As habilidades emocionais são importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança, isto é, ela deve saber lidar com a frustração e outros sentimentos negativos. Ao mesmo tempo, as habilidades sociais também exercem papel fundamental na formação da criança e devem ser trabalhadas desde cedo. Por esse motivo, é importante a interação social na educação infantil.
Para que isso aconteça, a criança deve ter acesso a espaços com diferentes oportunidades de socialização. Nesse contexto, a escola é um ambiente ideal para incentivar a interação entre crianças de realidades distintas, ainda mais nos dias de hoje, em que as famílias têm menos filhos, diminuindo o número de irmãos e primos no convívio da criança.
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Por que as habilidades sociais devem ser trabalhadas na educação infantil?
As habilidades sociais, um dos pilares da educação emocional, é que permitem a construção de relações saudáveis entre as pessoas. Então, elas devem ser estimuladas ao longo da infância junto com as competências cognitivas e emocionais, para que a criança se desenvolva de maneira global.
Nesse contexto, a escola é um espaço no qual, involuntariamente, as habilidades sociais são praticadas, aprimoradas e testadas. Quando há alguma falha na convivência, seja por parte dos alunos, seja por parte da coordenação pedagógica, pode ocorrer bullying, exclusão ou outros problemas de convívio.
Por isso, é fundamental que a instituição de ensino fique sempre atenta à dinâmica de socialização entre os alunos e aos conflitos que eventualmente surjam. Desse modo, a escola passa a ser um lugar de convivência harmônica e saudável.
Entenda a importância da interação social na educação infantil
Na escola, os educadores e professores sabem que cada criança possui um modo próprio de agir, pensar e se relacionar, afinal, elas são pessoas. Outro fator que faz a escola ser um lugar importante na socialização infantil é o fato dela ser um espaço com várias crianças, já que estudos da área de Educação indicam que uma criança ensina a outra.
Atualmente, a educação brasileira valoriza atividades que incentivem o contato e a interação entre os alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem entre as suas competências a “Empatia e cooperação” e “Responsabilidade e cidadania”, que prevêem o direito da criança de conviver com outras crianças e com adultos.
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Ainda de acordo com o documento, o processo de humanização passa pelo processo de convivência entre os iguais, ou seja, no caso de uma criança, ela se humaniza quando conhece e convive com a presença de outras crianças.
A BNCC faz esse destaque porque a relação adulto-criança costuma ser valorizada, já a relação criança-criança, às vezes, é vista como secundária, como se fosse apenas uma companhia para brincar, não para ensinar.
Como o professor pode incentivar a interação entre os alunos
O professor deve conduzir as brincadeiras, exercendo o papel de monitor da atividade, não de guia. Para que isso aconteça, uma das possibilidades é organizar o espaço para que as crianças agrupem-se em duplas, trios, quartetos ou como julgarem melhor.
Algumas escolas promovem momentos em que alunos de diferentes idades e turmas se juntam para alguma atividade. Ao contrário do que o senso comum afirma, as crianças mais velhas não apresentam riscos para as mais novas, mas sim estimulam os pequenos a se desenvolverem, ao mesmo tempo que adquirem senso de proteção e responsabilidade.
Veja quais habilidades sociais podem ser desenvolvidas na educação infantil
- Cooperação
A capacidade de cooperar é requisitada ao longo de toda a vida adulta de uma pessoa. Por isso, quanto mais cedo ela aprender, mais chances terá de construir relacionamentos sólidos e duradouros. Na vida profissional, por exemplo, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental. - Capacidade de compartilhar
As relações sociais de convivência implicam o compartilhamento de alguns bens e a ajuda mútua entre as pessoas. Por isso, saber dividir o espaço e os objetos é importante. Além de ser gentil e educado, a capacidade de compartilhar é também uma habilidade social valorizada. - Expressão
A habilidade de transmitir ideias e de dizer o que pensa e sente é fundamental para a construção de diálogos. Pessoas que conseguem se expressar bem tendem a ter sucesso quando querem incentivar outras pessoas a persistirem por um objetivo comum. - Respeito
Respeitar alguém é agir de modo empático, cordial e compreensivo com outra pessoa. Ter respeito não significa agir com formalidade, mas com senso de humanidade. As crianças devem aprender que cada pessoa é única, tendo um modo de agir e pensar próprios, não podendo ser desrespeitada por isso.
A interação social é apenas um dos pilares para que a criança se desenvolva em todos os aspectos. Para que ela seja incentivada, é necessário que haja uma parceria entre a escola e a família a fim de potencializar as habilidades da criança e fornecer as ferramentas necessárias para o seu bem-estar.