Atualizado no dia 11/12/2024.
Todo projeto de sucesso tem por trás um bom planejamento. Essa lógica não seria diferente em relação ao preparo das aulas para as crianças, por meio de um “plano de aula educação infantil” bem definido e estruturado.
Esse planejamento geralmente é feito antes do início do ano letivo, sendo uma função prioritariamente realizada pelos professores.
E não há exceções: mesmo para as turmas iniciais é necessário estruturar um “plano de aula educação infantil“.
Montar esse modelo de plano de aula educação infantil não quer dizer que o pedagogo deve ficar restrito a ele. Pelo contrário, é interessante que o profissional desenvolva, ao longo da carreira, habilidades para improvisar e aprimorar os conteúdos já planejados.
Pensando nisso, disponibilizamos alguns modelos de plano de aula educação infantil como inspiração e ponto de partida para o educador.
Neste artigo você vai ver:
- Como fazer um plano de aula para educação infantil?
- O que deve ter em um plano de aula da educação infantil?
- Veja 7 modelos de plano de aula para educação infantil
Como fazer um plano de aula para educação infantil?
Se você é professor, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer um plano de aula para educação infantil, saiba que a organização e o planejamento são essenciais para alinhar os objetivos pedagógicos com as necessidades das crianças.
Um bom plano de aula educação infantil ajuda a definir atividades, metodologias e recursos, garantindo que cada etapa do desenvolvimento da criança seja contemplada de maneira eficaz e criativa.
É válido ressaltar ainda que os enfoques abordados na grade curricular de qualquer escola são baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que define um conjunto de habilidades que os estudantes devem desenvolver.
Então, é importante que não apenas os professores, mas todos os outros responsáveis pela educação escolar estejam cientes das normas da BNCC. Dessa forma, é possível garantir a qualidade de ensino da instituição.
Caso contrário, acontecerá um déficit em relação à aprendizagem dos alunos e uma dificuldade em acompanhar o ritmo dos próximos anos.
Não existem regras específicas de como montar o plano de aula para educação infantil. Assim, fica a critério do profissional como ele prefere organizar as informações. Por exemplo, tabelas ou templates são facilmente encontrados na internet.
O próprio professor pode criar as atividades extras ou então retirá-las de materiais de apoio.
O que deve ter em um plano de aula da educação infantil?
Não existe uma regra fixa sobre o que deve conter em um plano de aula educação infantil, mas alguns elementos são essenciais para garantir que o ensino seja organizado, eficaz e alinhado às necessidades das crianças.
Esses tópicos ajudam a estruturar o conteúdo e oferecem uma base para professores que buscam entender como fazer um plano de aula para educação infantil.
Confira os itens que não podem faltar em um modelo de plano de aula educação infantil:
- Tema das aulas: defina o tema central de cada aula. Uma ficha específica para cada encontro pode ajudar a organizar as informações e manter o foco nos objetivos pedagógicos, facilitando o processo de como montar um plano de aula para educação infantil.
- Objetivo de cada aula: determine metas claras, realistas e específicas, sempre considerando o desenvolvimento da turma. Os objetivos devem ser alcançáveis dentro do período planejado, ajudando o professor a estruturar melhor o seu plano de aula educação infantil.
- Habilidades a serem trabalhadas: identifique quais habilidades ou competências as crianças irão desenvolver, como coordenação motora (pintar com os dedos), comunicação (trocar olhares, conversar) ou sensoriais (imitar sons).
- Metodologia: planeje como o conteúdo será apresentado de forma lúdica e envolvente. Utilizar histórias, jogos e brincadeiras práticas pode tornar o ensino mais dinâmico e eficiente, contribuindo para o sucesso do seu modelo de plano de aula educação infantil.
- Recursos didáticos: liste os materiais necessários para cada aula, como brinquedos, tintas, livros ou instrumentos musicais. Não se esqueça de incluir também o espaço onde a atividade será realizada.
- Cronograma: estime o tempo necessário para cada etapa da aula. Sempre considere possíveis dúvidas ou interrupções e tenha um tempo extra para lidar com imprevistos, garantindo que o seu plano de aula educação infantil seja flexível.
- Avaliação: estabeleça formas de verificar se as crianças absorveram o conteúdo. Na educação infantil, as avaliações podem ser feitas de maneira informal, como rodas de conversa, observações durante as atividades ou feedbacks em grupo.
- Referências e fontes: registre as referências bibliográficas ou outros materiais consultados. Esses itens ajudam tanto na construção do planejamento quanto em consultas futuras.
- Adaptações para a turma: caso a turma tenha necessidades específicas, registre adaptações, como a inclusão de recursos sensoriais ou atividades diferenciadas.
Incluir esses tópicos é uma maneira eficiente de entender como montar um plano de aula para educação infantil que atenda às diretrizes da BNCC e que seja adequado à realidade de cada turma.
Com um bom plano de aula educação infantil, os professores conseguem desenvolver aulas criativas e alinhadas aos objetivos educacionais.
Esse é um documento individual, então qualquer outro detalhe que o professor achar relevante pode ser inserido para enriquecer o planejamento.
Veja 7 modelos de plano de aula para educação infantil
Você já entendeu como fazer um plano de aula educação infantil, certo? Mas, caso esteja procurando inspiração de modelo de plano de aula educação infantil, separamos 7 ideias com temas pertinentes para você se inspirar.
Veja a seguir!
1) Plano de aula: corpo, gestos e movimentos (educação infantil)
Tema | Brincando com o corpo. |
Objetivo | Noção dos movimentos individuais, do espaço e equilíbrio. |
Habilidades | Pulos, saltos, danças, formas de deslocamento. |
Metodologia | Bate-papo sobre as partes do corpo e as funções de cada uma; descobrir o que é possível fazer com os braços, pernas, pés, mãos, cabeça; imitar movimentos que são mostrados por imagens. |
Recursos didáticos | Mostrar imagens de partes do corpo e o próprio corpo para que as crianças saibam a reconhece-las. |
Avaliação | Atividade de dança em grupo; brincadeiras tradicionais, como “morto e vivo”. |
2) Plano de aula: meio ambiente (educação infantil)
Tema | Educação ambiental. |
Objetivo | Despertar a consciência ecológica, valorizar o meio ambiente, estimular a imaginação |
Habilidades | Desenhar, colorir e desenvolver a atenção perante o ambiente ao redor da criança, durante as visitas externas. |
Metodologia | Apresentação, através de vídeos ou imagens, da fauna e flora; passeios didáticos para que as crianças entrem em contato com árvores, terra, flores, animais; criação artística. |
Recursos didáticos | Materiais artísticos (tintas, lápis, giz de cera) e consulta ao meio externo, como jardins, praças ou campos. |
Avaliação | Desenvolvimento de desenhos ou pinturas relacionadas ao respeito com a natureza. |
3) Plano de aula: consciência negra (educação infantil)
Tema | Consciência negra. |
Objetivo | Promover o respeito à diversidade; mostrar as diferenças entre as pessoas e que elas devem ser respeitadas; apresentar a história e importância da comunidade afrodescendente no país. |
Habilidades | Desenhar, colorir e recitar poemas ou canções relacionadas ao tema. |
Metodologia | Apresentar a história por meio de vídeos educativos e trazer o conteúdo para o dia a dia das crianças; praticar a memorização por meio de canções ou poemas infantis. |
Recursos didáticos | Materiais artísticos (folha, lápis, canetas, tintas); uso de televisores ou computadores para que sejam exibidos os vídeos. |
Avaliação | Roda de conversa sobre o assunto. |
4) Plano de aula: folclore (educação infantil)
Tema | Folclore brasileiro. |
Objetivo | Conscientização sobre a herança cultural; conhecer a origem das histórias; resgatar a importância do folclore. |
Habilidades | Pesquisa por histórias e lendas; desenvolvimento da atenção e memória. |
Metodologia | Leitura da literatura infantil folclórica; apresentação de músicas, trava língua, danças e brincadeiras típicas do folclore brasileiro. |
Recursos didáticos | Livros e atividades específicas que abordam o folclore. |
Avaliação | Contação de histórias sobre os personagens populares do folclore. |
5) Plano de aula: uso racional da água (educação infantil)
Tema | Uso consciente da água. |
Objetivo | Reconhecer a importância da água como um bem para todos; identificar as formas de consumo consciente. |
Habilidades | Desenvolvimento da atenção e memorização; desenhar, colorir e trocar ideias a respeito do assunto. |
Metodologia | Apresentar aos alunos as principais características da água: temperatura, consistência, cor e estados; trazer músicas, vídeos ou histórias contadas sobre a importância desse recurso natural e possíveis consequências sobre a poluição da água. |
Recursos didáticos | Livros e outros documentos oficiais que trazem dados sobre a água; contação de histórias; músicas que permitem a identificação do barulho da água. |
Avaliação | Exposição de desenhos com ideias sobre a preservação da água e o uso consciente. |
6) Plano de aula: cores (educação infantil)
Tema | Cores. |
Objetivo | Identificar as cores (escolha as cores primárias) e desenvolver a coordenação motora fina. |
Habilidades | Explorar explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Metodologia | Mostrar um cartaz com imagens de alimentos amarelos e/ou vermelhos e aproveitar para conscientizar sobre o que é saudável e sobre o que não é. |
Recursos didáticos | Folhas com imagens de frutas usadas para identificação na aula. |
Avaliação | Distribuir folhinhas de atividades com imagens de frutas usadas em aula como exemplo e dar às crianças pequenos pedaços de papel crepom nas cores correspondentes. |
7) Plano de aula: conceitos matemáticos (educação infantil)
Tema | Conceitos matemáticos. |
Objetivo | Desenvolver noções de quantidade. |
Habilidades | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar qual vem antes, depois e entre. |
Metodologia | Iniciar uma contagem a partir do número 1: mostrar às crianças o número colorido em borracha EVA, perguntar se sabem que número é, ensinar o numeral e deixá-lo exposto. Além disso, peça às crianças que mostrem com a mão ao alto o número de palitos de picolé correspondentes. Fazer isso com todos os números. |
Recursos didáticos | Números de 1 a 10 em material colorido (exemplo: borracha EVA) e 10 palitos de picolé para cada criança. |
Avaliação | Folhinha de atividades para as crianças identificarem as quantidades das imagens. |
Como vimos, elaborar um plano de aula educação infantil é uma etapa fundamental para garantir que o aprendizado das crianças aconteça de forma estruturada e significativa.
Apesar de não existirem regras rígidas, seguir um modelo de plano de aula educação infantil com elementos como objetivos claros, habilidades a serem trabalhadas e metodologias adequadas facilita o trabalho do professor e promove uma experiência educativa mais enriquecedora.
Com dedicação e criatividade, o professor pode transformar o processo de ensino-aprendizagem em algo envolvente e inspirador para as crianças.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com outros educadores que gostariam de saber mais sobre plano de aula educação infantil. Confira também outros artigos do nosso blog.
Muito bom! 🥰
muito bom, eu amei muito.😍❤️
Excelente explicação!🙏🏼👏🏻