Escola pública é ruim?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Encontrar uma escola pública de qualidade é um desafio para muitos pais no Brasil. Infelizmente, os investimentos em educação ainda são precários em diversas cidades brasileiras. Isso acaba afetando negativamente a imagem do ensino público e fortalecendo a ideia de que apenas as escolas particulares têm condições de oferecer um ensino eficaz às crianças. 

Confira:

Nesse contexto, é comum  ver cada vez mais responsáveis em busca de bolsas de estudos ou outras alternativas para manter os alunos na rede privada. No entanto, é importante destacar que, apesar das dificuldades, existem escolas públicas com excelentes profissionais e gestores dispostos a fazer a diferença no desenvolvimento estudantil. 

Como saber se a escola pública é boa ou ruim?

Para saber se uma instituição de ensino é boa e confiável, a dica número um é visitar pessoalmente o local e checar as condições da escola. Os pais devem observar, por exemplo, as condições das salas de aula, a higiene dos banheiros e dos refeitórios, bem como o mobiliário disponível para os alunos. 

Caso você perceba sinais de abandono ou insegurança na escola, repense se vale a pena manter seu filho matriculado na instituição. Outro ponto que deve ser observado são os projetos pedagógicos oferecidos aos alunos, o material didático e as informações gerais sobre os professores. 

Nesse contexto, é importante conversar com outros pais, ouvir a opinião de outros professores e da vizinhança sobre a escola. Além desse olhar crítico, os responsáveis também devem pesquisar os indicadores da escola no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o índice de aprovação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Cabe, ainda, conversar com a direção da escola para saber mais sobre os projetos pedagógicos de destaque da instituição. Os pais devem apurar se o colégio tem iniciativas voltadas para envolver os familiares dos alunos nas ações educacionais.

Quais são os principais problemas da escola pública no Brasil?

Sem dúvidas, a lista de problemas e desafios a serem vencidos no ensino público brasileiro é bem grande. Além da falta de investimentos financeiros, as escolas enfrentam altos índices de reprovação e superlotação das salas de aula. 

Outros problemas comuns na educação brasileira que faz as pessoas pensarem que a escola pública é ruim são:

  • Falta de acesso em novas tecnologias;

  • Pouco envolvimento das famílias com a escola;

  • Altas taxas de abandono de alunos;

  • Desigualdade de ensino entre as escolas públicas e privadas;

  • Baixo rendimento escolar;

  • Falta de interesse e comprometimento dos alunos;

  • Carência de condições financeiras dos alunos;

  • Falta de manutenção na estrutura física das escolas;

  • Falta de materiais didáticos para os alunos

Os desafios para os professores da rede pública

Nas escolas públicas, muitos professores lidam diariamente com a falta de valorização e com os baixos salários. Existem casos de violência no ambiente escolar em que os docentes são vítimas de agressão física ou verbal. Com isso, é natural que os profissionais se sintam cada vez mais sobrecarregados e desmotivados.

Uma pesquisa realizada pela Nova Escola em 2021, com 9557 professores, mostrou que 72% dos entrevistados tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia e precisaram buscar apoio para lidar com casos de ansiedade, depressão ou síndrome do pânico.

“Cuidar da saúde mental dos professores é primordial para que a educação evolua, pois se eles desanimarem, o futuro de todos nós estará comprometido e o mundo ficará muito pior. Esse processo pelo qual estamos passando é inegavelmente transformador. Isso não implica em dizer que ele é bom ou ruim, mas em nos fazer questionar o que podemos tirar disso, sem desrespeitar a dor emocional de cada indivíduo”, considera psicóloga Wendy Segantim, especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental.  

Em outras palavras, podemos afirmar que um dos caminhos para melhorar a qualidade da escola pública é por meio da valorização do trabalho do professor. Os governantes, diretores e toda a sociedade precisam reconhecer a importância do educador e oferecer condições para que ele possa desenvolver seu trabalho com excelência, sempre em prol dos alunos.

Descubra se a escola que você quer é boa ou não

O site Melhor Escola, o maior e mais completo site de buscas de escolas do Brasil, com o objetivo de ajudar os responsáveis que estão procurando uma escola de qualidade para os filhos, criou um sistema de avaliação. Assim, ao entrar no site, você consegue ver a avaliação que outros pais, alunos, ex-alunos e professores deram para a instituição. 

Para isso, basta você entrar no site do Melhor Escola, digitar a sua cidade e ver todas as escolas que foram avaliadas no portal. Além disso, você encontra escolas parceiras que oferecem bolsas de estudos de até 80% de desconto. 

| + Saiba como conseguir bolsas de estudos pelo Melhor Escola