Conheça 6 benefícios de praticar esporte na escola

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

A prática esportiva resulta em vários benefícios para as crianças e os adolescentes. O esporte na escola ajuda os estudantes a desenvolver a coordenação motora, promove o bem-estar e ainda trabalha habilidades socioemocionais como disciplina, persistência e trabalho em grupo.


Além disso, a criança exerce esses aprendizados ao longo de sua vida adulta. Em geral, tais atividades são desenvolvidas dentro do colégio por meio das aulas de Educação Física. Algumas escolas investem mais na área esportiva, oferecendo modalidades de esporte mais específicas para os alunos, como futebol, vôlei ou mesmo ginástica artística.


O importante é a instituição de ensino fomentar nos alunos o hábito de praticar atividades físicas. 


A importância de praticar esporte na escola

A participação em treinos e campeonatos resultam em ganhos que vão além da saúde, pois o estudante que pratica esportes consegue lidar melhor com o estresse, tem uma concentração melhor, além de aprender a ter disciplina e a montar e seguir uma rotina. 


O esporte em equipe também ajuda a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão requisitadas ao longo de sua vida adulta, como trabalhar em equipe, ter empatia e exercer a liderança.

As competições também ensinam as crianças a lidarem com a frustração de perder, mostrando a elas que desistir não é uma opção, já que o melhor é manter uma rotina de treino para garantir um desempenho melhor e, assim, ganhar.


Veja seis benefícios de praticar esporte na escola



  1. Espírito de Equipe
    Esportes coletivos, como futebol, futsal, vôlei, entre outros, ajudam a criança a entender desde cedo a importância de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos e vencer. Só que os esportes individuais, como natação e ginásticas artística, também possuem um treinador e uma equipe de apoio, demonstrando que os outros também são importantes para o sucesso.

    Esse aprendizado será de grande valor para a criança, pois o espírito de equipe é, atualmente, umas das habilidades socioemocionais mais requisitadas no mercado de trabalho.
  2. Aprender a lidar com a derrota e com a vitória
    Ganhar pode não ser fácil, mas é muito bom. Já perder não é nem fácil nem bom. Por isso, no esporte, existe a expressão “saber perder”, isto é, saber lidar com a derrota de modo altivo, sem “jogar a toalha”, como se diz. No esporte, a derrota cumpre uma função quase pedagógica: ela ensina a importância tanto do treino como da persistência.

    Só que também é preciso saber ganhar, afinal, as vitórias não devem tornar alguém soberbo. Além disso, quem sai vitorioso deve manter a rotina de treino e dedicação, o que mostra a importância da persistência para todos, vitoriosos ou não.
  3. Ensina disciplina e respeito
    Os treinos esportivos não são tão prazerosos como os jogos e os campeonatos, mas sem os treinos não há vitória possível. Então, para ter sucesso no meio esportivo são necessários esforço e disciplina. O desejo em melhorar faz o esportista desenvolver força de vontade para continuar treinando e jogando.

    Como sabemos, os torneios e jogos possuem regras e códigos de conduta, que precisam ser respeitados por todos. Por isso, ao praticar algum esporte na escola, a criança aprende a importância de seguir e respeitar as regras e o árbitro.
  4. Melhora a concentração
    O corpo humano é um todo integrado, ou seja, possuímos vários órgãos e sistemas vitais, como o sistema digestivo e o sistema respiratório, que são interligados, então, quando acontece algo em um, reflete no outro.

    No caso da prática de esportes, ela faz o nosso corpo liberar substâncias que nos fazem bem, como a serotonina e a dopamina, que ajudam a melhorar a felicidade, a autoestima, a disposição, favorecendo a felicidade, em geral. Outro ganho é o psicológico, já que a criança aprende a se concentrar melhor, aprendendo a direcionar o seu próprio esforço. A habilidade de concentração pode ter impactos positivos no desempenho escolar e também na qualidade do sono do seu filho.
  5. Combate ao sedentarismo
    A oferta regular de esporte por parte da escola ajuda os alunos a se manterem ativos, não ficando sedentários. Ao praticar atividades, as crianças e os adolescentes desenvolvem os ossos e os músculos, melhorando a função pulmonar e cardiovascular, além de combater o sobrepeso.

    No contexto atual em que há várias tecnologias disponíveis para as crianças –, as famílias e os colégios têm ficado cada vez mais preocupados com o sedentarismo entre os jovens, que só querem assistir à televisão e jogar videogame.

    Por isso, o hábito de praticar esporte na escola é importante. Além disso, ter acesso as atividades físicas no próprio ambiente escolar facilita a prática, e poupa os pais de terem que arcar com a taxa de mensalidade de uma academia ou clube, por exemplo.
  6. Desenvolvimento de novas habilidades
    Ao praticar esporte, a criança passa a treinar e a descobrir novas potencialidades do próprio corpo, como a velocidade, a flexibilidade e a resistência, por exemplo. O mesmo acontece com habilidade sociais, o esportista aprende a ajudar quem precisa ou a liderar uma equipe, se necessário.

    Isso sem contar que o aluno pode descobrir uma aptidão pessoal, tornando-se, no futuro, um esportista profissional.

O que os familiares devem saber sobre esporte na escola

Como vimos, são vários os benefícios de praticar esporte na escola. Então, na hora de escolher o colégio para matricular a criança, os responsáveis devem analisar a infraestrutura, verificar se há algum calendário de campeonatos esportivos anuais e descobrir se o uso da quadra vai além do “rola bola”, expressão usada para definir a situação do professor de educação física que joga uma bola de futebol na quadra e deixa os alunos livres, sem que exista algum treino ou instrução.

Isso porque verificar apenas a estrutura física da instituição de ensino não é o suficiente para saber se o esporte é, de fato, incentivado pelo colégio. Pergunte sobre as modalidades esportivas que são ensinadas ou incentivadas pela escola e se os professores da área possuem alguma formação específica ou algum método para despertar o interesse dos alunos.

Garanta bolsa de estudo em uma escola com boas práticas esportivas

O portal Melhor Escola, especializado em educação básica, possui um banco de dados com informações sobre todas as escolas públicas e particulares do país, além de conter avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.

No portal, é possível encontrar escolas que incentivam a prática esportiva. Caso o colégio seja parceiro da plataforma, a bolsa está praticamente garantida! Quer saber mais? Acesse o buscador do Melhor Escola.