Criado por Jean Piaget, o construtivismo é um pensamento teórico que tem como princípio o desenvolvimento do conhecimento. Sendo assim, muitos educadores utilizam a teoria como forma de metodologia de ensino.
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Em tempos em que a tecnologia acaba ocupando boa parte da vida dos estudantes, fica difícil conquistar a atenção dos mesmos nas salas de aula. Diante dessa realidade, o construtivismo pode ser a alternativa mais pedagógica para prender a atenção dos jovens.
O portal Melhor Escola preparou um circuito de palestras para abordar o pensamento de grandes autores da educação. O primeiro encontro contou com o professor Eugênio Cunha que apresentou um pouco mais sobre o pensamento construtivista e do impacto de Jean Piaget na educação brasileira.
Separamos aqui alguns pontos principais, mas você pode assistir o conteúdo completo no link abaixo.
Quem foi Jean Piaget?
Ao contrário do que muitos pensam, a proposta de Jean Piaget não era exclusivamente para educação infantil. Porém, como o biólogo pesquisou sobre a construção do conhecimento a partir da infância, a sua teoria é muito utilizada nos meios educacionais.
Portanto, o principal objeto de pesquisa de Piaget é a forma como a criança constrói e desenvolve o seu conhecimento. A sua abordagem é tão importante que, atualmente, a neurociência utiliza algumas premissas da epistemologia do conhecimento.
O que é o construtivismo?
A teoria construtivista é uma tese de construção, ou seja, vamos construindo o nosso conhecimento a partir do que já temos. Sendo assim, escolas que abordam essa prática pedagógica levam em consideração que o aluno possui algum tipo de conhecimento. Ou seja, ele não chega na escola como uma “tabula rasa”, há sempre algo construído no seu repertório de saber.
Desse modo, a partir do repertório que o aluno já tem, vai-se construindo novas articulações de conhecimento. Além disso, no construtivismo, é importante aproveitar aquilo que o aluno trás para a sala de aula como forma de estratégia de ensino.
Na teoria construtivista o aluno é colocado no centro do processo pedagógico. Portanto, para contribuir para o conhecimento desse aluno é preciso ouví-lo e a partir daí construir juntos algo novo.
Outro ponto importante é que o construtivismo prega uma avaliação formativa. Em outras palavras, é uma avaliação que vê qual estágio o aluno se encontra e utilizar isso para ajudar a desenvolvê-lo e formá-lo, sem classificá-lo.
Quais as vantagens do construtivismo para a educação?
No construtivismo tanto aluno quanto professor aprendem em conjunto. É fundamental ter em mente que o professor não deve sentir que já construiu tudo o que tinha no campo do conhecimento, visto que ele está em constante construção.
Portanto, o conhecimento é construído a partir da relação sujeito e objeto, aluno e professor. Assim, quando você tem alguém que estimula esse contato, você consegue desenvolver a:
- Autonomia do aluno;
- Colaboração com a aula;
- Dinamicidade na aula;
- Aprendizado gradativo.
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