Menu fechado

Livro infantil interativo: como utilizar na sala de aula?

Livro interativo

O livro infantil interativo é uma excelente alternativa para despertar o interesse dos alunos por diferentes assuntos ao longo do ano. 

Isso acontece porque o livro interativo conta com vários tipos de mídias e recursos, que tornam o processo de aprendizado muito mais interessante para crianças e adolescentes. 

Veja também:

+ Previsões para educação em 2022: tendências e impactos da pandemia

De forma geral, os livros interativos vão além da leitura estática das palavras e permitem que os alunos acessem o conteúdo por meio de sons, vídeos, imagens, formas etc. Sendo assim, é natural que as crianças fiquem cada vez mais curiosas para explorar o material

Outro grande diferencial deste tipo de livro é que ele pode ser também acessado de forma digital por meio de tablets, smartphones ou notebooks, proporcionando mais praticidade ao dia a dia educacional. 

Durante as aulas remotas, por exemplo, podemos perceber que o uso de recursos tecnológicos foram fundamentais para aprimorar o ensino no país e manter os estudantes conectados.

Qual melhor forma de usar livro interativo com os alunos?

No caso da educação infantil, os livros interativos podem ser usados em diferentes situações, desde a narração de histórias até mesmo em jogos educativos, teatro, oficinas de leitura e aplicação de atividades.

Além disso, os professores podem permitir que as crianças toquem nas páginas, respondam aos quiz interativos, ouçam os áudios dos personagens e explorem os diferentes recursos.

Veja também:

+ Planejamento escolar: como fazer do jeito certo?

O importante é usar os livros para ampliar os sentidos do aluno, fazendo com que o processo de descoberta seja satisfatório para toda a turma. 

Vale a pena deixar a criança mexer no livro sem pressa, permitindo que ela observe os detalhes das páginas e conheça a riqueza do material. 

O colégio pode, ainda, sugerir algumas opções de livros interativos para os pais usarem em casa durante as tarefas escolares ou até mesmo nos momentos de lazer. 

Essa é uma boa opção para despertar nas crianças o interesse pela leitura e por outros assuntos. 

Vantagens do livro interativo para professores e alunos

Como vimos, o livro interativo infantil favorece o desenvolvimento porque conecta o conteúdo das disciplinas aos estudantes de forma mais prática, dinâmica e tecnológica. 

Em outras palavras, as crianças conseguem aprender de maneira lúdica e significativa com os livros interativos.

Por outro lado, este recurso também oferece melhorias ao trabalho dos professores em diferentes aspectos, entre eles:

  • Mais facilidade para acompanhar as tarefas dos alunos. 
  • Mais recursos para avaliar o desempenho dos alunos. 
  • Mais estímulo aos alunos dentro e fora da sala de aula.
  • Mais praticidade para buscar conteúdos e fazer pesquisas no livro.
  • Mais agilidade para acessar a seção de interesse.
  • Novas possibilidades para ampliar o planejamento pedagógico dos professores.

Abaixo, separamos oito sugestões de temas que podem ser encontrados em livros interativos disponíveis para a educação infantil:

  1. Clássicos da Disney
  2. Letras e alfabeto
  3. Números
  4. Sistema solar
  5. Mundo animal
  6. Meio ambiente
  7. Formas e figuras geométricas
  8. Cores

Entre para o Clube dos Diretores e aprimore seus conhecimentos pedagógicos! 

Para conferir outros assuntos relevantes sobre ambiente escolar, capacitação de professores e outros temas ligados ao ensino, faça parte da maior comunidade de gestores educacionais do Brasil. No Clube dos Diretores, você terá acesso a videoaulas com especialistas, dica sobre ensino a distância, e-books, pesquisas e muito mais. Basta clicar aqui e fazer o seu cadastro.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *