Menu fechado

15 atividades lúdicas para educação infantil

Atividades para Educação Infantil

Sabe-se que as brincadeiras estão entre as principais formas de aprendizagem para uma criança. E para complementar ainda mais esse recurso, é possível optar por atividades lúdicas para a educação infantil, tanto no ambiente escolar, quanto dentro de casa. 

Leia também:
+ Metodologias ativas de ensino: vantagens para alunos e escolas!

As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e amadurecimento social, de uma maneira divertida e não com métodos tradicionais que devem ser seguidos à risca. Com algumas adaptações nas brincadeiras, as crianças podem aprender ainda mais sobre o mundo ao redor, além de entrarem em contato com as próprias emoções. 

10 atividades lúdicas para educação infantil

1) Leitura 

A leitura é uma das principais portas para que a criançada entre no mundo da imaginação. Durante o processo de ler uma história, a criança reflete sobre o que está acontecendo e cria na mente todo um cenário. Esse tipo de atividade também pode ser compartilhada, através da contação de histórias entre um grupo. 

2) Pintura e colagens 

As brincadeiras artísticas se destacam quando procuramos por atividades lúdicas para a educação infantil. Isso porque as crianças podem expressar a criatividade de diversas formas: seja pelas cores usadas, formatos desenhados, colagens feitas e até a textura que deixam um desenho.

Selecionamos um modelo para você baixar e utilizar na sala de aula, é só clicar no link abaixo e fazer o download.

Atividade lúdica para educação infantil

Baixe a atividade aqui.

3) Jogos de tabuleiro 

Além de serem um tipo de atividade lúdica, os jogos de tabuleiro geralmente são voltados para estimular o pensamento lógico e concentração das crianças. Dama, ludo e xadrez podem acompanhar toda a infância dos pequenos, seja como desafios propostos ou mesmo como uma alternativa de brincadeira. 

4) Gincanas 

As gincanas costumam englobar várias atividades dessa lista em forma de desafios. E o melhor jeito de fazer uma é ao ar livre, para que as crianças possam aproveitar ainda mais a competição. Adaptar algumas brincadeiras rotineiras, como pega pega e esconde esconde, com água, tinta e outros materiais, é uma ideia possível de ser aplicada quando se está na natureza. 

Leia também:
+ Educação socioemocional para crianças: entenda a importância!

5) Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são ótimas atividades lúdicas para a educação infantil. Além de estimular o raciocínio lógico, esses desafios promovem o enriquecimento do vocabulário, aprimoram as habilidades de leitura e incentivam o aprendizado ortográfico.

São inúmeras as formas que podemos abordar o tema na aula. Na atividade a seguir, por exemplo, as palavras cruzadas são relacionadas ao sistema solar. Clique no link abaixo para fazer o download.

atividade de palavra cruzada para educação infantil

Clique aqui para baixar a atividade.

6) Música e dança 

É difícil imaginar uma criança que não goste de música, correto? Por isso, a música deve estar entrelaçada às atividades lúdicas da infância. As canções infantis contam histórias e ainda proporcionam dancinhas únicas, capazes de movimentar todo o corpo e misturar pulos com ações mais lentas. 

7) Mímica

Além de estimular a coordenação motora, a mímica também serve como um jogo de adivinhação e um incentivo à socialização de quem está participando. Mesmo as crianças mais tímidas costumam se soltar, principalmente quando adivinham o que o coleguinha está imitando. 

8) Matemática com artes

Muitas crianças têm dificuldade em aprender a fazer contas. Mas, uma forma de tornar a matéria de matemática mais divertida é por meio de atividades de colorir. A seguir temos uma atividade que você pode adotar nas suas aulas para os alunos da educação infantil pintarem. Confira:

Atividades lúdicas de matemática para educação infantil

Baixe essa imagem para usar na escola aqui.

9) Fantoches 

Brincar com fantoches é uma experiência única, principalmente quando a atividade envolve as crianças desde a criação do boneco, até a apresentação de uma peça de teatro com eles. Faça com que a criançada participe de cada etapa do processo, para que eles possam construir o fantoche que melhor representa a criatividade deles.

10) Modelagem 

Seja com massinha de modelar, argila ou qualquer material, o foco é deixar as crianças criarem o que desejam ou aquilo que foi determinado. Não dê apenas uma opção aos pequenos: ao invés de exigir que todos façam um cachorro, sugira para que eles moldem o animal preferido deles.

11) Atividade lúdica de português

Umas das atividades para educação infantil mais comuns são as de ensinar as crianças a escrever. Na atividade abaixo você perguntará para as crianças quais são os itens que elas estão vendo. Assim, elas precisam compreender qual letra está faltando pelo som e escreve-la na folha. Baixe gratuitamente clicando no link abaixo.

Atividades para educação infantil de portugues

Faça download da imagem clicando aqui.

12) Brincadeiras de locomoção 

Pega pega, esconde esconde, entre outras, são brincadeiras que estimulam a coordenação motora das crianças. Essas atividades também podem ser personalizadas, como por exemplo, determinar um espaço onde o participante não pode ser pego ou então separar as funções por turmas, ao invés de individualmente.

13) Acampamento 

Está tudo bem se não der para levar toda a turma para um acampamento ao ar livre! Para esse tipo de atividade, o importante é a improvisação e imaginação. A ideia de dormir em cabanas, mesmo que feitas com lençóis, atraem os pequenos por ser diferente do habitual. Aproveite para incrementar também a leitura de histórias antes de dormir. 

14) Atividade para aprender formas

Está na hora das crianças aprenderem as formas geométricas? Utilizar atividades lúdicas na educação infantil é a melhor forma para fazer com que elas consigam aprender o mais rápido possível. Na atividade a seguir os pequenos vão adorar decorar a pizza e aprender as formas ao mesmo tempo. Confira:

Atividade sobre formas geométricas para educação infantil

Faça o download da imagem aqui.

15) Origami

Por que não fazer uma atividade de dobraduras na educação infantil? O Origami é uma arte japonesa cujo nome significa, literalmente, dobrar papel. Os alunos vão adorar aprender a fazer dobraduras como chapéu, barco, peixe, cachorro ou coração, por exemplo. Dessa forma, ele trabalha a imaginação, a criatividade e a coordenação motora de forma divertida.

Por que fazer atividades lúdicas? 

As atividades lúdicas para educação infantil são feitas a partir de uma proposta menos convencional, em que a criança deve aprender através da diversão. Por isso, é tão simples adaptar qualquer brincadeira em um contexto de aprendizagem, seja durante uma leitura ou aula de ciências. 

Outro ponto de destaque nesse tipo de atividade é a interação prazerosa com todo o grupo. A consciência social costuma fazer parte desse processo lúdico, já que as crianças compartilham entre si formas de linguagem semelhantes, junto com novas descobertas e, principalmente, a diversão entre todos. 

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *