforme o ritmo da turma.
- Formas de avaliação – na educação infantil, a avaliação pode ser feita por meio de observações, registros fotográficos, portfólios e rodas de conversa. Isso permite acompanhar o desenvolvimento das crianças de maneira natural e sem pressão.
- Adaptações para inclusão – caso haja alunos com necessidades específicas, o planejamento pode incluir adaptações como materiais acessíveis, atividades diferenciadas ou apoio extra para garantir um ambiente inclusivo.
Esses elementos tornam o plano mais completo e alinhado à realidade da turma, ajudando os professores a entender como montar um plano de aula para educação infantil que seja organizado, flexível e enriquecedor para os pequenos.
Veja 7 modelos de plano de aula para educação infantil
Agora que você já sabe como montar um plano de aula para educação infantil, que tal conferir alguns exemplos para se inspirar?
Pensando nisso, selecionamos 7 modelos prontos, com temas variados, para ajudar na organização das suas aulas e tornar o planejamento mais prático e eficiente.
Veja a seguir!
1) Plano de aula: corpo, gestos e movimentos
Tema | Brincando com o corpo. |
Objetivo | Noção dos movimentos individuais, do espaço e equilíbrio. |
Habilidades | Pulos, saltos, danças, formas de deslocamento. |
Metodologia | Bate-papo sobre as partes do corpo e as funções de cada uma; descobrir o que é possível fazer com os braços, pernas, pés, mãos, cabeça; imitar movimentos que são mostrados por imagens. |
Recursos didáticos | Mostrar imagens de partes do corpo e o próprio corpo para que as crianças saibam a reconhece-las. |
Avaliação | Atividade de dança em grupo; brincadeiras tradicionais, como “morto e vivo”. |
2) Plano de aula: meio ambiente
Tema | Educação ambiental. |
Objetivo | Despertar a consciência ecológica, valorizar o meio ambiente, estimular a imaginação |
Habilidades | Desenhar, colorir e desenvolver a atenção perante o ambiente ao redor da criança, durante as visitas externas. |
Metodologia | Apresentação, através de vídeos ou imagens, da fauna e flora; passeios didáticos para que as crianças entrem em contato com árvores, terra, flores, animais; criação artística. |
Recursos didáticos | Materiais artísticos (tintas, lápis, giz de cera) e consulta ao meio externo, como jardins, praças ou campos. |
Avaliação | Desenvolvimento de desenhos ou pinturas relacionadas ao respeito com a natureza. |
3) Plano de aula: consciência negra
Tema | Consciência negra. |
Objetivo | Promover o respeito à diversidade; mostrar as diferenças entre as pessoas e que elas devem ser respeitadas; apresentar a história e importância da comunidade afrodescendente no país. |
Habilidades | Desenhar, colorir e recitar poemas ou canções relacionadas ao tema. |
Metodologia | Apresentar a história por meio de vídeos educativos e trazer o conteúdo para o dia a dia das crianças; praticar a memorização por meio de canções ou poemas infantis. |
Recursos didáticos | Materiais artísticos (folha, lápis, canetas, tintas); uso de televisores ou computadores para que sejam exibidos os vídeos. |
Avaliação | Roda de conversa sobre o assunto. |
4) Plano de aula: folclore
Tema | Folclore brasileiro. |
Objetivo | Conscientização sobre a herança cultural; conhecer a origem das histórias; resgatar a importância do folclore. |
Habilidades | Pesquisa por histórias e lendas; desenvolvimento da atenção e memória. |
Metodologia | Leitura da literatura infantil folclórica; apresentação de músicas, trava língua, danças e brincadeiras típicas do folclore brasileiro. |
Recursos didáticos | Livros e atividades específicas que abordam o folclore. |
Avaliação | Contação de histórias sobre os personagens populares do folclore. |
5) Plano de aula: uso racional da água
Tema | Uso consciente da água. |
Objetivo | Reconhecer a importância da água como um bem para todos; identificar as formas de consumo consciente. |
Habilidades | Desenvolvimento da atenção e memorização; desenhar, colorir e trocar ideias a respeito do assunto. |
Metodologia | Apresentar aos alunos as principais características da água: temperatura, consistência, cor e estados; trazer músicas, vídeos ou histórias contadas sobre a importância desse recurso natural e possíveis consequências sobre a poluição da água. |
Recursos didáticos | Livros e outros documentos oficiais que trazem dados sobre a água; contação de histórias; músicas que permitem a identificação do barulho da água. |
Avaliação | Exposição de desenhos com ideias sobre a preservação da água e o uso consciente. |
6) Plano de aula: cores
Tema | Cores. |
Objetivo | Identificar as cores (escolha as cores primárias) e desenvolver a coordenação motora fina. |
Habilidades | Explorar explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Metodologia | Mostrar um cartaz com imagens de alimentos amarelos e/ou vermelhos e aproveitar para conscientizar sobre o que é saudável e sobre o que não é. |
Recursos didáticos | Folhas com imagens de frutas usadas para identificação na aula. |
Avaliação | Distribuir folhinhas de atividades com imagens de frutas usadas em aula como exemplo e dar às crianças pequenos pedaços de papel crepom nas cores correspondentes. |
7) Plano de aula: conceitos matemáticos
Tema | Conceitos matemáticos. |
Objetivo | Desenvolver noções de quantidade. |
Habilidades | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar qual vem antes, depois e entre. |
Metodologia | Iniciar uma contagem a partir do número 1: mostrar às crianças o número colorido em borracha EVA, perguntar se sabem que número é, ensinar o numeral e deixá-lo exposto. Além disso, peça às crianças que mostrem com a mão ao alto o número de palitos de picolé correspondentes. Fazer isso com todos os números. |
Recursos didáticos | Números de 1 a 10 em material colorido (exemplo: borracha EVA) e 10 palitos de picolé para cada criança. |
Avaliação | Folhinha de atividades para as crianças identificarem as quantidades das imagens. |
Como vimos, entender como fazer um planejamento de aula para educação infantil é essencial para garantir um ensino estruturado e alinhado às necessidades das crianças.
Embora não existam regras rígidas, utilizar um modelo de plano de aula bem estruturado, com objetivos claros, habilidades a serem trabalhadas e metodologias adequadas, facilita o trabalho do professor e enriquece a experiência de aprendizagem.
Com planejamento, criatividade e flexibilidade, o professor pode tornar cada aula mais envolvente, garantindo que as crianças aprendam de forma lúdica e significativa.
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Muito bom!
muito bom, eu amei muito.

Excelente explicação!
