Como melhorar a reputação da escola

Nos últimos tempos o meio digital se tornou a principal forma dos consumidores expressarem suas opiniões sobre as empresas. Para as escolas não seria diferente. Assim, a internet atuou facilitando a divulgação boca a boca. Nesse sentido, o meio online tornou-se uma maneira para melhorar a reputação da escola.

Leia também:
+ Como funciona a parceria com o Melhor Escola?

Isso se dá porque, quando você tem clientes satisfeitos (no caso dos colégios os pais ou responsáveis), a imagem da empresa fica fortalecida. Com isso, a sua escola passa a ficar mais reconhecida e, por consequência, fatura mais. Portanto, separamos algumas dicas de como melhorar a reputação da escola.

Por que é importante trabalhar a imagem da escola?

Hoje em dia vivemos em um mundo cada vez mais competitivo. Assim, a maioria das escolas possuem diversas semelhanças entre si. Mas, o que vai chamar a atenção dos pais são as diferenças que cada uma delas possui.

São diversas as formas que você pode captar a atenção dos pais. A principal delas é a reputação da escola que, na maioria das vezes, está ligada à opinião das pessoas sobre a sua instituição. Por isso, é extremamente necessário que os colégios passem uma autoridade e tenham uma imagem positiva.

5 dicas para melhorar a reputação da escola

São diversas as formas para melhorar a reputação da escola e, para que tenha sucesso, é necessário que seja feito constantemente. Além disso, é importante ter em mente que essa melhoria ocorrerá a longo prazo e quanto antes começar a adotar tais estratégias melhor será para a imagem da instituição de ensino.

1 – Seja transparente

A transparência e honestidade são fatores que influenciam muito no modo como as pessoas vêem a sua escola. Portanto, uma das principais maneiras para melhorar a sua reputação é sempre ser transparente, tanto com os pais quanto com os colaboradores do colégio.

Geralmente, quanto mais transparência sua escola tiver, mais as pessoas terão segurança para confiar nela.

2 – Utilize comentários a seu favor

Como já mencionado anteriormente, a opinião das pessoas é muito relevante para melhorar a reputação da escola. Por isso, é preciso saber o que os pais estão falando sobre ela. Assim, na plataforma do Melhor Escola você consegue ver as avaliações que os pais deram para a sua instituição.

Um forma para ajudar na reputação é incentivar a avaliação de pais no Melhor Escola. Portanto, quando eles fizerem elogios presencialmente para você sobre a escola, peça para que eles a avaliem no site. Assim, você pode aumentar cada vez mais o número de artigos e publicações com esses comentários positivos.

Outro ponto importante é que quanto mais avaliações sua escola tiver, mais relevante ela será para os pais. Um estudo feito pelo Melhor Escola mostra que o número de matrículas é maior em escolas com mais avaliações.

Além das avaliações ajudarem as famílias que estão na busca de uma escola para as crianças, elas também são muito importante para as escolas. Ao saber o que estão dizendo sobre o seu colégio, é possível ver o que as pessoas mais gostam e menos gostam nele. Com isso em mãos, fica mais fácil saber o que precisa ser melhorado.

Desse modo, com os comentários em mãos, você pode criar um artigo no seu site com os principais depoimentos e colocar um link que redirecione para a página da sua escola. Além disso, você também pode postar nas suas redes sociais os melhores comentários.

3 – Tenha um bom atendimento

Fazer um atendimento de qualidade é uma das melhores formas de conseguir uma boa reputação. Dessa forma, resolver todos os problemas que chegam e ser atencioso com os pais ajudam a garantir uma boa impressão da escola.

Portanto, fazer um bom atendimento diariamente reflete no que os responsáveis irão falar do colégio para outras pessoas. Isso será fundamental para que, de forma orgânica, chegue mais gente para matricularem seus filhos.

Além disso, também busque fazer um bom atendimento nas redes sociais da escola. Procure sempre responder comentários nas publicações e mensagens recebidas no direct.

4 – Entenda os interesses dos clientes

Analisar quais são as principais características dos pais é uma forma de conhecê-los melhor. Com isso, é possível elaborar estratégias para que eles se engajem mais com a escola. Dessa forma, eles se tornarão promotores da marca.

Outro ponto importante é que com esse conhecimento fica mais fácil criar formas para tentar evitar e até mesmo antecipar futuras crises. Sendo assim, a gestão de problemas se torna mais assertiva.

5 – Mostre autoridade

Para aumentar a confiança dos pais e, consequentemente, melhorar a reputação da escola, é necessário demonstrar autoridade. Uma das formas de realizar isso é com conteúdos de qualidade.

Portanto, explore os canais digitais como redes sociais, e-mails e blogs fornecendo conteúdos que contenham informações relevantes e úteis para os responsáveis. Além disso, não fique com medo e ouse nas formas de abordagem de conteúdo, a criatividade aqui é muito necessária para chamar a atenção dos pais.

Leia também:
+ Marketing educacional: como aparecer no Google?
+ Sala de aula invertida: como implementar a metodologia na sua escola?

Publicado em:Marketing Escolar

Post relacionado