Menu fechado

Marketing educacional: como aparecer no Google?

Como aparecer no google

Quando você quer informações sobre algo, qual a primeira coisa que você faz? Provavelmente a resposta imediata que veio à sua cabeça foi procurar no google. Nesse sentido, muitos donos de negócios disputam para aprender a como aparecer no google em 1º lugar. Assim, uma vez que seu site é um dos primeiros, maior a chance das pessoas clicarem nele.

Veja também:
+ Como funciona a parceria com o Melhor Escola?

Dessa forma, é importante que gestores e diretores escolares também se preocupem em estratégias de como alcançar essa posição. Aparecer em 1º lugar no Google é fundamental para se destacar frente a concorrência. 

Além disso, essa é uma forma de facilitar o processo de tomada de decisão dos pais que estão buscando uma escola. Portanto, no blog de hoje, iremos te dar algumas dicas de como aparecer no google em 1º lugar. Confira a seguir!

Qual a importância de aparecer no topo das pesquisas?

Ao fazer uma busca pela internet, geralmente, clicamos no primeiro link que vemos e é muito raro irmos para a página seguinte do buscador. Nesse sentido, há pesquisas que mostram que 75% dos usuários não passam da primeira página do google. 

Além disso, a taxa de clique no primeiro link que aparece nos resultados de pesquisa é 25% maior do que nos demais. Por isso, saber como aparecer no Google é essencial para que a sua escola receba mais visitas em seu site. 

Outro fator importante de estar presente no topo das pesquisas é que isso gera mais autoridade para a sua marca. Isso se dá pelo fato de que as pessoas já entendem que quando uma página está no topo do Google é porque ela tem mais relevância. Assim, ela se sente mais segura e pode até se tornar uma possível cliente. 

Porém, não basta aprender a como aparecer no google se você não oferecer um conteúdo de qualidade para os usuários. Aliás, esse é um dos requisitos para que seu site esteja em primeiro lugar. Uma vez que o seu conteúdo é relevante, resolve os problemas dos usuários, maior a chance deles confiarem mais na sua marca. 

Como aparecer no Google? 

Antes de entender como aparecer no google, é necessário destacar a importância que essa ferramenta tem. Dessa forma, as pessoas estão cada vez mais conectadas nos dias atuais. Portanto, a jornada de compra delas também se tornou mais digital, inclusive quando se trata na escolha de escolas. 

A busca de informações sobre escolas está passando a ser feita pela internet e por mecanismos de busca. Assim, antes de escolher a escola, é muito comum que pais busquem sobre o que falam das instituições, analisem sobre a sua infraestrutura, o valor dado, se possuem desconto ou não, e por aí vai. 

Portanto, além de se destacar da concorrência com materiais, professores e estrutura da escola de qualidade, é preciso se evidenciar nos meios digitais também. Por isso, separamos algumas dicas de como aparecer no Google em primeiro lugar:

1 – Tenha um conteúdo de qualidade

Ter um conteúdo rico é primordial para que sua escola apareça no topo das pesquisas. Isso se dá pelo fato de que o Google prioriza dar a melhor experiência possível para os seus usuários.

Por isso, além de desenvolver textos que possuam gramática correta, coesão e coerência, é necessário inovar. Por exemplo, utilize parágrafos curtos para não cansar o leitor e invista em elementos visuais dentro de um conteúdo de blog para deixar sua experiência mais dinâmica. 

2 – Utilize palavras-chave relevantes

As palavras-chave são termos de uma ou mais palavras e são uma das principais formas de busca. Em outras palavras, elas são as principais palavras (ou até mesmo frases) que os usuários utilizam para procurar no Google. 

Portanto, saber quais são as palavras-chave mais buscadas por pessoas que são ou podem se tornar seus clientes é essencial para a criação de conteúdo. Existem algumas plataformas que você pode utilizar para verificar quais são, uma delas é a do próprio Google, o Keyword Planner.

Desse modo, utilizar a palavra-chave no seu conteúdo, é uma forma de mostrar para os buscadores que você possui a informação que procuram. Assim, é importante que você inclua ela:

  • No título;
  • No primeiro parágrafo do texto;
  • Na meta description (é aquela descrição que aparece embaixo do título de quando você busca algo no Google);
  • Na URL.

3 – Invista em link building

Essa é uma das melhores estratégias para que seu site tenha mais autoridade e, por consequência, apareça no topo das buscas. Assim, link building é um conjunto de técnicas de SEO para conseguir que outros portais insiram em seus conteúdos links que direcionam o usuário para as suas páginas. 

Essa estratégia pode ser realizada organicamente ou até mesmo através de parcerias. Portanto, você pode realizar uma troca de link onde o site parceiro coloca um link seu no conteúdo dele e você realiza o contrário. 

É importante ainda dizer que são diversas formas que essa estratégia pode ser realizada. Como por exemplo através de Guest posts, uma técnica em que um terceiro produz conteúdo para o seu blog e vice-versa.

Se você é uma escola parceira do Melhor Escola, pode, por exemplo, divulgar no seu site sobre a nossa parceria. Assim, isso conta como um link externo para você, ajudando também a melhorar a autoridade do seu domínio.

Publicado em:Marketing Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *