Qual melhor idade para colocar uma criança na creche?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

A idade adequada para colocar uma criança na creche pode variar de acordo com as necessidades de cada família ou do desenvolvimento do bebê. 

Geralmente, os pais que procuram uma creche estão em busca de segurança para deixar os filhos enquanto trabalham. Além disso, alguns deles buscam também ampliar as possibilidades de socialização dos pequenos.

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80% de desconto

Segundo especialistas em educação infantil, a creche auxilia no crescimento saudável das crianças porque oferece atividades importantes para as habilidades cognitivas, motoras e emocionais. 

Os pediatras costumam recomendar a idade a partir de 2 anos para matricular uma criança na escolinha. Isso porque é a partir desta fase que ela consegue se comunicar melhor e expressar as emoções. 

Vale lembrar que algumas escolas oferecem a opção de berçário para bebês com idade a partir dos 6 meses. Com o crescimento da mulher no mercado de trabalho, essa opção se tornou a alternativa mais viável para as mães conciliarem a vida pessoal com a profissional. 

Como escolher uma creche para o seu filho? Veja 12 recomendações!

Independentemente da idade da criança, é importante que os pais observem a maturidade emocional dos filhos antes de tomar qualquer decisão relacionada à matrícula na creche. 

Além disso, é fundamental conhecer a infraestrutura do local e a opinião de outros responsáveis com filhos na mesma instituição.

Veja 12 dicas de como escolher uma creche:

  1. Busque referências sobre a instituição na internet, no bairro ou com outros pais.

  2. Visite a instituição pessoalmente para conversar com a equipe e conhecer a infraestrutura dos ambientes.

  3. Verifique as condições de higiene dos espaços, dos banheiros e das salas de aula.

  4. Avalie a metodologia de ensino da creche.

  5. Verifique também as condições de segurança do local.

  6. Veja se a creche conta com espaços ventilados e áreas de recreação. 

  7. Mantenha um diálogo transparente e confiável com a escola.

  8. Converse com a escola sobre o programa de alimentação.

  9. Verifique as políticas da escola relacionadas ao desfralde e ao desmame dos bebês.

  10. Certifique-se que o período de adaptação será de, pelo menos, de três semanas.

  11. Observe se a creche oferece turmas divididas por faixa etária. 

  12. Verifique a quantidade de educadores para cada turma da creche (o ideal é um cuidador para até cinco crianças)

Qual a importância da creche para as crianças?

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, as creches representam oportunidades de crescimento saudável para as crianças, mediante estímulos ao desenvolvimento, ambientes mais seguros, melhor aporte nutricional, melhor cobertura vacinal e promoção à saúde.

Além disso, as escolinhas proporcionam atenção pedagógica especializada e ajudam a promover o acesso dos pequenos à cultura. 

No entanto, para que todos esses benefícios sejam alcançados, é necessário observar os critérios de qualidade das creches ou pré-escolas. 

"Os monitores e professores devem estar preparados para atender as necessidades das crianças, com brincadeiras, canções, desenhos, proporcionando a criação de vínculo, mantendo um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, onde as crianças se sintam protegidas e possam desenvolver suas potencialidades. Além dos cuidados com a criança, é necessário que haja um trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais preparados para atender a essa faixa etária", destaca a SPSP em artigo publicado no site oficial, com o título 'A criança e a creche'. Veja também:

Como Escolher a Melhor Escola da Minha Cidade

Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

O que os pais devem fazer após colocar o filho na creche?

As primeiras semanas da criança na creche são consideradas um período de adaptação, que vai exigir paciência e acolhimento por parte dos pais e professores. 

Nesse sentido, é extremamente importante que os responsáveis observem as mudanças no comportamento dos filhos, especialmente caso percebam sintomas de angústia, medo ou ansiedade. 

A pediatra Cristina Makarenko orienta que é comum as crianças estranharem o novo ambiente, apresentando sono excessivo, choro, falta de apetite ou até agressividade. 

"Nessa fase, a adaptação na creche deve ser feita de forma lenta e gradual, com a ausência dos pais aos poucos ficando maior", explica a especialista em entrevista ao site A Revista da Mulher.

É preciso manter o cuidado, o olhar atento e buscar orientação da equipe pedagógica sempre que necessário.

Veja as escolas da sua cidade com bolsas de estudo para o seu filho!

Se você está à procura de uma escola de qualidade para matricular seu filho, vale a pena consultar o site do Melhor Escola e ver as instituições da sua cidade com bolsas de estudo de até 80% para crianças da educação infantil.