Menu fechado

O que fazer no Dia das Crianças na escola?

Dia das crianças na escola

Além das comemorações natalinas no fim do ano, as crianças também esperam ansiosamente pelo Dia das Crianças na escola.  As instituições de ensino buscam trazer atividades especiais neste período, para que os alunos possam celebrar entre si, com diversão acima de tudo. 

Os pais ou responsáveis também costumam preparar surpresas para os pequenos, principalmente com presentes. Por essas razões, dá para entender bem o quanto a galerinha gosta do Dia das Crianças.

O que é o Dia das Crianças? 

Como já sinalizado, o Dia das Crianças é uma data sazonal comemorativa aos menores, onde já existe a tradição em presenteá-los. Mas além disso, o dia também é marcado pela importância em conscientizar a sociedade sobre os direitos das crianças, como educação, alimentação, saúde e amor. 

Veja também:
+ Alimentação escolar: como definir o cardápio da sua escola?

Comemorado no Brasil em 12 de outubro, o Dia das Crianças é considerado feriado nacional por coincidir com o Dia da Padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida. Por conta disso, a data costuma movimentar as famílias que se planejam para curtir a folga, especialmente pelos filhos. E para que a escola não deixe o dia passar em branco, separamos abaixo sugestões do que fazer.

10 dicas de atividades para o Dia das Crianças na educação infantil

1) Prepare lembrancinhas para a data

Com antecedência, todas as turmas podem contribuir para as próprias lembrancinhas do Dia das Crianças na escola. Os presentinhos podem variar de classe para classe, mas o ideal é que todos participem e se orgulhem de terem produzido o próprio mimo.

2) Faça o Dia do Brinquedo

Sugerir para que as crianças tragam os brinquedos de casa é uma ótima ideia. Assim, elas podem apresentar seus brinquedos preferidos para toda a turma, além de compartilhá-los com os amiguinhos. O Dia do Brinquedo também contribui para um senso de responsabilidade e cuidado dos pequenos. 

3) Quem sabe, até um dia temático

Misture o Dia do Brinquedo com alguma temática. Deixe que os alunos vão fantasiados e prepare a escola para recebê-los, como se eles estivessem em um mundo que surgiu a partir da imaginação. Um detalhe importante é permitir que os colaboradores também participem e vão à caráter. 

4) Atividades com músicas e danças

Quando falamos em diversão, músicas não podem faltar! Por isso, deixe a playlist do dia pronta antes da hora. Além disso, você pode propor atividades que envolvam danças, para incentivar todo mundo a se movimentar. Uma dica é alinhar as ideias com os profissionais de educação física, para tornar as brincadeiras mais funcionais. 

5) Oficinas manuais 

Caso não dê tempo de preparar as lembrancinhas antes, o Dia das Crianças na escola é o momento perfeito para dedicar um tempinho à atividade. Ou então, sugira oficinas que envolvam molduras com argila, gesso, pinturas à mão, bordados supervisionados por adultos e outras atividades manuais. 

6) Caça ao tesouro

Instigue a curiosidade dos pequenos com pistas espalhadas pela escola! Uma competição saudável sempre anima o ambiente, além de unir ainda mais as turmas e aproximá-las dos próprios profissionais que atuam na instituição. Separe equipes, dê missões e garanta um prêmio aos vencedores e restante dos classificados.

7) Gincana

E por falar em competição, preparar uma gincana para todos os alunos é um jeito de entregar um dia mais do que especial para eles. Para que os desafios sejam justos, monte grupos compostos por várias faixas etárias, propondo cada atividade destinada à idade correspondente. 

8) Piquenique

Depois de tantas brincadeiras, a hora do lanche não pode faltar, certo? Para que esse também seja um momento especial para os pequenos, proponha um grande piquenique. Peça para cada estudante trazer um prato, encontre um espaço verde aberto e estenda as toalhas para todos sentarem em volta. 

9) Acampamento

Para quem quer fazer o Dia das Crianças na escola durar mais, a ideia de acampamento é excelente. Além das atividades durante o dia, também dá para elaborar brincadeiras noturnas, o que deixa a garotada ainda mais animada, justamente por ser algo diferente da rotina. 

10) Feira para doação de brinquedos

Incentive os alunos a fazerem o Dia das Crianças feliz para outros pequeninos. É uma tradição ganhar brinquedos nessa data, mas nem todos têm a mesma oportunidade. Organize uma feira de doação e peça para que cada criança leve, pelo menos, um brinquedo que já não brinca mais. 

O Dia das Crianças na escola pode durar mais tempo 

Outra situação comum quando o Dia das Crianças se aproxima, é preparar uma semana inteira com atividades especiais para comemorar a data. Dessa forma, dá para englobar várias ideias, conciliar com o período das aulas e garantir ainda mais tempo de diversão para os pequenos.

Publicado em:Curiosidades,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *