Quais são as séries do ensino infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Seu filho está prestes a entrar em idade escolar e você quer saber mais sobre o tema? É muito comum que mães e pais de primeira viagem não saibam nem quais são as séries do ensino infantil, afinal, as etapas escolares sofreram algumas mudanças há algum tempo.

|+ Faça parte da maior comunidade de mamães do Brasil

O site Melhor Escola preparou este artigo para tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre o ensino infantil. Confira a seguir tudo o que pais ou responsáveis precisam saber:

O que é o ensino infantil?

O ensino infantil é considerado o primeiro contato da criança com o ambiente escolar, sendo de grande relevância para o desenvolvimento de meninas e meninos. Segundo o Ministério da Educação, ele é direcionado para crianças de zero até cinco anos. Mas vale lembrar que ele só é obrigatório para alunos a partir de quatro anos.

Até os três anos de idade, o indicado é que as crianças sejam matriculadas em creches ou escolas com turmas voltadas para essa faixa etária. Já no caso de alunos com quatro ou 5 anos, os pais devem procurar a pré-escola.

Qual é a importância do ensino infantil?

Antes de saber quais são as séries do ensino infantil, é preciso saber a sua importância. Durante a Educação Infantil, a criança é submetida a atividades capazes de desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. As metodologias são acompanhadas por pedagogos e docentes, podendo englobar:

• Atividades lúdicas.

• Brincadeiras em grupo.

• Narração de história.

• Atividades com música e dança.

• Leitura.

• Moldagem em massinha.

• Estímulos sensoriais.

• Entre outras opções.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece que as escolas trabalhem aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais na criança durante a educação infantil. Com isso, elas terão recursos para desenvolver aptidões essenciais para a formação humana.

Geralmente, na educação infantil os professores usam a exploração, a experimentação e as descobertas para tornar o aprendizado mais significativo para os alunos.

Quais são as cinco etapas da Educação Infantil?

A seguir você verá quais são as séries do ensino infantil e quais as características que os seus filhos podem desenvolver em cada etapa. Confira:

Educação Infantil/Berçário: indicada para bebês

No berçário, os pequenos precisam de acompanhamento para realizar os cuidados básicos, como higiene e alimentação. É nesse período que os bebês começam a reconhecer o mundo ao redor, as pessoas e os limites do corpo.

Para estimular os cinco sentidos da criança, a escola geralmente costuma aplicar atividades lúdicas e o conhecimento motor. Cabe aos profissionais e pedagogos cuidar e garantir a segurança dos alunos dentro da instituição

Educação Infantil Grupo 1: indicada para crianças de 1 ano

Nessa fase, o objetivo é promover o desenvolvimento psicológico, intelectual e físico da criança de um ano. Para isso, os professores usam ludicidade, brincadeiras e diferentes exercícios com os pequenos, especialmente aqueles que estimulam a imaginação, os movimentos e a criatividade.

Educação Infantil Grupo 2: indicada para crianças de 2 anos

As crianças do Grupo 2 são incentivadas a desenvolver a autonomia, as capacidades motoras, as habilidades de comunicação e o relacionamento com outras pessoas. As aulas podem conter atividades lúdicas, trabalhos com cores, formatos, texturas e outras opções multidisciplinares para promover o desenvolvimento pleno dos alunos.

Educação Infantil Grupo 3: indicada para crianças de 3 anos

Nesta terceira etapa, as escolas devem oferecer aos estudantes um ambiente alfabetizador por meio de dinâmicas que estimulem a fala e a leitura entre os pequenos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional, criado pelo Ministério da Educação, a partir dessa fase, as atividades do ensino infantil devem contemplar os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

Educação Infantil Grupo 4: indicada para crianças de 4 anos

No grupo 4 da Educação Infantil, os alunos entram na fase de pré-alfabetização (também chamada de pré-escola). Nesse momento, eles começam a ter mais familiaridade com a leitura, letramento, artes, números e atividade de educação física.

Educação Infantil Grupo 5: indicada para crianças de 5 anos

No último grupo da educação infantil, as crianças de 5 anos se preparam para as descobertas do Ensino Fundamental. Nessa fase, os alunos conquistam mais autonomia, sendo capazes de reconhecer as palavras, formar frases, se comunicar e se relacionar melhor com o mundo ao redor.

Veja como o Melhor Escola te ajuda a encontrar escolas do ensino infantil

O Melhor Escola é um site criado para ajudar as famílias na busca e na escolha de uma escola de qualidade. Assim, possuímos as informações mais relevantes a serem analisadas na hora de escolher uma escola. Como por exemplo, a avaliação de outros pais.

Além disso, garantimos bolsas de até 80% de desconto com escolas parceiras do site. Saiba mais sobre como conseguir as bolsas escolares com o site Melhor Escola aqui