Menu fechado

As 10 melhores atividades de Páscoa para a educação infantil

A Páscoa, além de um feriado cristão, tem um significado cultural muito importante. Os ovos de chocolate, o coelhinho, a preparação e a expectativa fazem dessa data uma oportunidade perfeita para soltar a imaginação e colocar em prática algumas atividades de Páscoa para a educação infantil.

Leia também: + Como captar alunos para escola particular: veja 4 dicas!

Vamos entender melhor: essa data representa confraternização e união entre as pessoas. Sendo assim, os conceitos de doação e de partilha podem e devem se fazer presentes nas comemorações da Páscoa, bem como os papéis que a solidariedade e a empatia para com o próximo representam.

Já o simbolismo da renovação possibilita promover uma celebração entre alunos e colaboradores, assumindo um compromisso de esperança, importante inclusive no ciclo de aprendizagem. Por isso, mesmo que a sua instituição não seja de ensino religioso, vale promover programas para reflexão das crianças desses pontos.

Mas voltando às atividades, vamos conferir cada uma delas e entender quais as melhores para se fazer com a educação infantil na Páscoa? Continue acompanhando a leitura!

1) Coelhinhos com tinta guache e papel

Você pode preparar um ambiente no qual as crianças ficarão descalças e molharão seus pés em tinta colorida. Após isso, cada uma delas pisará em uma folha A3 e deixará a marquinha dos próprios pés.

A partir de tal marca, você pode pedir para que cada aluno desenhe o seu próprio Coelhinho da Páscoa, usando o registro dos seus pés como ponto de partida e representando as orelhas e patinhas do coelho.

Caso não queira utilizar os pés das crianças, pode-se distribuir um desenho já feito e pedir para elas pintarem com a tinta. Também é uma ótima atividade!

2) Coelhinhos com rolo de papel

Além de utilizar materiais recicláveis que podem ser reaproveitados, essa atividade explora – e muito – a imaginação. Já pensou em transformar rolos de papel higiênico e de papel toalha em Coelhinhos da Páscoa? Isso não só é possível como rende um trabalho super bacana.

Com olhinhos de plástico, papel colorido, rolinhos de papelão, caneta marcadora, tesoura e cola, você já pode fazer este lindo artesanato de Páscoa. Deixe a criatividade dos educandos correr solta na hora de personalizar seus coelhinhos. Essa atividade além de divertida, contribui também com o aproveitamento de materiais recicláveis.

3) Caça aos ovos

A caça aos ovos é uma brincadeira para fazer com as crianças na Páscoa muito tradicional, que acompanha gerações.

Os ovos – podem ser cozidos e coloridos, inclusive – ou outros brindes, caso a criança não consuma açúcar com ovos de chocolate, são escondidos pela casa ou pelo ambiente onde a atividade será feita. Quanto maior o espaço, melhor.

Primeiro, diga à elas que os adultos viram o coelhinho indo embora, mas não a tempo de saber onde ele havia deixado os mimos. Esta é uma brincadeira “às cegas”, ou seja, sem pistas, rastros ou pegadas de coelho. Quanto mais criatividade, melhor. Se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde apenas. Assim que o encontrar, já fica de fora acompanhando a busca das outras, até todas terem os seus presentes nas mãos.

Veja também: + Gamificação na educação: o que é e como aplicar na escola?

4) Cenouras de papel

Peça para que os alunos coloquem as mãos em tinta e depois pressionem contra um papel. Após, com uma tesoura sem ponta e usando cartolina laranja, instrua as crianças a recortarem diversas cenourinhas a partir de um molde com o formato dela. Para dar mais cor à brincadeira, sugira também que eles desenhem formas e personagens pascais em volta das cenourinhas.

Uma dica bacana para usar as obras de arte é criar um mural colaborativo com os resultados de toda a turma. “Páscoa Feliz” ou “Páscoa da Turma X”, por exemplo.

5) Guirlanda de páscoa

Quem disse que a guirlanda é uma opção de decoração apenas para o natal? Essa é mais uma das ideias de atividades de páscoa para a educação infantil que pode inserir a participação dos alunos. É muito simples: convide-os para produzir charmosas guirlandas, que podem decorar a porta, as janelas, a lousa e as paredes.

Diversos materiais são usados para fazer esse trabalho, como massa de sal, EVA, cartolina, pompons, feltro, retalhos de tecido e até mesmo origami. Use a sua imaginação.

6) Porta-canetas

Seguindo as atividades de páscoa para a educação infantil, a data deve marcar presença no cronograma das aulas. Uma ideia que estimula a criatividade e desenvolve as habilidades manuais das crianças é o porta caneta DIY, com formato de coelhinho.

Essa peça leva rolo de papel higiênico, além de papelão, cartolina, olhos de artesanato, bolinhas de algodão e cola. Use os materiais para montar o seu porta-canetas do seu jeito.

Leia também: + Como melhorar a reputação da escola

7) Quente/frio com mini ovos

Essa é uma adaptação da brincadeira de quente/frio para encontrar objetos que estão escondidos e se estão próximos ou não.

Para tornar essa uma das atividades para fazer com as crianças na Páscoa, divida os pequenos em duas equipes. Esconda os mini ovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates.

Conforme elas forem encontrando, deverão colocar em uma cestinha. A equipe que tiver mais será a vencedora. Para evitar problemas, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os alunos.

8) Ovo na colher

Essa, sem dúvidas, é uma das brincadeiras mais tradicionais, e portanto, uma ótima atividade de páscoa para o ensino infantil. Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é possível trocá-los por ovinhos de chocolate, para ficar temático.

Cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, um ovinho de chocolate.

Divida as crianças em grupos e cronometre o tempo. O grupo que chegar até a linha de chegada mais rápido, vence a atividade.

9) Onde está o rabinho do coelho?

Essa brincadeira é clássica, mas nada impede que seja adaptada. Conhece a jogo do rabo de burro dos arraiás e festas juninas? Dá para adaptar e tornar essa uma das atividades para fazer com as crianças na Páscoa.

Um coelho é desenhado em uma cartolina (ou em um papel firme e colorido) e fixado na parede. No lugar do seu rabinho é colocada uma fita adesiva dupla-face.

A criança olha bem para o desenho, por uns 30 segundos, e então seus olhos são cobertos com um lenço e ela recebe uma bolinha de algodão nas mãos. Com as dicas de todo mundo ao redor, ela deverá colar o pompom no lugar do rabinho do coelho. Assim que conseguir, ganhará seu presente de Páscoa.

10) O salto do coelho

Essa atividade deve ser feita em um local maior. Pegue um giz colorido e faça duas linhas com pequena distância entre elas. Peça para que as crianças comecem pulando de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as linhas para que pulem o mais longe possível.

Para tornar a brincadeira mais divertida, vale a pena fazer arcos de coelhinho e pinturas no rosto para que eles entrem no clima da brincadeira. Caso chova, pedaços de fios de lã ou fita podem ser usados para as demarcações.

11) Amigo chocolate

Essa atividade geralmente é feita para substituir o amigo secreto no final do ano, mas também é uma ótima atividade para entreter e deliciar as crianças na Páscoa. É como um amigo secreto normal, mas aqui o presente é comestível!

Você pode entregar os papéis com nomes alguns dias antes do domingo de Páscoa ou fazer o sorteio na hora mesmo. Como ovos podem estar um pouco caros, há a opção de barras de chocolate, que são igualmente deliciosas.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

Post relacionado

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *