Quanto custa para estudar em uma escola particular?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Matricular os filhos em uma escola particular é o desejo de muitos pais. Afinal, as instituições privadas costumam oferecer estrutura diferenciada, equipe especializada e diferentes projetos pedagógicos para os alunos. 

|+ Faça parte de uma comunidade exclusiva para mães comprometidas com a educação dos filhos.

Segundo dados da primeira etapa do Censo Escolar 2021, divulgados no início deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos matriculados em escolas privadas no Brasil diminuiu de 8,8 milhões para 8,1 milhões entre 2020 e 2021. 

Esse cenário é reflexo do fechamento de muitas escolas e da diminuição da renda dos brasileiros por conta da crise econômica. Nesse contexto, é importante que os adultos se organizem financeiramente antes de matricular os filhos em uma escola particular. 

Os pais devem pesquisar bastante, comparar as mensalidades e escolher uma opção que caiba no orçamento familiar. Com isso, as chances de inadimplência são reduzidas, assim como os casos de evasão escolar. 

Qual o valor das escolas particulares no Brasil?

Não existe um valor fixo para as mensalidades nas escolas privadas. O preço cobrado aos pais geralmente varia de uma cidade para outra. Os gastos também podem mudar dependendo do tamanho da instituição, do material oferecido ou do tamanho das turmas. 

As escolas com ensino integral e atividades extraclasse também têm um acréscimo na mensalidade. No caso das instituições que oferecem alimentação aos alunos, é comum entrar um custo extra no boleto de pagamento.

Uma matéria divulgada pela Revista Forbes sobre as 31 escolas mais caras do Brasil mostrou que existem instituições que chegam a cobrar 22 mil por mensalidade. Há ainda casos de escolas que cobram uma taxa de 15 mil para inscrição de alunos novos. 

Veja também: Quais são as escolas mais caras de São Paulo

No geral, essa não é a realidade dos brasileiros. Por isso, a média de mensalidade no país geralmente fica entre R$ 400,00 e R$ 2000,00. Além destes valores, os pais precisam levar em conta outros investimentos para arcar com os estudos das crianças, entre eles:

  • Compra de material escolar,

  • Compra de livros didáticos,

  • Uniforme,

  • Transporte escolar (quando necessário).

Quais as vantagens das escolas particulares?

Apesar dos gastos, manter os filhos matriculados em uma escola particular tem muitas vantagens. Uma delas, sem dúvidas, é o acesso dos alunos a um ensino de qualidade. 

Outro diferencial das instituições privadas é o investimento constante em novas tecnologias e espaços confortáveis para os estudantes. Normalmente, os colégios contam com salas de informática, laboratórios, área de lazer, ar condicionado e outros recursos.

Vale lembrar que em muitos casos é possível obter descontos ou bolsas de estudo para as crianças. Essas facilidades são de grande relevância para manter o orçamento familiar em dia e permitir o acesso dos jovens a um ensino de qualidade.

Os alunos das escolas particulares também podem ter aulas de reforço, grupos de estudo, passeios pedagógicos e outras iniciativas que nem sempre são oferecidas na rede pública. Tudo isso contribui para o desenvolvimento e para uma formação eficaz. 

Saiba como encontrar uma escola particular com bolsas de estudo para o seu filho!

Na hora de pesquisar uma escola particular para matricular o seu filho, lembre-se de consultar o site Melhor Escola. No portal, é possível fazer uma busca por cidade e ver as instituições com bolsas de até 80%. 

Na plataforma, os pais também conseguem ver a avaliação de cada colégio, a opinião dos pais e o endereço das escolas. Sem dúvidas, é uma excelente opção para quem deseja proporcionar um ensino eficaz à família sem comprometer o bolso!