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Por que aplicar a disciplina positiva nas escolas?

Disciplina Positiva

A educação escolar é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, mas não deve ser trabalhada de forma isolada. Além do papel das instituições de ensino, as crianças também entram em contato com valores que vêm de dentro de casa. A relação familiar reflete diretamente em outros âmbitos na vida dos pequenos, e considerando essa relevância, novas pesquisas sobre o tema começaram a aparecer, como por exemplo sobre a disciplina positiva.

Não são poucos os estudos referentes às consequências comportamentais sobre filhos que apanham dos pais. Usar o castigo físico ou a punição verbal pode prejudicar o desenvolvimento psicossocial de uma criança, além de não contribuir para solucionar o problema em questão. A disciplina positiva aparece como uma alternativa válida para esse tipo de realidade. 

O que é a disciplina positiva?

Há registros de pesquisas sobre disciplina positiva desde a década de 1920, pelos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Porém, somente em 1981 que o tema começou a ser popularizado, através da publicação do livro “Positive Discipline”, da psicóloga estadunidense Dra. Jane Nelsen. A pioneira no assunto inspirou muitos outros pesquisadores da área, como Cheryl Erwin e Lynn Lott. 

Como funciona? 

Através do dia a dia é possível praticar a disciplina positiva. Os adultos precisam se aprofundar na metodologia, e às vezes até repensar comportamentos que antes eram vistos como naturais. Qualquer rotina pode ser adaptada à ideia, basta ter paciência e persistência, já que os resultados não aparecem de imediato. 

A principal instrução é não agir com violência ou punição, independentemente do acontecido, os erros devem ser entendidos como uma forma de aprendizado. Os momentos de negação por parte dos pequenos, como quando se recusam a fazer o dever de casa, precisam ser resolvidos a partir do diálogo e não por negociação de recompensas. Ao invés de premiar seu filho por entregar a tarefa, ensine ele sobre a importância que é estudar e cumprir com as responsabilidades. 

Não é incomum ver crianças que têm medo dos próprios pais, devido a desgastes anteriores. O objetivo da disciplina positiva é evitar esse tipo de sentimento e estreitar o laço afetivo com a família. A mesma situação pode ser vista em ambientes escolares, no caso de estudantes que deixam de tirar dúvidas por terem receio de como o professor reagirá. Isso resulta em um distanciamento entre todos da sala de aula, além de poder afetar o desempenho escolar do aluno.  

Os fundamentos da disciplina positiva

O conceito é sustentado primordialmente por cinco fundamentos, os quais são divididos em: 

1) Fazer com que a criança se sinta acolhida pelo meio em que vive:

Não apenas na escola e em outros ambientes infantis, mas entre os familiares também é preciso se certificar de que o pequeno(a) esteja à vontade com todos. Desde cedo, ela deve se sentir amada por quem a rodeia. 

2) Gentileza e firmeza caminham de mãos dadas:

Mostre aos pequenos que toda situação pode ser resolvida com o respeito mútuo. Agir gentilmente não significa fraquejar.

3) Ensino de habilidades sociais:

Pense em quais dicas de vida você gostaria que tivessem te contado durante a infância ou adolescência. Primeiramente, apresente aos pequenos o autoconhecimento, para que eles reconheçam o que estão sentindo e saibam como expressar essas emoções, a partir de reflexões sobre autocontrole, cooperação e cuidado ao lidar com os sentimentos alheios.

4) Desenvolvimento das capacidades individuais:

São raras as escolas que aplicam esse princípio no cotidiano, isso porque o sistema tradicional de avaliação é baseado em provas de perguntas e respostas exatas. Faça com que a criança reconheça e valorize as próprias habilidades, além de apoiá-la a se aprofundar no que realmente se identifica. 

5) Reflexão sobre os efeitos a longo prazo:

Conforme o tempo passa, todo ser humano muda. Leve em consideração as possíveis mudanças que podem acontecer na vida dos pequenos e como os conceitos da disciplina positiva serão praticados no futuro.

Como aplicar a disciplina positiva na escola 

Apesar de não existir um passo a passo, há algumas situações em que a disciplina positiva pode ser praticada, especificamente em ambiente escolar. Caso o professor esteja tendo dificuldades para lidar com uma turma, o recomendável é que ele solicite uma reunião de classe, ao invés de apenas pedir para que os alunos se comportem através de chantagens. Ao promover um diálogo com todos, é possível ouvir diferentes opiniões e buscar por mais de uma solução.

Leia também: + Sala de aula invertida: como implementar a metodologia na sua escola?

A mesma dica vale para substituir os gritos e sermões. Use o diálogo para se aproximar dos alunos, seja individualmente ou em grupo. Alguns estudantes podem ser mais tímidos e receosos do que outros, então tente observar quais são as principais características da turma, antes de iniciar uma conversa. 

Manter uma postura otimista na classe é uma maneira de captar a atenção dos mais novos, além de ser um incentivo a mais para eles participarem das conversas. Nem sempre o professor consegue chegar na sala com um sorriso estampado no rosto, mas ainda assim dá para manter os princípios de respeito e abertura para o diálogo. 

Por que usar essa metodologia nos colégios?

A disciplina positiva traz benefícios como o estímulo à autonomia e habilidades socioemocionais, além de ser um método que contribui para a saúde mental das crianças. A autoestima dos pequenos é trabalhada, assim como o sentimento de empatia pelo coletivo. 

Para as famílias e unidades de ensino, a metodologia pode ser uma alternativa mais viável de ser aplicada quando o foco é a educação das crianças. A troca de informações é mútua: da mesma forma que os mais novos irão escutar os adultos, cabe também aos mais velhos dar esse espaço aos jovens, para que eles possam se expressar com confiança sob os próprios ideais.

Publicado em:Família e escola,Universo pedagógico

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