Plano de aula para educação infantil: como fazer e 7 modelos

plano de aula educação infantil

Todo projeto de sucesso tem por trás um bom planejamento. Essa lógica não seria diferente em relação ao preparo de aulas escolares, o qual geralmente é feito antes do início do ano letivo, sendo uma função prioritariamente realizada pelos professores. E não há exceções: mesmo para as turmas iniciais é necessário estruturar um plano de aula para educação infantil.

Montar esse plano não quer dizer que o pedagogo deve ficar restrito a ele. Pelo contrário, é interessante que o profissional desenvolva, ao longo da carreira, habilidades para improvisar e aprimorar os conteúdos já planejados. Todavia, esse planejamento serve como forma de organização do próprio professor, além de também ser uma maneira dos pais acompanharem mais de perto a educação dos filhos.

Como fazer um plano de aula para educação infantil?

Primeiramente, é válido ressaltar que os enfoques abordados na grade curricular de qualquer escola são baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que define um conjunto de habilidades que os estudantes devem desenvolver.

Leia também: + Base Nacional Comum Curricular: fique por dentro

Então, é importante que não apenas os professores, mas todos os outros responsáveis pela educação escolar estejam cientes das normas da BNCC. Dessa forma, é possível garantir a qualidade de ensino da instituição. Caso contrário, acontecerá a um déficit em relação à aprendizagem dos alunos e uma dificuldade em acompanhar o ritmo dos próximos anos.

Não existem regras específicas de como montar o plano de aula para educação infantil. Assim, fica a critério do profissional como ele prefere organizar as informações. Por exemplo, tabelas ou templates são facilmente encontrados na internet.

O próprio professor pode criar as atividades extras, ou então retirá-las de materiais de apoio. Para otimizar o preparo do arquivo, oriente-se pelo passo a passo:

1) Defina o tema das aulas:

Tenha uma ficha dedicada a cada aula que você ministrará. Concentre o assunto que vai ser abordado no plano de aula para a educação infantil, de modo que você possa desenvolver o restante das informações a partir dele.

2) Coloque o objetivo de cada aula:

Lembre-se que as metas devem ser realistas e específicas, além de viáveis para as crianças. Pense na turma como um todo e considere as possíveis dificuldades que podem aparecer.

3) Ressalte as habilidades:

Quais ações os estudantes deverão fazer para realizar essa tarefa? Pintar com os dedos, conversar, imitar sons, trocar olhares, entre outras ideias.

4) Metodologia:

O professor deve definir como passar o conteúdo aos alunos de um jeito efetivo, prendendo a atenção de todos para atingir as metas.

5) Recursos didáticos:

O que é usado para a aula? Esta é a parte em que incluímos todos os materiais que serão utilizados, além do espaço onde as atividades ocorrerão.

6) Avaliação:

Para garantir que a turma captou bem o conteúdo, é importante avaliá-los. Não precisa ser, necessariamente, uma prova ou qualquer tarefa formal. Dependendo da temática, uma roda de conversa é capaz de esclarecer muitos pontos.

7) Cronograma:

Calcule o tempo que você deseja concluir a apresentação de determinado tema. Considere possíveis dúvidas e interferências, as quais podem atrasar a aplicação de outras aulas. É importante ter um tempinho a mais para não se prejudicar com imprevistos.

Muitos profissionais também acrescentam as referências usadas, já que elas podem servir para uma futura consulta. Esse é um documento individual, então qualquer outro detalhe que o professor achar relevante pode ser inserido para enriquecer o planejamento.

7 modelos de plano de aula para educação infantil

1) Plano de aula: corpo, gestos e movimentos (educação infantil)

Tema: brincando com o corpo.

Objetivo: noção dos movimentos individuais, do espaço e equilíbrio.

Habilidades: pulos, saltos, danças, formas de deslocamento.

Metodologia: bate-papo sobre as partes do corpo e as funções de cada uma; descobrir o que é possível fazer com os braços, pernas, pés, mãos, cabeça; imitar movimentos que são mostrados por imagens.

Recursos didáticos: mostrar imagens de partes do corpo e o próprio corpo para que as crianças saibam a reconhece-las.

Avaliação: atividade de dança em grupo; brincadeiras tradicionais, como “morto e vivo”.

2) Plano de aula: meio ambiente (educação infantil)

Tema: educação ambiental.

Objetivo: despertar a consciência ecológica, valorizar o meio ambiente, estimular a imaginação.

Habilidades: desenhar, colorir e desenvolver a atenção perante o ambiente ao redor da criança, durante as visitas externas.

Metodologia: apresentação, através de vídeos ou imagens, da fauna e flora; passeios didáticos para que as crianças entrem em contato com árvores, terra, flores, animais; criação artística.

Recursos didáticos: materiais artísticos (tintas, lápis, giz de cera) e consulta ao meio externo, como jardins, praças ou campos.

Avaliação: desenvolvimento de desenhos ou pinturas relacionadas ao respeito com a natureza.

3) Plano de aula: consciência negra (educação infantil)

Tema: consciência negra.

Objetivo: promover o respeito à diversidade; mostrar as diferenças entre as pessoas e que elas devem ser respeitadas; apresentar a história e importância da comunidade afrodescendente no país.

Habilidades: desenhar, colorir e recitar poemas ou canções relacionadas ao tema.

Metodologia: apresentar a história por meio de vídeos educativos e trazer o conteúdo para o dia a dia das crianças; praticar a memorização por meio de canções ou poemas infantis.

Recursos didáticos: materiais artísticos (folha, lápis, canetas, tintas); uso de televisores ou computadores para que sejam exibidos os vídeos.

Avaliação: roda de conversa sobre o assunto.