Recreio escolar: conciliando diversão e aprendizado

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

O recreio escolar é a pausa que existe entre as aulas, geralmente, ele tem em torno de 20 minutos, mas algumas escolas reservam 15 ou mesmo 30 minutos de intervalo para os alunos. Outro ponto importante em relação a este momento é que os gestores e professores, muitas vezes, o julgam improdutivo e de risco para os estudantes, já que alguns se machucam em meio a correria.


Os alunos, porém, consideram o recreio o melhor momento do período escolar. Essa quase unanimidade entre eles é resultado da liberdade, já que na sala de aula as conversas e as saídas costumam ser controladas. No entanto, diferente do que se pode pensar, o intervalo é um momento de aprendizado para os estudantes. 


| + Saiba a importância do brincar para o desenvolvimento infantil


Caso a escola faça o recreio dirigido, os ganhos são ainda maiores. Os jogos, as brincadeiras, as conversas e as amizades formadas durante o intervalo são aprendizados sociais e emocionais que fazem parte da vida escolar. Além do lanche, que deve ser saudável.


Quanto tempo deve ter o recreio escolar?

Quem já foi estudante sabe que a hora do intervalo costuma ser uma correria: chegar até a cantina ou local de alimentação, comer, usar o banheiro, beber água, encontrar amigos, colocar a conversa em dia, pronto, sinal que bate mandando todos de volta para a sala.

Depois de uma agitação dessas, como se concentrar na aula logo após o intervalo? Fica difícil! Por isso, o recomendado é que a escola disponibilize pelo menos 20 ou até 30 minutos para que os alunos aproveitem o recreio escolar. Até porque, algumas vezes, a criança ou o adolescente acaba não se alimentando direito, pois quer brincar ou conversar. 

Neste caso, não há ganho, pois sem estar bem alimentado haverá uma dificuldade por parte do estudante em se concentrar durante a aula.

Como seu filho(a) pode comer saudável durante o intervalo

Uma dica para as crianças comerem saudável desde cedo é incentivar elas a experimentarem vários sabores no dia a dia, em casa. Além disso, os próprios pais devem comer frutas, legumes e verduras como incentivo para os pequenos, afinal, eles se espelham nos mais velhos.

| + Dicas saudáveis e saborosas de lanches para o seu filho levar à escola

Já na escola, o ideal é que a família tenha acesso ao cardápio do colégio para saber em quais dias a criança deve levar lanche de casa e quando ela pode comprar na instituição de ensino. Se o aluno for levar merenda, uma dica importante é fazer ele participar do preparo, assim fica mais interessada em comer.

Alimentos para levar na lancheira

  • porção de 100g de frutas: uva, manga picada, pêra, maçã, morango, abacaxi, kiwi;

  • suco de frutas caseiro;

  • bolo simples (1 porção);

  • sanduíches;

  • iogurte natural (1 copo de 120g).

Para incentivar a criança a comer corretamente durante o intervalo escolar, leve-a para passear no supermercado e conhecer quais são as comidas saudáveis, que fazem bem ao nosso corpo.

Evite enviar na lancheira bolachas recheadas, refrigerante, salgadinhos e outros alimentos que são nutricionalmente pobres. A refeição do intervalo escolar faz parte da educação alimentar da criança, por isso, não descuide!

Entenda como funciona o recreio dirigido

O recreio dirigido é um intervalo escolar em que a equipe pedagógica da escola fica mais próxima das crianças. Os alunos são orientados ou incentivados a participarem de determinadas atividades, como jogos, danças, esportes, durante o intervalo, ficando menos tempo “livres”.

Em geral, no intervalo, os colégios costumam colocar um monitor ou inspetor de alunos para verificar se há alguma criança precisando de ajuda. Esse profissional, porém, não direciona a atenção ou a energia das crianças. Já no recreio dirigido, como o próprio nome sugere, há um educador ou um grupo de profissionais que direcionam as crianças a gastarem energia de determinado modo.

Assim, o recreio torna-se também um momento de aprendizado, seja de um jogo novo de tabuleiro, de uma nova brincadeira na quadra, ou mesmo de novas amizades que se formam com as dinâmicas montadas. O interessante é a escola ouvir os alunos para saber o que eles desejam e querem fazer durante o intervalo.

Afinal, um dos maiores desafios do recreio dirigido é o controle excessivo por parte dos professores ou da coordenação pedagógica, já que no intervalo os alunos devem ser livres e autônomos para escolher qual atividade fazer.

Aprendizados do recreio escolar

Como dissemos, a hora do intervalo é a mais esperada por muitos alunos por ser sinônimo de liberdade. Se para os estudantes este é um momento de desestressar, para os gestores escolares e profissionais da escola esse momento pode servir como uma espécie de termômetro dos humores da instituição de ensino.

Se houver muitas brigas, conflitos, gritos e pouco entrosamento e cooperação entre os alunos, existindo, inclusive, casos de estudantes isolados e violentos, é sinal de que o ambiente escolar está pouco acolhedor. Porém, se o cenário for de diferentes atividades e jovens explorando o espaço, então o colégio possui um ambiente saudável.

| + A importância da interação social na educação infantil | + 6 benefícios de praticar esporte na escola

Além disso, um olhar atento sobre as relações que formam e se mostram durante o recreio ajudam o orientador da escola a entender quais são os grupos existentes, como é a dinâmica entre eles e se há uma relação harmônica ou conflituosa. Por isso, converse com a criança sobre o recreio, descubra se ela fica sozinha, se interage com os demais colegas, se tem medo de algum grupo de alunos.

Assim, um dos melhores momentos para os responsáveis realizarem a visita à escola é durante o intervalo, caso a escola permita, pois eles poderão observar como é a socialização entre os alunos. Lembre-se de que o recreio escolar, além de ser divertido, pode proporcionar muitos aprendizados para o estudante!